Por: admucom | 29/04/2022

Performance

08 min de leitura

ga4

O GA4 é a nova versão do Google Analytics, ferramenta gratuita do Google que permite monitorar seu site e o comportamento dos visitantes.

A versão GA4 foi lançada em 2020, substituindo a versão anterior – chamada Universal Analytics -, lançada em 2013. Na época de seu lançamento, o Google Analytics 4 foi nomeado como Google Analytics App + Web.

O GA4 foi criado para os usuários monitorarem sites e aplicativos de uma maneira fácil e no mesmo lugar. Ele permite que você faça análise das duas plataformas e compare seus resultados.

Nesse artigo, vamos abordar as principais diferenças entre as versões Universal Analytics e GA4.

Eventos

A principal mudança no novo Google Analytics é a implementação dos eventos. Até a versão Universal, existia a função hit. Esse recurso era dividido em visualização de página, evento, social, transação, velocidade do usuário, exceção, visualização no app.

ga4

Agora, todos são categorizados como Evento. Os eventos representam uma diferença significativa, já que eles eliminaram as categorias, ações e rótulos presentes na versão anterior. 

Para configurar um evento, usamos os Parâmetros, eles são os responsáveis por definir quando um evento ocorre, onde ele ocorre e o que acontece quando ocorre. 

Novos Relatórios

Outra diferença é o aumento no número de relatórios apresentados pelo Google Analytics 4. A versão anterior do Analytics, possuía diversas limitações em relação a dispositivos e plataformas.

Agora, essas limitações foram corrigidas, e os relatórios se tornaram mais completas e ilimitadas. 

ga4

Machine Learning

Um dos atrativos do novo Analytics, o GA4, é o aprendizado de máquinas. Ela ajuda a ferramenta a identificar tendencias e apresentar informações que podem ser úteis e relevantes para o seu negócio.

O GA4 alerta sobre anomalias que acontecem no seu site. Por exemplo, se você recebe, em média, 1.000 visualizações diariamente no site e de repente, recebe 10 mil visitas, isso é uma anomalia.

Além disso, ele pode identificar padrões de comportamento dos sues visitantes e você pode usá-los como público-alvo para suas campanhas.

BigQuery

O BigQuery é a plataforma de armazenamento de dados em nuvem do Google. A nova versão do Google Analytics, permite que você vincule sua conta do BigQuery. 

Dessa forma, você pode acessar os dados brutos do seu site ou aplicativo, usando ferramentas de SQL e bancos de dados.

novo google analytics

Mudar para o GA4

Se você já utilizava o Universal Analytics e gostaria de importar seus dados, infelizmente, isso não é possível.

Você precisará adicionar novamente as tags e realizar novos monitoramentos, mas ainda é possível usar algumas implementações anteriores, como, por exemplo, o dataLayer do Google Tag Manager.

Conclusão

Essas são apenas algumas das diferenças entre o Universal Analytics e o Google Analytics 4. A nova versão possui interface mais amigável para usuários e os recursos melhoraram a qualidade do produto e das análises.

Além disso, ele está recebendo atualizações constantemente e novos recursos diferentes estão aparecendo, o que vai aumentar a qualidade e as possibilidades do Google Analytics.

Você ainda consegue usar as duas versões, elas podem se complementar e trazer mais resultados para suas análises.

Caso queira aprender mais sobre o GA4, leia nosso Guia para Iniciantes do Google Analytics. Você ficará por dentro dos principais recursos da plataforma.

Conheça outras ferramentas úteis do Google que podem melhorar o desempenho do seu negócio como o Google Meu Negócio, o Google Ads, e o Google Shopping.

notfound

Tags

  • e-commerce
  • marketing digital
  • Google Analytics

Escrito por: admucom

Publicado em 29 de abril de 2022

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO