Loja física ou virtual: quais as diferenças e vantagens de cada modalidade

Publicado em 23 de dezembro de 2022

Se você está pensando em abrir um negócio, mas ainda tem dúvidas entre loja física ou uma loja virtual, neste texto, vamos apresentar as principais vantagens de cada uma das modalidades para você definir qual combina com sua realidade.

É importante ressaltar que, não existe resposta certa, aquilo que pode ser melhor para sua empresa, talvez não seja a melhor escolha para outras. Por isso, esse artigo busca apresentar oportunidade.

Com um cenário de diminuição da pandemia e o final do isolamento social, tanto as lojas físicas quanto as lojas virtuais estão se beneficiando desse momento

A sétima edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, realizada pelo PayPal Brasil e BigData Corp, mostraram que houve um crescimento de 22,05% em 2021. Isso quer dizer que o país chegou ao número de 1,59 milhão de lojas online.

Por outro lado, um estudo realizado pela Lett, plataforma de trade marketing digital, revelou que 64% dos entrevistados ainda preferem fazer compras em lojas físicas. Apesar desse número, 79,7% avaliam a experiência com o e-commerce boa ou ótima.

Ou seja, os dois canais de venda possuem espaço para crescer e se desenvolver dentro do mercado nacional.

Vantagens Loja Física

É praticamente impossível imaginar um mundo sem lojas físicas. Por mais digital que possamos nos tornar, o comércio tradicional sempre estará presente

Se você está se perguntando “ainda vale a pena ter uma loja física?”, a resposta é sim, desde que você tenha um bom planejamento. Confira algumas vantagens que apenas a venda presencial pode proporcionar.

Atendimento

Um atendimento de qualidade é fundamental para qualquer negócio que trabalhe com pessoas, afinal, todos gostamos de ser respeitados e bem atendidos, não é mesmo?

Quando falamos em loja física o atendimento é um grande diferencial. Uma equipe bem treinada pode aumentar as vendas, principalmente quando chegam clientes indecisos.

Além disso, você consegue resolver problemas e dúvidas na hora, aumentando a proximidade com seus clientes e, principalmente, transmitindo mais credibilidade e profissionalismo.

Mas cuidado, uma equipe despreparada pode ter o efeito contrário nos clientes podendo prejudicar suas vendas.

Experiência do cliente

Outra vantagem que a loja física proporciona é a experiência do cliente. Isto é, poder experimentar, tocar, visualizar e estar presente com os produtos que pretende comprar.

Esse tipo de coisa não pode ser substituída pelo digital, mesmo que as lojas coloquem medidas na descrição ou várias fotos, nada supera experimentar aquela calça para saber se cabe ou não.

Sem contar que o cliente pode se interessar por outros produtos enquanto estiver olhando sua loja e você consegue aumentar o valor da sua venda.   

Produto instantâneo

Quem nunca comprou um produto pela internet e esqueceu completamente dele? Em uma loja física, assim que você finaliza a compra sai com o produto em mãos.

Isso é um grande diferencial para muitos clientes que não querem, ou não podem, esperar pelo tempo de entrega e nem pagar por frete.

Você pode implementar retirada de produto na loja ou mesmo realizar a entrega em uma área específica para que garantir que seu cliente saia satisfeito e com o produto.

Confiança

Como falamos na introdução do artigo, 64% das pessoas ainda preferem fazer compras em lojas físicas. Isso acontece pelo medo e insegurança que cercam o imaginário popular sobre o comércio eletrônico.

Sendo assim, uma loja física passa muito mais confiança. Sem contar o fator atendimento e experiência que já comentamos, eles influenciam muito na hora de dar mais credibilidade para sua marca.

Possibilidade de negociação

Por fim, mas não menos importante, outro diferencial muito apreciado por clientes é a possibilidade de negociação.

Muitos gostam de negociar com o vendedor na tentativa de conseguir um desconto em suas compras. Esse tipo de coisa não é possível em lojas virtuais, o preço que está ali é o que você vai pagar.

Essas estratégias podem fidelizar seu cliente, fazendo que eles sempre comprem com você.

Se quiser mais dicas sobre negócio local, como atrair clientes para sua loja física e a jornada online to offline, confira nossos artigos.

Vantagens Loja Virtual

Agora, vamos falar sobre as vantagens de uma loja virtual. Elas estão crescendo muito no Brasil e, para muitos, esse crescimento não vai parar.

Por isso, separamos algumas vantagens desse canal de vendas, acompanhe:

Menor custo inicial

Se o valor do investimento é seu maior problema ou dúvida, as lojas virtuais possuem custo inicial inferior ao custo de lojas físicas.

Isso acontece porque você não tem gastos que, normalmente, teria em uma loja física. Por exemplo, não precisa alugar um prédio, gastar com energia, água, funcionários, etc.

Para abrir sua própria loja virtual é necessário apenas: uma plataforma de e-commerce, domínio, impostos, marketing, contabilidade e a compra do estoque. 

Aberto 24 horas

Outra vantagem das lojas virtuais é estar funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não importa se é feriado, final de semana ou madrugada, sua loja sempre estará aberta e realizando vendas.

Isso é muito importante, pois você oferece produtos conforme a necessidade e demanda dos seus clientes. Não importa a hora que ele decida comprar, sua loja está aberta.

Comodidade

Muito relacionado com o item anterior, a comodidade é uma grande aliada das lojas virtuais. Como falamos, os clientes podem comprar na hora que quiserem, de onde quiserem e na quantidade que quiserem.

loja fisica ou virtual

Isso permite que eles comprem sem sair de casa, enquanto estão no trabalho ou em qualquer outro momento. Muito clientes valorizam e dão prioridade para essa característica, por isso, é uma grande vantagem.

Em tempos de isolamento social e pandemia, onde todos estão preocupados com a saúde, as compras sem sair de casa ganham muito mais destaque e importância.

Variedade de produtos

Uma loja virtual permite que você venda uma variedade maior de produtos do que na loja física, isso acontece porque consegue mostrar mais produtos para o cliente.

Automatização

A grande vantagem das lojas virtuais é a automatização. Com o avanço das tecnologias e muitas ferramentas novas surgindo, temos uma infinidade de coisas que podem ser feitas automaticamente no computador.

Isso, além de ser mais barato, também evita erros cometidos por erros humanos, maximizando a eficiência da empresa. 

Se quiser saber como fazer uma loja virtual vender mais, confira nosso artigo. Ou ainda, leia mais sobre marketplaces e como conciliar suas vendas.

Conclusão

Agora, você já conhece as principais vantagens de uma loja virtual e uma loja física. Lembre-se, não existe caminho certo, mas sim, aquele que se encaixa melhor com seus objetivos e recursos.

Independente de escolher loja virtual ou loja física, ambas necessitam de atenção, planejamento e muita dedicação, por isso, tenha sempre em mente seus objetivos e procure as melhores soluções para sua empresa.

Aproveite que chegou até aqui e confira nossos artigos sobre SEO para E-commerce, SEO local. Ou entre em contato com a Eficaz Marketing, nossa equipe de especialistas podem melhorar os resultados da sua loja.

Tags:

E-Commerce
Por:
Publicado em 23 de dezembro de 2022

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 98144-0557

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

whatsapp