Por: admucom | 06/05/2022

Performance

08 min de leitura

o que é google tag manager

Já pensou se você pudesse receber métricas e analisar o comportamento dos visitantes do seu site? Com o Google Tag Manager você consegue fazer isso e muito mais! 

Ter essas informações é muito importante para qualquer profissional de Marketing. Com esse tipo de dados, você consegue planejar campanhas mais eficientes, proporcionar uma melhor experiência para os usuários e ter mais facilidade na hora de gerenciar seus serviços.

Para muitos, isso parece ser uma tarefa complicada e que exige conhecimento em computação e saber mudar várias linhas de código do seu site. Mas o Tag Manager foi criado justamente para facilitar a vida dos profissionais de Marketing.

Então, se você quiser saber o que é Google Tag Manager, suas vantagens e muito mais, leia esse conteúdo até o final. E não deixe de acompanhar nossos próximos posts aqui no blog, que vamos dar mais dicas para o Tag Manager.

O que é Google Tag Manager?

A primeira coisa que você precisa saber para entender o que é Google Tag Manager é a função dele. O Tag Manager é uma ferramenta gratuita que permite ao usuário criar e gerenciar, de modo simples e rápido, os códigos de acompanhamento e medição das suas páginas ou aplicativos.

Nele você consegue criar containers, tags, gatilhos e variáveis que vão fazer uma análise profunda do seu site ou das páginas que você escolher e, depois, enviar esses dados para sistemas como o Google Analytics, onde você pode ter acesso. 

Para acessar, basta entrar na página do gerenciador e fazer o login com sua conta do Gmail, se quiser, pode usar a mesma conta que usa no Google Analytics. Caso ainda não tenha uma conta você precisará criar uma.

o que é google tag manager

Vantagens 

Nós já comentamos alguns pontos positivos de usar o Google Tag Manager, porém, vamos apresentar mais alguns desses pontos, para você poder entender todas as possibilidades que ele proporciona.

Melhorar a produtividade

A grande vantagem do Google Tag Manager é em relação à produtividade dos funcionários de Marketing. Antes, era necessário que você tivesse um certo conhecimento da área de HTML para conseguir adicionar Tags aos sites. 

Isso é completamente desnecessário hoje em dia, os profissionais de marketing necessitam de outras expertises, enquanto um profissional de TI, tem outras obrigações muito mais importantes para realizar.

O Tag Manager permitiu a simplicidade de gerenciar e adicionar Tags. Qualquer pessoa, com alguns cliques, consegue fazer. Permitindo que as pessoas da área de Marketing gastem pouco tempo nisso.

Mais métricas e melhor planejamento

Com o Google Tag Manager, você consegue ter acesso a diversas métricas e informações sobre seu site e os padrões de consumo e comportamento dos seus clientes. Para o Marketing, quanto mais dados você tiver, melhor poderá ser sua estratégia.

Com elas, você pode planejar suas próximas campanhas com base no que está dando certo, ou tentar melhorar o que está dando errado. Cada tipo de campanha necessita de uma estratégia diferente e com a ajuda das métricas, você consegue montar a melhor.

Colaboração

O Google Tag Manager possui o recurso de controle de acesso e espaços de trabalho. Com eles, você garante que todas as pessoas que precisem ter acesso consigam usar.

Além disso, você consegue fazer testes em diversos ambientes e garantir que tudo esteja funcionando corretamente.

Container

Existem três partes importantes do Tag Manager que você precisa conhecer. A primeira é o container. Os containers são conjuntos de tag, acionadores e variáveis, eles servem para permitir que você modifique o código do site e consiga adicionar suas tags com segurança e facilidade.

É a primeira coisa criada ao acessar o Tag Manager e, nele, você recebe informações sobre tags, acionadores e variáveis. Aqui, você ainda consegue ver um histórico com as modificações que foram feitas.

Tags

As tags são fragmentos de códigos que servem para analisar seu site e coletar informações sobre ele e os visitantes. Elas enviam os dados para outros sistemas de análise, como o Google Analytics.

A facilidade de usar o gerenciador é que você não precisa adicioná-las diretamente nos projetos, fazendo isso através da interface do gerenciador.

O Google Tag Manager permite a utilização de tags nativas do Google e tags de terceiros. Você pode escolher tags do Google Analytics, Remarketing do Google Ads ou criar uma personalizada.

Acionadores

Por último, temos os acionadores. Eles são gatilhos que vão acionar as tags de acordo com algum evento configurado por você. Existem diversas categorias de acionadores para você configurar.

Os acionadores podem ser: exibição de página, inicialização, cliques, engajamento do usuário, timer, entre outros.

Agora que você já entendeu o que é Google Tag Manager, já pode começar a usar na sua empresa! Crie sua conta e comece a se familiarizar com o site, nos próximos artigos vamos ensinar como você faz para adicionar tags e gatilhos. Por isso, não deixe de acompanhar nossos conteúdos para mais informações!

Leia nossos artigos mostrando como você consegue fazer Remarketing pelo Facebook e Instagram Ads e pelo Google Ads.

notfound

Tags

  • e-commerce
  • marketing digital
  • Google Tag Manager

Escrito por: admucom

Publicado em 06 de maio de 2022

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO