Aprenda Como Vender Pelas Redes Sociais: 20 Dicas ESSENCIAIS

Publicado em 02 de outubro de 2020

Hoje em dia toda empresa nova já se preocupa em como vender pelas redes sociais e como ter sua própria loja virtual.

Isso acontece pois os empreendedores já sabem que o cliente está cada vez mais exigente! Então, estar presente nos canais digitais não é uma opção, é indispensável.

Foi por causa disso que escrevemos esse guia completo com o passo a passo de como vender pelas redes sociais. São mais de 20 dicas que vão te ajudar a montar um perfil relevante nas redes sociais, com o foco de divulgar sua empresa e alcançar mais clientes.

 

  1. Por onde começar no INSTAGRAM?

Se você ainda não criou sua conta no Instagram, não se preocupe. A seguir, confira o passo a passo completo de como começar a vender no Instagram:

 

  1. Como começar no Facebook?

Aqui também vamos te ensinar a como criar sua página no Facebook para se conectar com clientes em potencial e começar a postar conteúdo:

 

  1. Configure seus perfis nas redes sociais

Agora que você tem as contas criadas, é hora de preparar sua conta e sua página para começar a postar. Portanto, veja nossa lista do que todo perfil de empresa no Instagram o no Facebook deve ter:

  • Imagem de perfil com a identidade visual da empresa;
  • Descrição curta, clara e objetiva da sua empresa: conte em poucos palavras o que a empresa faz, quais serviços e produtos oferece;
  • Link para o seu site ou WhatsApp: deixe em evidência onde seu cliente precisa acessar para comprar seu produto ou contratar seu serviço;
  • Informações de contato: deixe um canal de contato por onde os consumidores podem solicitar atendimento;
  • Capa de Facebook, capas de destaques no Instagram e outras imagens personalizadas.

Ter um perfil organizado e atrativo é essencial para transmitir a credibilidade da sua empresa e facilitar a compreensão de todos que a conhecem pelas redes sociais. Por isso, fique atento à qualidade das imagens e garanta a clareza das informações.

Em seguida, vamos falar de um tópico que faz toda a diferença na imagem que o seu negócio irá transmitir nas redes sociais.

 

  1. Defina sua identidade visual

A identidade visual de uma marca é composta pelo logotipo, pelas fontes e a paleta de cores que são usadas em todo material de comunicação. Até mesmo o estilo de fotografia e edição das fotos também transmite a identidade visual.

Portanto, comece a partir do seu logotipo para definir a paleta de cores e fontes complementares. Durante esse processo, vale a pena ter um profissional de design que te ajude a definir essa identidade visual.

Mas por que a identidade visual é importante para vender mais? É simples: com as cores e estilo definido fica mais fácil promover a lembrança de marca na mente dos consumidores. Assim, eles vão reconhecer sua empresa com mais facilidade, independente do canal pelo qual está sendo feita a divulgação.

 

  1. Planejamento de negócio

Sempre que uma empresa nova é criada, o primeiro passo recomendado pelos especialistas é montar um bom plano de negócio.

É nesse plano que são definidas as informações mais importantes sobre a empresa: qual é o produto ou serviço a ser ofertado, os custos do negócio, a quantidade de funcionários, o processo de produção ou compras, o preço final ao consumidor, entre outros.

exemplo de plano de negócios

Então, saiba que o planejamento do negócio vai te ajudar a entender melhor o espaço que sua loja ou sua empresa ocupa no mercado. Além disso, um bom plano de negócios identifica os pontos fortes e fracos frente as concorrentes. Tudo isso faz parte do processo de como vender pelas redes sociais com estratégia, planejamento e resultado!

 

  1. Definição de público-alvo

Você sabe qual o perfil de cliente que sua loja pretende atender? Conhecer o público é aquele passo que irá nortear a comunicação das suas redes sociais.

Além de informações demográficas, como idade, gênero e região, também é possível conhecer quais são os interesses e expectativas do seu público-alvo.

Assim você poderá oferecer um conteúdo que seja atrativo e eficiente, que se comunique diretamente com seus potenciais clientes.

 

  1. Defina um OBJETIVO para suas ações

Se você quer ter sucesso nas redes sociais, precisa ter foco. Por isso, antes de sair postando, defina um objetivo para cada ação comercial. A definição desse objetivo irá ajudar muito na hora de criar o conteúdo.

Por exemplo, se o seu objetivo é fazer com as pessoas comentem no seu post, precisa incluir uma pergunta na legenda ou convidar os usuários a interagir. Por outro lado, quando o foco é ter mais tráfego no site, a chamada para clicar no link deve ficar em evidência.

O que nos leva ao próximo tópico desse guia, que é o PLANEJAMENTO.

 

  1. Faça um planejamento de conteúdo ou calendário editorial

Nessa etapa você vai planejar que tipo de conteúdo deseja publicar no seu perfil do Instagram ou página do Facebook.

Para isso, é preciso pesquisar os temas que seu público gostaria de saber, dicas que sua empresa pode oferecer, informações de como utilizar o produto e tudo que seja relevante para os seguidores. Ter um calendário editorial ajudará a pré-programar algumas ações, como datas comemorativas e lançamentos de produtos.

Exemplo de Calendário Editorial no Google Agenda
Exemplo de Calendário Editorial no Google Agenda
  1. Criação de conteúdo: promova engajamento e interação

As redes sociais são, antes de mais nada, um canal de interação entre pessoas, lojas e marcas. Portanto, quando estiver montando seu planejamento, pense em imagens, vídeos e legendas que geram uma vontade de interagir com sua publicação, comentar e responder aos stories.

Até mesmo os recursos do Instagram Stories podem te ajudar com isso, através das caixas de pergunta, enquetes e outros. O importante é criar uma espaço aberto para os seguidores estejam engajados com sua conta.

 

  1. Faça conteúdos compartilháveis

Você já viu um post nas redes sociais que te deu vontade de marcar alguém ou enviar para um amigo? Sem dúvida, esse é um tipo de conteúdo compartilhável.

Quando você oferece uma informação valiosa, dica interessante ou ideia inusitada, pode ser que os seus seguidores se sintam incentivados a compartilhar esse post!

Além disso, vale a pena ficar de olho nas tendências e “memes”: você pode encontrar nessas trends uma oportunidade de envolver sua empresa. Mas tenha cuidado para não postar algo que possa ser ofensivo e para não repetir a mesma fórmula toda vez.

 

  1. Publique posts que mostram seu produto e promovem vendas

Estamos falando sobre como vender nas redes sociais, então o que seria uma postagem que vende?

Nesse tópico, considere todos os fatores que influenciam uma decisão de compra: a credibilidade da loja, a confiança na empresa, a necessidade do produto ou serviço, o preço e percepção de valor. Tudo isso não se conquista com apenas algumas postagens, por isso é importante otimizar todos os pontos de contato do cliente com a empresa.

Por outro lado, se você está se dedicando para construir uma rede social eficiente, poderá promover seus produtos e obter cliques e vendas. Para isso, seu produto deve ser bem apresentado, assim como as vantagens, descontos e possíveis promoções da loja. Além disso, capriche na chamada para ação!

 

  1. Capriche nas imagens e vídeos

A experiência visual das redes sociais é o que vai atrair o usuário a se engajar com seu post em meio a inúmeros posts que aparecem no feed.

Você sabia que, a cada minuto, mais de 60 mil imagens são publicadas no Instagram e 147 mil no Facebook? A competição por atenção é alta, e por isso você precisa apresentar seus conteúdos de forma atraente.

Exemplo de feed no instagram @ornacafe
Exemplo de Feed No Instagram: @ornacafe

Então, a fotografia para e-commerce nas redes sociais deve caprichar no enquadramento, iluminação e no contexto do produto. Além disso, dedique-se a criação visual de artes para o seu perfil. Na Eficaz, temos uma equipe de especialistas em design para redes sociais, que podem te ajudar a alcançar o feed dos seus sonhos!

 

  1. Use a marcação de produtos

Tanto o Instagram Shopping quanto o Facebook permitem marcar os produtos nas publicações, permitindo o link direto para compra na sua loja virtual.

Função Compras: marcação de produtos no instagram

Por isso, sempre que publicar uma foto ou arte onde seu produto aparece, faça a marcação para permitir que o cliente acesse sua loja com facilidade. Como o Instagram não permite links na legenda, essa é uma forma de obter mais tráfego para o site através das redes sociais.

 

  1. Mantenha o ritmo: postagens frequentes com periodicidade

O calendário editorial já vai te ajudar com isso, mas vamos ressaltar: a sua frequência de posts é importante. Ao invés de postar todo dia durante uma semana e depois ficar muito tempo sem postar, estabeleça uma periodicidade que é viável para sua realidade.

Se você ainda não consegue postar várias vezes ao dia, comece aos poucos. Planeje alguns conteúdos por semana e comece a acompanhar os resultados. Dessa forma, quando você puder criar conteúdo com uma velocidade maior, pode ir aumentando essa frequência.

O importante é manter as redes sociais SEMPRE atualizadas!

 

  1. A redes social é um espaço de conexão e comunidade

Segundo a pesquisa “Global Consumer Pulse” da Accenture Strategy, 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas que defendem os mesmos valores e propósitos de vida.

Sendo assim, mostrar o lado humano da sua marca, transmitir seus valores e ações de responsabilidade social e ambiental pode criar uma conexão mais forte com seu público.

Além disso, pensando em construir uma comunidade online, faça com que seu perfil seja um espaço onde as pessoas interagem com a marca e entre si, promovendo conversas positivas e relevantes para o público.

 

  1. Responda comentários, mensagens e interaja com seu público

De nada adianta incentivar comentários ou mensagens nas redes sociais e acabar deixando as pessoas sem resposta.

Portanto, fique atento aos comentários, mensagens e DMs, garantindo que todos tenham uma resposta em tempo hábil. A caixa de entrada do Facebook pode facilitar esse processo, concentrando todas as mensagens e perguntas em um único espaço.

Exemplo de caixa de entrada do Facebook

 

  1. Analise seus resultados

Fique de olho no resultado que o trabalho das redes sociais está gerando para sua empresa. Você pode fazer isso analisando as métricas e relatórios que as próprias redes sociais oferecem.

No Instagram, existe o botão “Ver informações”, que mostra as curtidas, comentários, alcance e outros dados importantes. Além disso, na aba “Informações” você consegue acompanhar as métricas gerais do seu perfil e acompanhar o crescimento.

Aba informações do instagram

Já no Facebook, na aba Informações você consegue ver também como está o alcance da sua página, as novas curtidas, informações dos seguidores e muito mais!

Informações facebook insights

 

  1. Cuidado com as métricas de vaidade!

Um perfil com milhares de seguidores nem sempre significa que aquela página está recebendo engajamento nem vendas. E sempre tem aquele post que explodiu de curtidas, mas não necessariamente incentivou o público a tomar outras ações.

Likes e seguidores são exemplos das famosas métricas de vaidade, ou seja, parecem indicadores de sucesso mas não ajudam a tomar decisões importantes para o seu negócio.

Isso não quer dizer que as curtidas no post e seguidores não são importantes para um perfil nas redes sociais. Porém existem outros indicadores que ajudam a medir o resultado da sua criação de conteúdo, como a taxa de envolvimento, o CTR, as visualizações de produto no site e a taxa de conversão.

 

  1. Alcance mais pessoas: impulsionamento de posts

Como citamos no tópico 12, inúmeras publicações são postadas todos os dias, e a competição por atenção no feed é altíssima. Por esse motivo, o alcance orgânico dos posts pode não ser suficiente para atingir suas metas.

Felizmente, é possível impulsionar uma publicação no Facebook ou no Instagram, fazendo com que ela seja exibida para mais pessoas.

Botão Promover Instagram - Impsulsionar Facebook

No impulsionamento, você irá definir o objetivo, o público-alvo, o valor e a duração. Dessa maneira, o post impulsionado será exibido para mais usuários e sua empresa chegará cada vez mais longe!

 

  1. Campanhas de Facebook e Instagram Ads

Além da opção de promover uma publicação, o Facebook Bussiness possui um gerenciador de negócios que permite criar campanhas altamente otimizadas para suas plataformas: Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network.

Essas campanhas podem ter objetivos como: gerar reconhecimento de marca, visualizações do produto no site, visitas à loja física e vendas no site.

Se você quiser conhecer mais como anunciar no Instagram e no Facebook, conheça nossos serviços de marketing de performance.


Agora que você entendeu como vender pelas redes sociais, o aprendizado não para por aqui!

Continue lendo outros conteúdos do blog para aprender sobre marketing, e-commerce e tecnologia.

E se precisar de uma parceria para:

  • Ajudar com o setup de redes sociais;
  • Produzir conteúdos com qualidade e estratégia;
  • Aumentar suas vendas;

Nós estamos preparados para oferecer uma solução ideal para sua empresa. Então, conheça a Eficaz Marketing e descubra como podemos ajudar o seu negócio decolar!

Publicidade
Por: Redação Eficaz | Isadora Souza
Publicado em 02 de outubro de 2020

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp