Campanha De Dia Das Crianças: Insights Valiosos, Dados do Mercado + 14 Dicas

Publicado em 25 de setembro de 2020

As buscas pelo dia das crianças começam por volta de duas semanas antes da data. Por isso, o planejamento antecipado pode fazer toda a diferença no sucesso da sua campanha de Dia das Crianças.

Pensando em ajudar você e a sua empresa a obter o melhor aproveitamento dessa data, preparamos esse post rico em dicas e insights para o Dia das Crianças 2020. Essas informações têm como base dados de mercado e pesquisas que mostram como está a expectativa dos clientes para essa data.

Quais são as expectativas dos consumidores para o Dia das Crianças 2020?

No comparativo de 2019 com 2018, o faturamento do Dia das Crianças no e-commerce segue em crescimento:

  • O volume de pedidos cresceu 26%;
  • O faturamento aumentou em 24%.

Fonte: Ebit/Nielsen, 2019. 1) Em relação ao Dia das Crianças em 2018.

Segundo a pesquisa Webshoppers 42 pela Ebit | Nielsen, o e-commerce teve 47% de crescimento, se compararmos o primeiro semestre de 2019 com 2020. Isso mostra que as expectativas de vendas online são altas, e podemos aproveitar esse crescimento para criar uma campanha de Dia das Crianças de sucesso.

Entretanto, será que a pandemia não vai afetar a intenção de compra dos consumidores?

Segundo um estudo do Facebook IQ sobre o Dia das Crianças, veja o que a maioria das pessoas espera, considerando o impacto da Covid-19:

  • 43% acreditam que as lojas e sites oferecem bons descontos na data;
  • 41% farão compras de menor valor para economizar;
  • 46% acreditam que a importância do Dia das Crianças aumentou com o distanciamento social.
como os consumidores pretendem gastar no dia das crianças


O que as pessoas pretendem comprar no dia das crianças?

Esse mesmo estudo do Facebook mostra que mais da metade dos entrevistados pretende comprar aquilo que a criança gostaria de ganhar. E os brinquedos, roupas e acessórios saem na frente como produtos preferidos para presentear.

Mesmo assim, 48% das pessoas afirmaram que os preços baixos e promoções também influenciam na hora de decidir sobre a compra do presente de dia das crianças.

o que os consumidores pretendem comprar Dia das Crianças

Com todos esses dados em mente, criamos uma lista com 14 dicas para sua campanha de Dia das Crianças. Confira a seguir as principais tendências e estratégias de marketing para colocar em prática nessa data.


14 dicas para sua campanha Dia das Crianças 2020

Com base nos dados fornecidos pelo Facebook IG na pesquisa Seasonal Insights para o Dia das Crianças, veja o que aprendemos e podemos colocar em prática nessa campanha.

1. Supere seus concorrentes com boas promoções

Como você pode ver na imagem acima, os preços e promoções são fatores importantes para a decisão de qual presente comprar. Por isso, vale a pena buscar oferecer uma vantagem de desconto ou condições especiais de frete para atrair os clientes a comprar na sua loja.


2. Otimize suas páginas para mecanismos de busca!

  • 38% das pessoas consideram as ferramentas de busca um canal de descoberta, e 45% utilizam como fonte de informação sobre produtos.

Se o conteúdo de suas páginas estiver otimizado com as palavras-chave mais relevantes do segmento, sua empresa pode ser encontrada pelos consumidores interessados em saber mais sobre o seu produto e compra-lo.


3. Prepare-se para oferecer uma excelente experiência móvel

  • 61% dos clientes entrevistados gostariam de realizar as compras de Dia das Crianças somente pelo celular.

Por isso é importante verificar como é experiência de compra mobile no site e aplicar mudanças que facilitam o processo de fechamento de pedido e pagamento.


4. Disponibilize atendimento por aplicativos de mensagem

  • 65% acreditam que trocar mensagens instantâneas com as marcas e lojas facilita o processo de compra no Dia das Crianças;
  • 35% usaram apps de mensagens para solicitar informações sobre um produto diretamente com a loja ou vendedor.

Dessa forma você poderá auxiliar os clientes antes, durante e depois da compra, garantindo a praticidade e o atendimento com excelência que eles esperam.


5. Crie conteúdo nas redes sociais sobre os seus principais produtos

  • 43% das pessoas usam as plataformas de redes sociais nessas datas para pesquisar produtos para comprar;
  • 62% dos consumidores consideram os apps Facebook/Instagram como um canal descoberta e 51% usam como fonte de informação sobre produtos;
  • Para obter ajuda na decisão de compra, 64% visitaram páginas de lojas no Facebook e 46% utilizam páginas do Instagram.

Os clientes consideram que os apps de redes sociais como o Facebook e o Instagram são fontes de informação e inspiração para compras dos Dia das Crianças.

Por esse motivo é muito importante que o seu conteúdo possa suprir as necessidades do público presente nas redes sociais. Além de simplesmente divulgar e vender, crie postagens que informam, dão dicas e transmitem a credibilidade da sua marca.

Confira também nossas dicas de como otimizar suas redes sociais e melhore seus resultados nesse canal.


6. Invista em anúncios nas redes sociais e alcance um público qualificado

  • 74% dos consumidores acreditam que as plataformas do Facebook/Instagram ajudam nas compras de Dia das Crianças.

Ao investir em campanhas e posts patrocinados nas redes sociais, sua empresa pode alcançar mais pessoas, atingir um público-alvo qualificado e fortalecer os resultados de conversões durante a temporada do Dia das Crianças.


7. Busque soluções que facilitam o processo de compra

Considerando o contexto de pandemia e distanciamento social, muitos consumidores procuram por maneiras mais práticas e seguras de comprar. Descubra como você pode criar vantagens para seus clientes oferecendo mais comodidade durante a compra e entrega dos pedidos.

consumidores buscam mais conveniência no dia das crianças


8. Invista em links patrocinados e campanhas de mídia paga

Como os clientes utilizam os mecanismos de busca para encontrar presentes de Dia das Crianças, vale a pena investir em links patrocinados no Google Ads.

Afinal, essa é uma estratégia que atinge o consumidor no momento mais importante da jornada, o momento da decisão de compra.


9. Crie ofertas personalizadas de acordo com os interesses do seu cliente

  • 47% dos entrevistados disponibilizariam seus dados pessoais para receber ofertas mais personalizadas no Dia das Crianças.

Então essa é uma oportunidade de criar ofertas por e-mail marketing ou pelo whatsapp que estejam de acordo com os interesses do cliente.


10. Remarketing é essencial: use a inteligência das ferramentas de mídia paga

Invesitr em campanhas de remarketing pode aumentar suas conversões, pois exibe anúncios dinâmicos e personalizados para o perfil de cada cliente:

  • 59% dos consumidores gostariam de receber ofertas personalizadas para compras do Dia das Crianças.


11. Aposte no compre junto para aumentar seu ticket médio

Pensando nas pessoas que tem mais de um filho, ou vários sobrinhos e afilhados, veja quais conjuntos e kits de produtos você pode ofertar com desconto. Assim, você incentiva o cliente a comprar mais na sua loja.


12. Destaque suas ofertas em banners e vitrines personalizadas

Depois de investir em estratégias que levam tráfego para o site, o cliente precisa ver logo na primeira página quais são suas promoções e produtos em destaque para o Dia das Crianças. Por isso é tão importante ter investir em banners para sua loja.


13. Mostre que sua marca tem responsabilidade social

O cliente de hoje está cada vez mais atento em como as empresas se comportam em relação a preservação do meio ambiente, o bem–estar da sociedade e a ética. Por isso, transmita na sua comunicação os valores da sua marca e considere a possibilidade apoiar uma causa nessa data.

os consumidores estão mais atentos às ações das marcas no dia das crianças


14. Nostalgia, leveza e diversão: crie uma comunicação que toca os sentimentos das pessoas

Há muitos anos as pessoas trocam suas fotos de perfil para uma imagem de quando eram crianças no período próximo do Dia das Crianças. Com isso, podemos perceber que é uma data que evoca sentimentos de nostalgia e lembranças da infância.  

Na hora de planejar sua comunicação, leve em consideração o lado nostálgico, divertido e doce da infância. Veja nesse artigo alguns exemplos de campanhas criativas para o Dia das Crianças.


Com essas dicas e dados do mercado, fica mais fácil criar uma campanha de Dia das Crianças que atende as expectativas do público e tem potencial de trazer resultados positivos em vendas.

Além disso, a Eficaz tem serviços de marketing para e-commerce que podem ser extremamente úteis para sua empresa, especialmente em datas importantes como o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal. Descubra as soluções EFICAZES que nós criamos para acelerar o crescimento do seu negócio no mercado digital.

E-Commerce
Publicidade
Por: Redação Eficaz | Isadora Souza
Publicado em 25 de setembro de 2020

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp