Conversational Commerce: Descubra O Potencial Das Compras Via WhatsApp E Aplicativos De Mensagem

Publicado em 25 de agosto de 2020

Você já conhece o poder do conversational commerce?

Então veja como as compras via WhatsApp e outros apps estão transformando a experiência de compra e a relação entre os clientes e as empresas.

Estamos vivendo um cenário de mudança constante. Por isso, é essencial ficar atento às tendências do mercado e às transformações no comportamento de compra. Em seguida vamos te mostrar o potencial das vendas pelo whatsapp e outros aplicativos de mensagem.

Afinal, esse comportamento se tornou mais comum devido à pandemia, pois com o isolamento social e o fechamento do comércio surgiram novas formas de se comunicar com o cliente e continuar vendendo.

Mas, antes disso, queremos te mostrar o conceito de conversational commerce, e como isso impacta a jornada de compra.


O que é Conversational Commerce (ou comércio por conversação)?

Esse conceito representa o comércio eletrônico realizado através de diversos meios de conversação. Então essa interação por mensagem pode ser realizada por chatbots ou assistentes virtuais pré-programados, usando tecnologias como inteligência artificial e reconhecimento de fala.

Sendo assim, o conversational commerce tem como objetivo a aproximação da empresa com o consumidor. Dessa maneira, permite dar assistência durante o processo de compra. Além disso, a vantagem dessa interação é esclarecer as dúvidas do cliente e remover as barreiras que dificultam uma compra.

Ainda assim, as vendas por mensagem também podem ser realizadas por uma pessoa real interagindo com o cliente.

E se você quiser saber por que vale a pena investir nessa estratégia, confira os dados das pesquisas mais recentes sobre o tema.


Por que investir no atendimento via whatsapp e apps de mensagem?

O consumidor está cada vez mais exigente em relação a experiência de compra. E, por causa do isolamento social, novos hábitos surgiram!

Por isso, os consumidores precisavam de formas mais seguras de comprar, e as empresas tiveram que se adaptar.

Entre as mudanças, existe o foco em oferecer mais facilidade, conveniência e assistência ao longo das etapas de uma compra remota. Nesse cenário de pandemia, valoriza-se uma compra sem contato e com formas alternativas para entrega ou retirada.

A seguir, veja os resultados desse estudo do Facebook IQ sobre as micro tendências da indústria. Aqui podemos observar que as pessoas estão cada vez mais habituadas a realizar compras via whatsapp e outros aplicativos de mensagem, como o Messenger do Facebook e o Direct no Instagram.

Dados do Facebook IQ sobre hábito de compras via whatsapp

Ao conversar com alguém por mensagem, as pessoas sentem mais confiança e credibilidade da empresa.

Com isso, uma grande barreira é quebrada! Já que o cliente pode interagir com o atendente no mesmo espaço onde ele fala com amigos. Esses espaços são plataformas que o usuário já está presente, como os aplicativos de mensagem: WhatsApp, DM do Instagram, Messenger e outros. Elimina a necessidade de sair da rede social para acessar o site ou até mesmo baixar um aplicativo para comprar.

Então, as compras via whatsapp representam mais facilidade, confiança e rapidez para o comprador.


O atendimento via Whatsapp vende para um novo consumidor online

Outra vantagem das vendas por apps de mensagem é se comunicar com um novo perfil de consumidor online.

Como você pode ver em outro artigo, existe um grande número de pessoas que fizeram sua primeira compra pela internet durante a pandemia.

Entre essas pessoas estão aqueles que realizaram essa compra por necessidade de determinado produto, ou também pessoas com mais de 50 anos que começaram a comprar pelas plataformas digitais.

novos consumidores disponíveis online - Facebook IQ

Com esses novos hábitos de compra, é importante que o seu negócio possa superar as possíveis barreiras que impedem alguém de confiar e comprar na sua loja.

Por isso, o atendimento tem o papel de estabelecer confiança e possibilitar mais vendas por WhatsApp e outros canais.


Quais as vantagens do Conversational Commerce para o cliente?

Muito mais do que uma vantagem competitiva para as empresas, o comércio por conversação proporciona uma experiência de comodidade para o cliente:

  1. Permite oferecer suporte ao cliente: antes, durante e depois de comprar;
  2. É mais acessível por estar presente nas plataformas que o cliente já usa;
  3. Torna a compra mais segura, sem contato entre o vendedor e o comprador;
  4. Garante um processo de compra mais fácil, eliminando algumas barreiras que dificultam as vendas por canais digitais.

Além disso, a possibilidade de obter informações sobre produtos e preços, obtendo respostas instantâneas estão entre os principais motivos que levam um consumidor a enviar mensagens para marcas:


O melhor de dois mundos: loja física + loja virtual

Dessa forma, a experiência de consumo do conversational commerce combina o melhor de dois mundos.

Isto é, a melhor parte de comprar em uma loja virtual (você faz a compra na hora que quiser) e da compra em loja física (onde o vendedor auxilia o cliente).


O que é melhor: atendimento de pessoas ou assistente virtual?

Existem duas formas de aplicar o conversational commerce e viabilizar as compras por WhatsApp, Instagram e outras plataformas.

A primeira delas são os chatbots ou assistentes virtuais. Esse atendimento é feito por um software previamente programado para responder as dúvidas mais frequentes, ou até mesmo através de inteligência artificial.

E a outra forma mais comum é ter uma pessoa de verdade atendendo ao cliente via WhatsApp.

Cada uma dessas estratégias tem vantagens e desvantagens, por isso vale a pena analisar qual delas se adapta melhor à realidade da sua empresa. Ou senão, você pode ter essas duas opções disponíveis ao cliente. Por exemplo, ter chatbot na loja virtual e oferecer atendimento personalizado no WhatsApp da loja.

atendimento humanizado x chatbot

Agora que você já conhece essa tendência, pode tomar decisões que vão fazer sua marca crescer no ambiente digital.

Que tal abrir um novo canal de comunicação com seus clientes? Essa pode ser a sua chance de começar a vender pelo WhatsApp, Instagram e outros apps de mensagem.

Outra estratégia pode ser aplicada nas campanhas de Facebook & Instagram Ads. O gerenciador de negócios permite criar um roteiro de chatbot totalmente personalizado para sua campanha ou produto.

Para você que está em busca de novas soluções de tecnologia para o seu negócio, a Eficaz pode ajudar. Solicite o contato de um especialista para conhecer nossos serviços.

E-Commerce
Mercado
Por: Redação Eficaz | Isadora Souza
Publicado em 25 de agosto de 2020

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp