Por: admucom | 14/02/2019

E-Commerce

08 min de leitura

Datas comemorativas podem se transformar em excelentes ferramentas de venda. No e-commerce, algumas datas são responsáveis por quase 50% ou mais do faturamento anual total. Isso acontece, por exemplo, com a Black Friday (uma data inteiramente dedicada às vendas) e o recém-chegado Dia do Consumidor, comemorado no Brasil no dia 15 de março.

Apesar de algumas datas impulsionarem vendas de setores específicos (como o Dia das Crianças e o Dia das Mães), o Dia do Consumidor chegou para alavancar todo o comércio nesse período de baixas taxas de faturamento. Afinal, o brasileiro tende a focar nas despesas extras do começo do ano, como material escolar, matrículas e pagamento de impostos.

Pesquisas online comprovam o crescimento do Dia do Consumidor:

resultados de pesquisas sobre o dia do consumidor - webshoppers

 

dados do google sobre o dia do consumidor

Preparar o seu e-commerce para essa data com números que aumentam a cada ano é fundamental para garantir estabilidade orçamentária nesse período de vacas magras.

Confira algumas estratégias que podem alavancar a sua loja no Dia do Consumidor:

  • Estude preços dos seus concorrentes e quais vantagens estão chamando atenção do seu público específico.
  • Certifique que o seu estoque conseguirá atender à demanda das promoções. Tem um estoque grande? Não aposte somente no “Dia do Consumidor”, mas na semana, quinzena ou até mesmo no “Mês do Consumidor”. Lembre-se: essa é uma grande oportunidade para desapegar dos produtos encalhados e liberar espaço para novidades.
  • Ofereça vantagens que farão os olhos dos seus clientes brilharem! Ou seja, cupons de descontos, fretes grátis, promoções “leve 2 pague 1, entre outros. Além disso, os programas de pontos e brindes exclusivos são ótimos exemplos de como encantar o cliente.
  • Comece a divulgação de vantagens com antecedência! Faça contagens regressivas, crie expectativa, libere aos poucos quais promoções estarão vigentes no Dia do Consumidor, publique teasers de produtos; tudo o que instigar o seu cliente a ficar curioso pelas promoções tá valendo!
  • Considerando o crescimento do m-commerce, o comércio eletrônico feito exclusivamente pelo celular, certifique-se que a versão mobile do seu site esteja tão operacional quanto a do desktop. Já fizemos um post com 8 dicas para melhorar a conversão no mobile: confira clicando aqui.
  • Trabalhe com campanhas de remarketing e volte a exibir seus produtos para clientes que visitaram a sua loja. Essa estratégia acompanha o cliente durante toda a jornada, independente de qual mídia ele utiliza. Por isso, gera o reconhecimento da marca até a conversão final. Uma estratégia eficaz, por exemplo, é utilizar o remarketing antes do Dia do Consumidor. Dessa forma, apresente condições especiais para produtos que os usuários já haviam consultado.
  • Não pense apenas no momento da compra. Continue oferecendo vantagens para quem já comprou com você e fidelize a clientela! Clientes fidelizados ativam a melhor estratégia: marketing boca a boca. Eles se transformam em advogados da sua marca e aumentam o Lifetime Value (alguém que investe R$ 100 por mês durante alguns anos é mais rentável que um que gasta R$ 2.000 de uma única vez. Entendeu o conceito?).
  • Recompense quem já comprou com brindes, descontos para compras futuras e faça com que ele tenha uma ótima experiência de compra logo de cara: na entrega, melhorando o unboxing experience.

É importante lembrar que, assim como na Black Friday, sua loja compete com descontos mirabolantes de várias outras lojas do segmento. Comece o planejamento com pelo menos um mês de antecedência para que, quando o Dia do Consumidor chegar, sua loja esteja preparada para vender.

Quer uma ajuda? Temos um time de especialistas afiados no assunto e prontos para te ajudar na melhor estratégia para o seu negócio. Fale com a gente pela nossa página de contato.

Confira também o post mais recente que fizemos sobre o Dia do Consumidor.

Escrito por: admucom

Publicado em 14 de fevereiro de 2019

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO