Por: admucom | 01/07/2022

Performance

08 min de leitura

utm google analytics

Você sabe o que são as tags UTM do Google Analytics? Elas permitem que você crie URLs personalizadas e rastreie o tráfego convertido através dos cliques em seus links.

Dessa forma, você consegue coletar dados de direcionamento de campanhas e preparar estratégias com base no que está dando certo, ou seja, aqueles links e campanhas que estão gerando mais tráfego.

Você pode usar UTMs para rastrear redes sociais, e-mail, anúncios e qualquer outra URL que leve até o seu site. Esse tipo de tag é muito útil para qualquer E-commerce, pois permite reconhecer aqueles canais que mais levam os clientes até sua loja.

Se você quiser entender mais sobre o UTM Google Analytics, quais são os parâmetros que você pode analisar e como ele funciona, não deixe de ler até o final!

Se você ainda não está familiarizado com o Google Analytics, não deixe de conferir nosso Guia para Iniciantes.

O que são UTM?

UTM é sigla para Urchin Tracking Module, ou Módulo de Rastreamento Urchin em português. Como falamos, elas servem para rastrear o tráfego direcionado para o seu site.

Ou seja, se você tem diversos anúncios em redes sociais, links em emails e links compartilhados, pode adicionar a tag UTM nas URLs que levam até o seu E-commerce. Assim, você ficará sabendo, qual deles está sendo mais efetivo em levar clientes em potencial para sua loja. 

Veja a seguir, um exemplo de como ficaria a URL do seu site com a tag UTM do Google Analytics. 

https://www.example.com/?utm_source=adsite&utm_medium=origem&utm_campaign=campanhadoanuncio&utm_term=palavra-chavedoanuncio” 

A parte onde aparece escrito “example” é onde encontramos o domínio do site. O que vem após a “/” são os parâmetros analisados. No próximo tópico vamos falar o que é cada um dos parâmetros, por enquanto, basta saber que eles variam conforme o que está sendo analisado.

Tipos de parâmetros UTM do Google Analytics

Agora que já está familiarizado com a forma da URL, vamos nos aprofundar mais nos parâmetros, como eles são e o que cada um deles analisa.

 utm google analytics

Fonte

A identificação da fonte, source, que está enviando o tráfego é representada pelo fragmento “utm_source”. Ela mostra de onde aqueles usuários estão chegando. Alguns exemplos podem ser, o Google, o Twitter, anúncios ou qualquer outro site e rede social.

Mídia

A mídia de publicidade mostra qual é o formato da sua campanha, ela aparece da seguinte maneira na URL: “utm_medium”. Você pode estar usando UTM em banners, CPC, redes sociais orgânicas, etc.

Campanha

Depois, temos a identificação da campanha, o slogan ou código do produto, o que você quiser utilizar para dar nome a campanha. Ela aparece no seguinte formato, “utm_campaign”.

Termo

Aqui, você usa para mostrar qual é a palavra-chave da pesquisa paga. Ou seja, quais são os termos que serão responsáveis por mostrar seu anúncio para os clientes. A parte da URL que representa o termo é “utm_term”.

Conteúdo

O fragmento “utm_content” é usado para identificar o conteúdo daquela campanha. Assim, você consegue anunciar conteúdos semelhantes ou usar mais de um link para o mesmo anúncio e conseguir diferenciar cada um deles. Dessa forma, identificar quais são os mais acessados.

Como criar UTM do Google Analytics

Para criar a sua URL personalizada com UTM do Google Analytics, você pode usar alguns sites que fazem isso de maneira automática.

O site mais comum e recomendado é o Campaign URL Builder, com ele você consegue construir sua URL personalizada com facilidade, apenas preenchendo os espaços com as informações necessárias.

 utm google analytics

Como ver suas análises

Com suas URLs personalizadas criadas, elas já começarão a ser monitoradas. Para ter acesso aos dados, analises e gráficos sobre o seu tráfego, é necessário importar seus links para o Google Analytics.

Alguns programas permitem que você organize todos os seus links e depois importe no Google Ads de maneira rápida e fácil. Alguns dos principais nomes do mercado são MailChimp e Buffer.

Conclusão

Usar as tags UTM do Google Analytics pode trazer diversos benefícios para o seu E-commerce. As informações disponíveis permitem que você tome conhecimento daquilo que está dando certo e aquilo que está dando errado no seu site e nos seus anúncios.

Então, não perca tempo e coloque a mão na massa. Use o gerador de URL e comece hoje, mesmo a receber insights sobre os seus links. 

Para mais informações sobre o Google Analytics, não deixe de conferir nosso artigo com as mudanças na nova versão Ga4.

notfound

Tags

  • e-commerce
  • marketing digital
  • Google Analytics

Escrito por: admucom

Publicado em 01 de julho de 2022

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO