Como Funciona O WhatsApp Business? Conheça os recursos da versão comercial

Publicado em 19 de março de 2021

Já faz um bom tempo que o WhatsApp Business é utilizado por empresas como canal de contato com os clientes. Como consequência do isolamento social e do fechamento do comércio no ano 2020, o contato com os clientes por esse aplicativo de mensagens se tornou ainda mais comum.

Uma pesquisa feita com mais de 300 empresas apontou o WhatsApp como o canal preferido, com 71% dos entrevistados considerando essencial durante o processo de venda. Assim nós percebemos o quanto esse aplicativo impacta o dia a dia dos empreendedores.

Por isso é essencial que as empresas entendam como funciona o WhatsApp Business para garantir um atendimento rápido e eficaz para o cliente, obtendo máximo que essa ferramenta tem a oferecer.

O WhatsApp Business existe desde janeiro de 2018, e durante esse tempo algumas atualizações foram lançadas. Por isso, criamos um artigo completo para que você possa entender o que é WhatsApp Business, como funciona e quais recursos podem ser úteis para promover o seu negócio nessa ferramenta, além do atendimento aos clientes.

Comece a usar o WhatsApp Business 

Se você ainda não usa o WhatsApp comercial na sua empresa, hoje você vai aprender o passo a passo completo de como instalar o aplicativo ou migrar da versão comum para versão Business. 

Para que serve o WhatsApp Business?

A versão empresarial do WhatsApp foi desenvolvida para atender as principais necessidades das pequenas e médias empresas. Com esse aplicativo de mensagens, fica mais fácil a comunicação com os clientes e a exibição de produtos ou serviços oferecidos. Além disso, é possível responder às dúvidas do cliente enquanto eles fazem compras.

Com os recursos avançados da API do WhatsApp Business, também é possível oferecer atendimento e enviar notificações aos clientes.

Como funciona o whatsapp business

Whatsapp Business é pago?

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito! Por isso, você pode usufruir dessa ferramenta para oferecer um atendimento cada vez mais rápido ao cliente, sem pagar nada mais por isso.

Como criar o perfil e configurar WhatsApp Business

Em apenas 5 passos, você consegue criar um perfil no WhatsApp Business e começar a interagir com os clientes:

1. Baixe o WhatsApp Business gratuitamente na Google Play Store ou na App Store da Apple e abra o aplicativo no seu celular;

2. Leia os Termos de Serviço e toque em CONCORDAR E CONTINUAR para aceitá-los;

3. Insira seu número, toque em AVANÇAR ou OK e, em seguida, em OK para receber o código de confirmação de seis dígitos por SMS ou ligação. Para concluir, insira o código de seis dígitos;

4. Defina a permissão para que o aplicativo acesse contatos, fotos e arquivos no seu smartphone;

5. Configure o perfil comercial: insira o nome da empresa, defina uma categoria e adicione uma foto de perfil, além de outras informações importantes.

Veja também o passo a passo de configuração no vídeo oficial do WhatsApp Business:

Agora seu perfil de WhatsApp comercial está pronto para iniciar uma conversa!

Como migrar do WhatsApp comum para a versão empresarial

Quando um número de celular já estiver sendo usado na versão padrão o WhatsApp, o app informa e sugere que você faça a migração daquele número. Se for essa a sua intenção, basta baixar o aplicativo normalmente, entrar, aceitar a sugestão e continuar,

Em seguida, o WhatsApp vai restaurar o backup com histórico de conversas daquele número, deixando o nome do aplicativo como WA Business. Se você quiser, pode ter ambos os aplicativos, WhatsApp Business e WhatsApp Messenger em um mesmo aparelho de celular. No entanto, cada aplicativo deve ter um número diferente designado.

Whatsapp business: como funciona? Conheça os recursos

Para entender como funciona o WhatsApp Business, descubra os principais recursos que não estão disponíveis na versão comum do aplicativo:

  • Perfil Comercial: adicione o nome da sua empresa, telefone, endereço, horário de atendimento, e site;
  • Respostas rápidas & Mensagens automáticas: crie atalhos para responder os clientes mais rapidamente e configure mensagens automatizadas;
  • Catálogo: apresente seus produtos e serviços aos clientes.
recursos do whatsapp business

Dessa forma fica claro que um vendedor, loja ou prestador de serviço precisa aproveitar a versão Business para facilitar seu dia a dia.

Ferramentas disponíveis no WhatsApp Comercial

Entenda como funciona cada um dos recursos da versão empresarial do WhatsApp.

WhatsApp Businnes Web

Assim como o WhatsApp Messenger, você pode acessar pelo computador através do link https://web.whatsapp.com/. Acesse o aplicativo, clique nos 3 pontinhos do canto superior direito e em “WhatsApp Web” para conectar pelo QR Code.

WhatsApp Business Telefone Fixo

Mais uma vantagem é que a versão comercial pode ser vinculada a um telefone fixo. Ainda que aplicativo precise de um smartphone compatível, o número vinculado pode ser um telefone móvel ou fixo.

Função Catálogo

Essa função permite cadastrar os produtos e serviços que você oferece em um catálogo, para que o cliente acesse e conheça o que sua empresa tem a oferecer. No catálogo voc6e pode adicionar uma foto, nome, descrição e preço. A seguir, temos um vídeo explicando como usar o catálogo do WhatsApp Business.

Link Curto

Compartilhe um link curto (gerado automaticamente) com os clientes para que eles possam acessar iniciar uma conversa com você no WhatsApp Business através de outras plataformas.

Ferramentas de mensagem 

Utilize as ferramentas de mensagem para otimizar os processos de atendimento aos clientes, automatizando algumas mensagens e deixando respostas rápidas.

ferramentas comerciais de mensagens do Whatsapp
  • Mensagem de Saudação: toda nova conversa iniciada poderá receber uma mensagem automática de apresentação;
  • Mensagem de Ausência: mantenha os clientes informados  do prazo para retorno, no caso de mensagens enviadas fora do horário de atendimento;
  • Respostas Rápidas: crie atalhos para respostas a perguntas que você recebe com frequência. Assim, você só precisa digitar o atalho e selecionar a mensagem, sem precisar escrever tudo de novo.

Etiquetas

Utilize as etiquetas para organizar conversas de clientes por categorias, por exemplo, como “Novos clientes” ou “Pagamento pendente”.

Boas Práticas do WhatsApp Business

Para acertar no bom uso dessa ferramenta, vale a pena conhecer as práticas recomendadas:

  • Sempre obter a permissão para enviar mensagens;
  • Apesar de usar algumas mensagens automatizadas, manter um atendimento ágil, cordial e humanizado pode melhorar a satisfação do cliente;
  • Ao enviar mensagens para vários clientes, utilize sempre as listas de transmissão ao invés de criar grupos;
  • Aposte em uma linguagem mais próxima do cliente e menos formal, respeitando claro os limites de uma interação de cliente e empresa, mantendo a educação;
  • Utilize o status do WhatsApp de forma estratégica para divulgar promoções!

Aproveite e confira nosso conteúdo com dicas de como vender pelo WhatsApp Business!

 O que não fazer no WhatsApp Empresarial

  • Cuidado com a frequência do envio de mensagens para não se tornar o novo spam! Evite enviar uma mensagem atrás da outra, dando tempo para que o cliente possa retornar. Se o seu contato for incômodo para o cliente, ele ainda pode te bloquear;
  • Fique atento as diretrizes de uso do WhatsApp para não ser reportado por uso indevido da ferramenta;
  • Cuidado com o compartilhamento de informações por áudio, prezando sempre pela objetividade e clareza.

Agora você já sabe como funciona o WhatsApp Business, comece a usar esses recursos a seu favor.

Afinal, sabemos que oferecer atendimento eficiente impacta muito a experiência de compra e pode conquistar ou afastar os clientes.

Publicidade
Por: Redação Eficaz | Isadora Souza
Publicado em 19 de março de 2021

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp