Jornada O2O: O que é a estratégia Online to Offline e como usar no seu E-commerce

A estratégia Online to Offline é uma maneira de levar seus clientes digitais para seu estabelecimento físico. Veja o que é e como aplicar na sua loja.

Publicado em 26 de agosto de 2022

Estar presente no mundo digital se tornou uma necessidade para qualquer empresa. Mas isso não significa que as suas ações na loja física devam acabar, muito pelo contrário! Muitas empresas estão adotando uma estratégia O2O, ou seja, online to offline, que consiste em levar seus clientes digitais para o mundo físico.

Esse conceito vem ganhando cada vez mais espaço mundialmente e o Brasil não é exceção. Segundo o diretor da Associação Brasileira de O2O, em 2016, o país teve um aumento de 30%, em relação a 2015, no número de empresa que usam esse modelo de negócio.

Na China, esse número chegou a 200%, ainda em 2013, afirmou o diretor. E esse número não para de crescer. Provavelmente você já usou alguma dessas empresas, como Uber, iFood e muitas outras.

Nesse artigo, você vai entender o que é a jornada online to offline, quais as vantagens de usar o O2O e como implementar essa estratégia no seu negócio. 

O que é Jornada O2O?

A ideia do O2O é integrar a sua loja virtual com a sua loja online. Isso pode ser feito de diversas maneiras, você pode oferecer cupons de promoção no site ou no aplicativo para ser usado na loja física ou disponibilizar a opção de retirar na loja, por exemplo.

Outra vertente do online to offline é quando você faz um pedido de algo digital e recebe o produto físico. O Uber e o iFood, que citamos anteriormente, são os principais exemplos de grandes empresas que usam dessa estratégia.

online to offline

Vantagens do Online to Offline

A estratégia O2O tem muitas vantagens, tanto para sua empresa quanto para os clientes. As vantagens para os clientes são, principalmente, relacionadas a experiência do cliente. Comprar online pode ser prático, mas ainda possuem limitações, é nesses momentos que o físico pode ser essencial.

  • Redução de custos: Trazer seus clientes para a loja física permite a você poupar custos com envio e transporte.
  • Ocupação do estabelecimento: As estratégias online to offline é excelente para trazer clientes e ocupar o seu estabelecimento. Ótima opção para restaurantes, salões, etc.
  • Imediatismo: Um dos maiores diferenciais é a experiência de compra. Quando fazemos uma compra fisicamente, podemos pegar o produto no mesmo momento em que pagamos, sem precisar esperar. O mesmo vale para a opção de “retirada na loja”, nesses casos, clientes não precisam esperar pelo tempo de entrega.
  • Provar e experimentar produtos: Seu cliente pode provar e experimentar o produto que ele quer comprar, aproveitando que está fisicamente, pode ver outros produtos semelhantes. Isso aumenta a segurança do cliente ao comprar e ainda pode influenciar a gastar mais.
  • Atendimento na hora: Ninguém gosta de ter um problema com a compra e precisar esperar 3 dias para uma resposta. Uma compra realizada presencialmente garante que você terá uma equipe especializada para atender seus clientes e resolver quaisquer problemas na mesma hora.

Como implementar a jornada O2O no meu negócio?

Agora que você já conhece as vantagens do O2O, com certeza deve estar querendo saber como implementar essa estratégia no seu e-commerce. Nós já demos algumas dicas ao longo do texto, mas vamos falar mais um pouco sobre isso.

Google Meu Negócio

A primeira e principal coisa é usar o Google Meu Negócio. Essa plataforma gratuita permite que você cadastre sua empresa e os principais dados sobre ela para que apareçam nas pesquisas do Google.

Com isso, você pode colocar o seu endereço para sua empresa no Maps e mostrar os horários de atendimento. Quem vê seu estabelecimento é porque está fisicamente próximo a ele ou na região de atuação, facilitando para que ele se locomova até lá.

o2o

Promoções exclusivas

Já falamos superficialmente, mas, uma ótima maneira de levar clientes para a loja é incentivando que seu cliente vá até ela. Para isso, você pode fazer promoções exclusivas para quem apresentar o cupom do seu site, aplicativo ou até mesmo, rede social.

Lembre-se, todo mundo gosta de descontos, mas ele precisa ser atrativo o suficiente para ser mais vantajoso o deslocamento até a loja. 

Retirada na loja

E por falar em deslocamento até a loja, uma ótima maneira é permitir que o cliente busque e retire o produto na sua loja. Fazer isso tem muitas vantagens, redução de custo, aumentar a ocupação do seu estabelecimento, permite que o cliente prove o produto e ter uma equipe pronta para atender.

Agendamento

Uma tendência que está crescendo é os agendamentos online. Muitos salões, bares, restaurantes e até médicos estão permitindo que os clientes agendem o horário através de aplicativos e sites.

Existem diversas opções no mercado que realizam o agendamento de maneira rápida, fácil e sem burocracias.

o2o

Não deixe de implementar essas estratégias de Marketing no seu e-commerce, são excelentes formas de aumentar sua presença e vender mais. Lembre-se que para uma estratégia online to offline funcionar bem você precisa ter uma boa presença online, com redes sociais e um site bem implementado.

Para isso, aproveite nossos textos para criar sua conta no Google Meu Negócio, como vender pelo WhatsApp, e como transformar seu perfil do Instagram em perfil comercial.

E-Commerce
Por: João Martinez
Publicado em 26 de agosto de 2022

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 98144-0557

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

whatsapp