Por: admucom | 28/02/2020

Performance

08 min de leitura

navegabilidade

 

Frente ao aumento no número de páginas de navegação, para que o seu site ganhe destaque, algumas ações devem ser tomadas.

A usabilidade e navegabilidade do site dizem respeito à experiência do usuário durante a navegação em uma página. Para ter destaque e se tornar referência, é preciso que todos os elementos do site se relacionem de forma coerente.

Vejamos o conceito de usabilidade e navegabilidade e como eles podem melhorar a opinião dos usuários sobre o seu site.

Usabilidade de um site

A usabilidade consiste em facilitar a realização de ações dentro do seu site através de diversos aspectos. Quando a usabilidade é boa, um visitante encontrará o que deseja sem dificuldades e fará proveito do seu conteúdo com mais comodidade.

Conheça alguns aspectos que influenciam na usabilidade de um site:

  • Acessibilidade: como mencionado no nosso artigo “Sites Brasileiros”, menos de 1% dos sites do país são otimizados para o acesso de deficientes. Isso ocorre devido ao alto número de pessoas desinformadas sobre a importância da usabilidade de um site e despreocupadas acerca de questões sociais.

Um site com acessibilidade facilita para deficientes o consumo dos seus conteúdos, de forma que eles não necessitarão fazer grande esforço para absorvê-lo.

  • Padronização: Ter um site com layout padronizado influencia na facilidade do usuário de realizar ações.

Por exemplo, se na sua home a barra de pesquisas se localiza na parte superior direita, em todas as outras páginas ela deve ser encontrada no mesmo lugar. Dessa forma, o usuário não se sentirá perdido ao buscar pela barra de pesquisa.

Isso vale para todos os elementos do seu site, não apenas a barra de pesquisa.

  • Velocidade de navegação: Quanto mais tempo uma página leva para carregar, mais propenso a voltar para os buscadores o usuário se torna. Principalmente quando o site é acessado por dispositivos móveis, fica claro que um visitante não deseja gastar todo o seu pacote de dados com uma página do seu site.

Além disso, um site com alta velocidade de carregamento tem maiores chances de obter uma posição superior nos buscadores.

  • Navegabilidade: A navegabilidade de um site tem relação direta com a facilidade do usuário em encontrar as informações requeridas em suas páginas. A navegabilidade de um site é um dos principais aspectos que interferem na usabilidade.

Veja abaixo mais informações importantes sobre a navegabilidade.

Navegabilidade de um site

Como citado, a navegabilidade de um site é o desempenho do usuário ao buscar informações dentro de uma página. Ela organiza as informações disponíveis para que o visitante navegue de forma intuitiva e saiba de onde ele veio, como voltar e qual passo dar a seguir.

A navegabilidade pode ser desmembrada em alguns elementos, os quais veremos agora:

  • Divisão de categorias: Encontre os temas relacionados do seu site e agrupe-os em categorias e subcategorias. Dessa forma, além deles não ficarem espalhados pelo seu site, o usuário poderá encontrá-los com mais facilidade.
  • Campo de pesquisa visível: Possuir um campo de pesquisa no seu site é indispensável para que o visitante localize um conteúdo com facilidade. Mas não manter esse campo com fácil visualização faz o seu esforço de criação ser em vão.

Mantenha o campo de pesquisa do seu site em um lugar visível e que os usuários encontrem com facilidade.

  • Links com boa identificação: Certifique-se de que os seus links podem ser identificados com facilidade. Destaque-os com cores diferentes do seu título e texto corrigido e evite variar a cor dos links entre si. Fazendo isso, os visitantes do seu site reconhecerão que aquele trecho corresponde a um ícone e serão mais propensos a clicar.
  • Menu de navegação organizado: Antes de tudo, tenha apenas um menu de navegação no seu site e certifique-se de que ele agrupa todas as suas categorias. Depois disso, veja se o seu menu está disponível em todas as páginas do seu site.

Ter um menu de navegação organizado e presente em todas as partes do seu site é indispensável para que os usuários possam acessar qualquer categoria independentemente da página em que ele se localiza. Esse é um dos fatores mais importantes para a navegabilidade de um site.

  • Poucos cliques: Coloque as informações mais relevantes a poucos passos do usuário. Quanto mais cliques o seu visitante precisar fazer até chegar em determinado conteúdo, pior está a navegabilidade do seu site.

Melhore a experiência de navegação dos usuários no seu site com as nossas dicas sobre usabilidade e navegabilidade de um site. Melhorar esses aspectos, é melhorar também a sua taxa de conversão e acessos ao seu site.

Para mais dicas sobre sites, leia mais artigos no nosso blog.

notfound

Tags

  • experiencia do usuário
  • navegabilidade e usabilidade de um site
  • usabilidade de um site
  • usabilidade e navegabilidade
  • usabilidade
  • navegabilidade

Escrito por: admucom

Publicado em 28 de fevereiro de 2020

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO