O que é SMO – Social Media Optimization? Descubra como otimizar seu conteúdo para redes sociais

Publicado em 22 de setembro de 2020

O fato de que o marketing nas redes sociais é uma parte essencial do posicionamento de uma marca não é novidade. Por isso, vale a pena conhecer o que significa o conceito de Social Media Optimization – ou SMO – e saber como aplicar essa estratégia para aumentar o reconhecimento do seu negócio no mercado digital.

Antes de aprofundar no significado de SMO, é importante ressaltar que essa otimização é tão importante quanto uma boa estratégia de SEO.

Afinal, a otimização para mecanismos de busca é essencial para construir um bom tráfego orgânico para o seu site, alcançando um público qualificado através dos termos de busca mais relevantes para seu negócio.

Da mesma forma, Social Media Optmization tem o objetivo de aumentar o reconhecimento de marcas e posicionar um negócio no mercado digital.

O que é SMO – Social Media Optimization?

A estratégia de Social Media Optimization consiste em utilizar o poder dos canais de redes sociais para aumentar o alcance de seus conteúdos e a presença digital de sua marca. Portanto, as técnicas de otimização de mídia social podem gerar reconhecimento de marca, credibilidade e maior alcance.

Por isso, aplicar o Social Media Optimization pode fazer com que seus conteúdos tenham melhor desempenho! Dessa forma, as mídias sociais contribuem para seus objetivos de negócio como: divulgar novos produtos, se conectar com clientes em potencial e trabalhar o branding.

Entenda origem do termo SMO:

Antes de seguir com nossas principais dicas de otimização de conteúdo para redes sociais, vamos te explicar a origem do termo.

O conceito de Social Media Optmization foi apresentado no blog de Rohit Barghava, em 2006. Para ele, SMO é um conjunto de ações e mudanças que otimizam uma página para melhorar seu desempenho nas redes sociais.

Nesse texto ele explica as 5 regras principais da otimização de conteúdo para redes sociais:

  1. Aumentar a capacidade de links para o seu site: criando um conteúdo de valor para que as pessoas possam usar como referência;
  2. Facilitar o compartilhamento: adicionar botões para incentivar o usuário a compartilhar sua página nas redes sociais, além de links para seu perfil;
  3. Favorecer parcerias e inbound links: retribuir para uma página que tenha linkado você ou perfil relevante que tenha compartilhado seu conteúdo;
  4. Ajudar seu conteúdo a ir mais longe: compartilhar seu conteúdo em seus próprios perfis de redes sociais, para alcançar mais pessoas;
  5. Incentivar a colaboração: permitir que seu texto, infográfico ou vídeo seja utilizado como referência por outras pessoas;

Ainda que essas recomendações sejam importantes até hoje, desde 2006 até hoje, muita coisa mudou. Portanto, apenas esses 5 passos não são suficientes para que você tenha sucesso na otimização e criação de conteúdo para redes sociais.

Então, é importante atualizar a forma como sua marca de comunica através das mídias sociais para atender as expectativas e o comportamento do consumidor atual.

Por que as 5 regras de SMO não são suficientes?

Além de buscar mais oportunidades de tráfego para o seu site através de Social Media Optimization, existe algo importante sobre as empresas que fazem marketing nas redes sociais.

É preciso pensar em experiências completas com a marca que não envolvam sair da rede social, pois o comportamento dos usuários em certos canais mostra que estão menos propensos a deixar o app e acessar outros sites.

É o que mostra essa análise de CTR nas redes sociais mostra que a taxa de cliques no Facebook ainda é mais alta se comparada ao Instagram.

Em vista disso, seu conteúdo para redes sociais não pode ser apenas com foco em tráfego. Ao invés disso, pense em gerar uma experiência positiva através de conteúdos de interação e parceria com criadores de conteúdo digital.

É esse planejamento que poderá gerar conexão, lembrança de marca e aumentar a credibilidade da sua empresa, que são fatores que influenciam na decisão de compra.

O que o consumidor espera de uma marca nas redes sociais?

O consumidor está cada vez mais exigente, pois não busca apenas a satisfação de obter seu produto ou serviço, mas também a identificação com os valores de uma marca, além de uma experiência de compra encantadora.

Sendo assim, é importante entender o que seu público espera para criar um conteúdo que tenha potencial de engajamento. Segundo a Adweek, 61% das pessoas deixariam de seguir uma marca por acreditar que seu conteúdo já não é mais relevante.

Além disso, se você falar apenas da sua marca e tentar se promover sem entregar algo de valor ao usuário, pode perder seguidores também.

motivos para deixar de seguir uma marca

Portanto, quando for realizar seu planejamento de redes sociais, leve em consideração o que seu conteúdo irá acrescentar para seus seguidores:

  • Uma informação valiosa;
  • Um post que que causa sentimentos positivos;
  • Conteúdo que gera identificação com os valores do público;
  • Uma dica importante para os interesses dos seguidores;
  • Ou até mesmo informações de como obter o melhor uso de um produto ou serviço.

Aproveite para ver nosso artigo de tendências do varejo brasileiro online e ficar por dentro das principais novidades.

Por que investir em otimização dos seus conteúdos para redes sociais?

Existem inúmeras razões para investir em Social Media Optimization. Por isso vamos te apresentar essa lista com os 5 principais motivos para investir na otimização de conteúdos para redes sociais:

  1. Aumenta o reconhecimento de marca;
  2. Aumenta o engajamento e interação com os clientes;
  3. Cria experiências positivos do público com sua empresa;
  4. Conquista espaço e relevância dentro do seu segmento;
  5. Amplifica a credibilidade e o nível de confiança do negócio.

Enfim, a SMO feita com eficiência significa a criação de conteúdos legítimos, construção de relacionamentos com o público e geração de influência dentro de sua comunidade.

6 principais ações para otimizar o conteúdo para redes sociais

Em seguida, você irá descobrir como aplicar o conceito de Social Media Optimization na prática! Confira nossa lista de ações que para melhor o desempenho do seu conteúdo para redes sociais.

Encontre o melhor dia e horário para postar

Descubra em quais dias e horários os seus seguidores estão mais ativos nas redes sociais! Afinal, esse pode ser o melhor momento apra publicar aquele conteúdo de valor que você criou, obtendo mais engajamento na primeira hora de publicação.

Capriche no copywriting

Suas legendas de posts e conteúdo escrito devem ser otimizados para chamar a atenção das pessoas, promover interação e ter uma chamada de ação convincente. Por isso, estudo sobre copywriting e melhore seu conteúdo.

Utilize ferramentas e tecnologia ao seu favor

Com tanta inovação tecnológica e ferramentas disponíveis, algumas ações manuais podem ser facilitadas.

A caixa de entrada do Facebook, por exemplo, é um canal por onde você pode responder mensagens de múltiplas redes sociais com agilidade e organização.

Além disso, existem as ferramentas de agendamento de posts, que facilitam muito a vida do social media. Conheça algumas opções como Mlabs, Postgrain, Ethus e o próprio estúdio de criação do Facebook & Instagram.

Conheça seu público: analise e pergunte

Para entender qual conteúdo criar, você precisa conhecer quem são seus seguidores e o que seu público alvo gostaria de receber.

Para isso, você pode usar ferramentas como Audience Insights para conhecer dados demográficos. Além disso, vale a pena realizar pesquisas e perguntar aos seus seguidores o que eles esperam.

A combinação dessas técnicas irá fornecer insights valiosos para a criação de conteúdo para redes sociais.

Use os recursos nativos das redes sociais

Se falarmos apenas dos recursos para Instagram Stories, existem inúmeras ferramentas que você pode usar para interagir nas redes sociais.

Além disso quando existem novidades nas redes sociais, as pessoas podem interagir mais nem que seja pela curiosidade (veja nosso artigo sobre o instagram Reels).

Aproveite o PODER do vídeo

Estamos vivendo a era do vídeo! Afinal, o consumo de vídeos tem crescido a cada ano, como você pode ver nos dados da pesquisa Vídeo Viewers.

Então pense em como transformar seu conteúdo em vídeo, GIF ou animação, aproveitando o potencial de conexão e engajamento desse formato.


Agora que você já sabe de onde surgiu o conceito de SMO e como aplicar a Social Media Optimization, pode ter resultados cada ver melhores.

Por fim, te convido a conhecer nossos serviços de marketing para redes sociais e entender como a Eficaz pode ajudar a posicionar sua marca na internet.

Publicidade
Por: Redação Eficaz | Isadora Souza
Publicado em 22 de setembro de 2020

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp