Tendências 2021 para Marketing Digital, E-commerce e Varejo

Publicado em 15 de janeiro de 2021

Já começou seu planejamento de marketing 2021? Aproveite o primeiro mês do ano! Agora é o momento se se preparar para encarar os desafios desse novo período, buscando os melhores resultados no cenário econômico.

Depois de um 2020 cheio de transformações, o ano da pandemia, muitos empreendedores enfrentaram dificuldades e tiveram que se reinventar. Por isso, já identificamos diversas tendências e inovações no varejo brasileiro.

Pensando no cenário econômico e social que nos espera em 2021, reunimos uma lista com as principais tendências de marketing digital, e-commerce e varejo.

Descubra as novidades do mercado para o novo ano. Assim você poderá identificar oportunidades de transformação para o seu modelo de negócio.

[LISTA] 12 tendências para 2021

1 Voice Commerce – Pesquisa por Voz

Com a popularização dos assistentes virtuais como a Alexa, Google Home e muitos outros, se torna cada vez mais comum a busca de produtos e informações por voz. Vale ressaltar também, a expansão de conteúdos de áudio como podcasts, audiolivros e a rede social Clubhouse.

Segundo uma pesquisa realizada entre março e julho desse ano, o uso dos assistentes virtuais por voz cresceu 47% durante a pandemia. O mesmo estudo mostra que 48% dos entrevistados usam esse tipo de tecnologia semanalmente.

Então, o que isso representa para as empresas? Se tornou cada vez mais importante ter o seu site otimizado com termos de pesquisa relevantes para seus serviços e produtos, além de configurar corretamente o Google Meu Negócio.

Além disso, os algoritmos de busca estão cada vez mais capazes de compreender a intenção de busca do usuário mesmo papa pesquisas incompletas, erros de escrita e etc, devido às atualizações de busca semântica.

2 Busca sem Clique 

O Google está aprimorando cada vez mais sua inteligência de pesquisa para oferecer respostas eficientes e rápidas aos usuários. Por isso, recursos como rich snippets, mapa de conhecimento do Google (knowledge graph) e os featured snippets estão de tornando mais comuns. Dessa forma, o usuário pode obter a resposta para sua pergunta ou pesquisa diretamente na página de resultados, sem precisar clicar.

Por isso, ao pensar em resultados de busca orgânica, é importante considerar o impacto em autoridade e relevância do seu site, muito além do tráfego gerado e quantidade de cliques. Afinal, uma impressão na página de resultados pode ser tão valiosa para o usuário quanto um acesso ao site.

Exemplo de Featured Snippet (posição zero)
Exemplo de Featured Snippet (posição zero)
Exemplo de Painel de Conhecimento (Knowledge Graph)
Exemplo de Painel de Conhecimento (Knowledge Graph)
Exemplo de Rich Snippet
Exemplo de Rich Snippet

3 Google Shopping Gratuito, SEO & Anúncio Dinâmico

Anunciado em abril de 2020 para os Estados Unidos, o Google Shopping Gratuito deve passar a valer no Brasil nos próximos meses. Para que os produtos apareçam de forma gratuita no Google Shopping, será preciso criar uma conta no Merchant Center e adicionar o feed de produtos.

Portanto, como o feed de produtos é obtido diretamente do site, se tornou ainda mais importante que seus produtos contenham títulos e descrições relevantes e otimizados para busca. 

Além disso, para Google Ads isso também é relevante. Pois a otimização do seu e-commerce para SEO favorece que seus produtos sejam encontrados por anúncios dinâmicos da rede de pesquisa.

4 Experiências em Tempo Real

Com o isolamento social, as lives e reuniões entre amigos por chamada de vídeo surgiram como uma alternativa de entretenimento e conexão social. E isso chamou a atenção das marcas, que passaram a patrocinar lives de artistas e promover suas próprias transmissões ao vivo.

Além disso, no Instagram e outras redes sociais, criadores de conteúdo utilizaram as lives como um novo formato de criar conexão com o público. Essas experiências em tempo real podem se modificar conforme as transformações de comportamento do público, mas são uma tendência para acompanhar e avaliar se faz sentido dentro da sua estratégia de marketing.

5 Live Shopping Stream

Ainda antes da pandemia, grandes varejistas como a Americanas e o Magazine Luiza criaram a tradição de uma transmissão ao vivo durante a quinta-feira antes da Black Friday, com o objetivo de potencializar as vendas. 

Então, o live shopping stream consiste nessa estratégia, e pode se popularizar como uma tendência em 2021. Algumas empresas como a Schutz e o Shoptime já começaram a apostar estratégia.

Tendência de Pesquisa: Live Shopping – Últimos 12 meses

6 Vendas pelas Redes Sociais (Instagram Shopping)

A possibilidade de integrar o catálogo de produtos de um e-commerce com as redes sociais já existe há algum tempo em plataformas como Facebook, Instagram e outras.

Porém, com a criação do Instagram Shopping, por exemplo, os apps de redes sociais parecem ter uma experiência cada vez mais parecida com a de uma loja.

Portanto, é importante que os seus produtos estejam bem posicionados dentro desses novos canais de vendas.

7 Conteúdo Interativo

Para quem usa frequentemente o Instagram, pode se lembrar de ter respondido algum tipo de enquete recentemente, não é mesmo?

Assim como as lives proporcionam uma interação em tempo real, o conteúdo interativo também é uma tendência para 2021. Além das transmissões ao vivo, existem os recursos interativos dos apps de redes sociais e os conteúdos que permitem a interação do público. Como a interação das pessoas se voltou para as telas, as marcas voltaram a investir em interatividade em suas campanhas.

Essas ações podem ser, por exemplo, um quizz, infográfico, vídeo, espaço para que as pessoas respondam, opinem e até influenciem o resultado de algum conteúdo.

8 UGC (User-Generated Content)

A sigla UGC representa o conteúdo gerado pelo usuário, ou seja, são fotos, vídeos, resenhas e experiências compartilhados por pessoas que utilizam seu serviço ou produto. 

Então, a importância do UGC está relacionada a credibilidade, pois ao fazer uma decisão de compra a experiência de outras pode influenciar diretamente.

Além disso, esse conteúdo pode ser incentivado pela marca ou gerado espontaneamente, e assim ajuda a promover de forma autêntica. 

Por isso, é essencial estar atento às menções da sua empresa em diversos canais ou até mesmo criar uma campanha que estimule os usuários a contarem sua experiência.

9 Presença de Marcas no TikTok & Reels

Se você ainda não se familiarizou com a criação de conteúdo no TikTok e no Reels, entenda as diferenças e semelhanças desses canais. E com o aumento de usuários presentes nesses canais, o interesse das marcas se volta para essa oportunidade.

Segundo a pesquisa da Social Media Week (imagem abaixo) é nítido que existe um interesse de apostar no Tiktok como um novo canal de vendas. Além disso, o Global Web Index mostrou que os usuários estão interessados em conteúdos variados, muito além da dancinha.

novas apostas de canais de marketing
novas formas de usar o tiktok

Fonte: Conteúdo Informativo do Instagram @rkiso – Rafael Kiso

Em relação ao reels, por estar incluso nos recursos do Instagram, pode não carregar as mesmas características do conteúdo da rede social vizinha.

De qualquer forma, podemos entender que é uma tendência para 2021 ficar de olho em como produtos e serviços estão sendo promovidos dentro desses canais.

10 Micro & Nano influenciadores

Segundo uma pesquisa realizada pela Markerly, o engajamento nas contas de influenciadores entre 1.000 e 10.000 seguidores é maior que em contas com outras faixas de seguidores.

Isso mostra o quanto o nível de interação e até mesmo de credibilidade e confiança pode ser mais acentuado com micro e nano influenciadores, que tem um alcance relevante dentro do seu nicho e dos assuntos que abordam.

11 Responsabilidade Social & Ambiental

Um estudo do Facebook “Industry Micro-shifts” realizado em 2020 mostrou que 59% das pessoas dariam preferência a empresas que tiveram uma atuação social durante a crise. Além disso, um estudo da Nielsen mostrou que 42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente. O Mercado Livre também divulgou um relatório sobre o crescimento do consumo sustentável, registrando um aumento de 55% de compradores na categoria de produtos sustentáveis.

Por isso, com os consumidores mais conscientes dos ingredientes que compõem os produtos, dos processos de produção e preocupados com o impacto de seu consumo, a responsabilidade ambiental e social das empresas é uma tendência para 2021 e provavelmente para os anos seguintes.

12 Novas Formas de Pagamento Instantâneo

As novas formas de pagamento são, sem dúvida, uma tendência para 2021. Com o surgimento do Pix, ficou mais fácil, rápido e gratuito efetuar pagamentos e transferências.

Além disso, o uso de pagamentos pelo celular, por aplicativos e links de pagamento estão se tornando mais comuns. Você já deve ter ouvido falar de pelo menos um desses meios: Paypal, Picpay, Apple Pay, entre outros.

Por causa disso, algumas lojas começaram a oferecer o Pix como forma de pagamento. A vantagem é o pagamento instantâneo e uma alternativa para que os consumidores que não utilizam cartão de crédito possam agilizar a aprovação de seu pedido.

Além dessas tendências 2021 para marketing digital, varejo e e-commerce, vale a pena citar outros assuntos que uma empresa inovadora precisa conhecer:

  • Inteligência Artifical & Machine Learning
  • Agile Marketing: planejamento flexível com respostas rápidas
  • Experiência de compra on-off e multicanal
  • Experiência hiperpersonalizada com base nos hábitos de consumo do cliente
  • Serviços/Produtos por assinatura

Afinal, com o consumidor cada vez mais exigente e o mercado em constante mudança, uma empresa de sucesso precisa conhecer formas inovadoras de promover seus produtos e serviços, conquistando esses clientes.

Então, se você quer acelerar o crescimento da sua empresa nesse ano, temos uma proposta interessante para você. Conheça os planos e soluções que a Eficaz Marketing pode te oferecer:

Mercado
Por: Redação Eficaz | Isadora Souza
Publicado em 15 de janeiro de 2021

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp