Por: Gabriel Rodrigues | 30/12/2022

Design

08 min de leitura

plataformas loja virtual

Abrir uma loja virtual é uma excelente opção para quem sonha em ter seu próprio negócio. Além de ter baixo custo inicial, um e-commerce possuí várias vantagens. Porém, montar sua própria loja na internet não é tarefa simples.

O cenário do e-commerce mundial é extremamente favorável. A pandemia inciada em 2020 acelerou o processo de digitalização de muitos comércios e, principalmente, de clientes. 

Em 2021, o e-commerce brasileiro alcançou um recorde de faturamento, mais de R$161 bilhões de reais. Isso representa um crescimento de 26,9% em relação ao ano de 2020. Especialistas indicam que o comércio online seguirá crescendo, mesmo com a diminuição da pandemia e o final do isolamento social.

Ou seja, montar uma loja virtual continua sendo uma ótima opção para muitos que sonham em ter seu próprio negócio. Por isso, apresentaremos os principais tipos de lojas virtuais e 8 das principais plataformas para você montar a sua.

Tipos de lojas virtuais

Antes de falarmos das plataformas é importante conhecermos quais são as categorias de lojas virtuais que podemos encontrar por ai. Cada uma delas possui características únicas e vantagens para um determinado objetivo.

Conhecer todas essas características permitem que você faça a escolha certa na hora de abrir sua primeira loja virtual ou migrar para uma nova etapa.

Plataforma própria

A primeira categoria que falaremos é a plataforma própria. Como é possível imaginar pelo nome, essa loja é feita totalmente por você. Ou seja, deve ser feita do zero, desde o código até o layout.

Esse tipo de loja virtual é recomendado para quem já tem um negócio de sucesso, onde a quantidade de vendas não é suportada por nenhuma plataforma ou necessita de uma estrutura própria com características específicas.

Nesses casos, o preço para montar a loja é um pouco mais caro, já que você precisará de uma equipe responsável por montar todo o e-commerce e um servidor dedicado. Porém, ele pode ser totalmente personalizado e você não precisa gastar com mensalidades e taxas.

plataformas loja virtual
Foto de compras internet, criado por rawpixel.com – www.freepik.es

Plataforma Open Source

Se você é mais familiarizado com tecnologia, provavelmente, já ouviu falar em Open Source ou chamado código aberto. Esse tipo de licença é muito comum em softwares e outras áreas voltadas para tecnologia.

São códigos públicos e gratuitos mantidos por uma comunidade de usuários que, frequentemente, trazem novas melhorias e atualizações.

Sendo assim, elas possuem o menor custo de investimento inicial, porém necessita de conhecimento mais aprofundado em programação ou uma equipe própria para o desenvolvimento.

Plataforma SaaS

O tipo mais comum de loja virtual são aquelas criadas em plataformas SaaS. Ela consiste em realizar uma assinatura digital onde você aluga um espaço do servidor da plataforma escolhida e pode hospedar sua loja virtual e catálogo.

Por serem desenvolvidas e mantidas por terceiros, uma vantagem dessa categoria é que a manutenção fica a cargo da empresa responsável, permitindo que você foque apenas no seu negócio.

Além disso, oferecem diversas opções de layout e integrações com redes sociais e muitas outras ferramentas que permitem o melhor desenvolvimento da sua loja.

Marketplace

Com certeza você já ouviu falar de marketplces. Marketplaces são sites onde você pode abrir sua própria loja online e vender sob a marca desse site. É como um shopping na internet, você aluga o espaço nesse site e vende seus produtos, mas não possuí um domínio próprio.

O maior marketplace no Brasil é o Mercado Livre, mas, hoje em dia, grandes lojas como Amazon e MagaLu já permitem que você coloque seus produtos a venda em seus catálogos.

A principal vantagem desse tipo de serviço é que o custo com marketing é bastante reduzido, uma vez que você está hospedado sob uma grande empresa e a divulgação fica, principalmente, por conta dela.

Mas é importante lembrar que existe um custo por colocar seus produtos nesses sites sendo cobrada taxa sobre as vendas.

8 plataformas de loja virtual

Como falamos anteriormente, o mais comum é “alugar” uma plataforma SaaS. Como sabemos que existem várias plataformas disponíveis, separamos algumas das principais opções do mercado para você conhecer, confira! 

Tray

plataformas loja virtual
Tray/ Reprodução: Kenoby

Uma das plataformas mais antigas do mercado, a Tray possui excelentes planos que atendem tanto quem está começando quanto e-commerces consolidados.

A plataforma possui diversas utilidades e ferramentas como integração com marketplaces, suporte especializado, código aberto e diversas opções de layout para você escolher.

Vtex

Foto: Vtex/ Reprodução: Wikipédia

O grande diferencial da Vtex é que eles trabalham com e-commerce em nuvem. Isso permite que você configure sua loja de qualquer lugar e em qualquer aparelho.

Outra ventagem é a integração de meios de pagamento e frete com outros sistemas e a possibilidade de utilizar o checkout facilitado, onde os clientes compram com apenas um click.

Shopify

Foto: Shopify/ Reprodução: Wikipédia

Talvez a mais popular plataforma de e-commerce que temos hoje, o Shopify permite que você crie e lance sua loja rapidamente. Com uma enorme gama de layouts prontos para você escolher e a facilidade de mexer na plataforma, você cria sua loja em pouco tempo e já sai vendendo.

Outra vantagem é a integração com o Pixel do Facebook, que permite acesso a diversas informações sobre o comportamento dos clientes.

Nuvemshop

Nuvemshop/ Reprodução: Nuvemshop

Considerada a maior plataforma de e-commerce da América Latina, a Nuvemshop oferece planos que combinam com todos os negócios, além de mais de 40 layouts prontos para você escolher e integração com o Google Analytics e sistemas de pagamento e entrega.

Para quem quer entender mais sobre e-commerce, a plataforma oferece cursos, e-books e muitos materiais ricos sobre o assunto. 

Magento

Foto: Magento/ Reprodução: Blog Vindi

A Magento é uma plataforma mundialmente conhecida e está entre as mais utilizadas. Ela oferece preços acessíveis e compatíveis com qualquer negócio, seja pequeno, médio ou grande.

Porém, seu grande atrativo é a vasta opção de extensões gratuitas disponíveis que você pode usar para melhorar seu site e adicionar novas funcionalidades. Permitindo que você personalize sua loja virtual da maneira como quiser.

WooCommerce

Foto: WooCommerce/ Reprodução: WordPress

A WooCommerce é desenvolvida para aqueles sites criados no WordPress. Isso permite que você transforme seu blog em uma lajo virtual.

Além disso, uma grande opções de plug-ins estão disponíveis para você adicionar mais funcionalidades para sua loja virtual.

Drupal

A Drupal é uma plataforma Open Souce, como falamos anteriormente, de código aberto. Isso permite que você personalize sua loja completamente. A grande vantagem dela para outras plataformas de código aberto é a facilidade.

Apesar de exigir um pouco de conhecimento, ela não é tão complicada quanto outras plataformas. E ainda, oferece uma vasta opções de extensões para adicionar ainda mais funcionalidades.

Wix

Foto: Wix/ Reprodução: Live Agent

Com a proposta de ser acessível para quem não possui conhecimento em programação e desenvolvimento web, o Wix é uma excelente plataforma para criação de sites profissionais e lojas virtuais.

Outra vantagem é que permite integração com diferentes meios de pagamento, como o PayPal, boleto bancário e cartões de crédito.

Conclusão

Agora você já conhece os tipos de lojas virtuais e 8 opções incríveis de plataformas para abrir o seu e-commerce. 

Montar um negócio na internet não é fácil, por isso, tenha um bom planejamento e pesquise bem antes de tomar qualquer decisão. Se você quiser saber algumas dicas de como escolher uma plataforma de e-commerce, confira nosso artigo.

Aproveite e veja 5 dicas para vender mais na sua loja virtual. Na Eficaz Merketing, temos uma equipe especializada em e-commerce que podem oferecer todo suporte em marketing, performance e consultoria para o seu negócio, entre em contato com a gente!

Imagem destacada: Foto de compra virtual creado por rawpixel.com – www.freepik.es
notfound

Tags

  • e-commerce
  • marketing digital
  • seo

Escrito por: Gabriel Rodrigues

Publicado em 30 de dezembro de 2022

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO