Como a Consultoria para E-Commerce pode Aumentar as Vendas da sua Loja Virtual

Publicado em 10 de setembro de 2020

Nesse artigo você vai entender como uma consultoria de e-commerce pode te auxiliar na gestão e no crescimento do seu negócio digital.

Ter uma loja virtual envolve diversos processos e habilidades de um empreendedor. Afinal, é preciso ter pessoas cuidando dos pedidos, entregas, relacionamento com os clientes e divulgação do seu e-commerce. Além de todas essas atividades, é preciso traçar planos estratégicos e enxergar as melhorias que sua loja precisa.

Por isso, você pode precisar de uma consultoria em e-commerce para te apoiar no processo de desenvolvimento da sua loja virtual.

Então, continue lendo o artigo para entender por que uma consultoria para e-commerce pode te ajudar a crescer no ambiente digital.


O que é consultoria para e-commerce?

Primeiramente, é importante entender o que significa ter uma consultoria de e-commerce.

Essa consultoria para loja virtual é um serviço que tem o objetivo de orientar o cliente com base nas informações obtidas sobre o mercado e a loja. Isso envolve realizar pesquisas de mercado, entender as sazonalidades do negócio e analisar o posicionamento da empresa em relação aos principais concorrentes.

Dessa forma, o consultor é capaz de propor ideias para aperfeiçoar sua loja virtual. Além disso, é possível traçar estratégias para aumentar as vendas e atingir os objetivos do negócio.

Entretanto, uma consultoria para e-commerce eficaz não é possível sem a participação do gestor da loja virtual. Esse é um trabalho realizado em conjunto! Por isso, a integração entre o lojista e o consultor é essencial para o sucesso desse trabalho.


Por que contratar a consultoria de uma agência de e-commerce?

Se você ainda não sabe se realmente precisa contratar uma agência de e-commerce para fazer consultoria para sua loja, vamos te apresentar algumas vantagens.

Em primeiro lugar, a consultoria e-commerce funciona melhor quando o consultor tem um olhar neutro a respeito do negócio. Ou seja, o consultor de e-commerce que não está diretamente envolvido nos processos daquela loja. Por esse motivo, ele pode ter uma visão mais clara da situação e orientar o lojista.

Outra vantagem da consultoria para e-commerce é a amplitude de conhecimento do seu consultor. Afinal, os especialistas em sucesso do cliente trabalham ativamente como consultores em diversos nichos de mercado. Sendo assim, o consultor pode trazer exemplos de inovação de outros segmentos, enriquecendo o processo de planejamento estratégico junto ao gestor da loja.


Como funciona o processo de consultoria?

De acordo com o tópico anterior, a consultoria de um e-commerce precisa da colaboração constante entre o dono da loja e o consultor. Portanto, você poderá fazer uma reunião, presencial ou remota, para que o consultor entenda o que é o seu negócio, quais são os desafios que você enfrenta e onde deseja chegar.

A partir disso, a consultoria continua com o levantamento de informações. Nessa fase, o consultor poderá realizar pesquisas de mercado e análises do seu site. É através dessas informações que ele será capaz de identificar problemas e pontos de melhoria.

Em seguida, o consultor poderá apresentar o resultado dessas pesquisas ao representante da loja e construir juntos uma nova estratégia.

Além disso, se você identificar um problema, uma queda repentina nas vendas ou outro tipo de dificuldade, pode acionar seu consultor. Através de uma análise mais profunda, será possível identificar o que está causando esses problemas e encontrar a forma mais adequada de resolver.


Qual a vantagem de ter um consultor de e-commerce?

Se você tem uma loja virtual, já deve saber que cuidar de uma empresa não é uma tarefa fácil. Afinal, existem muitos processos envolvidos na atividade do e-commerce. Entre controlar a entrada de produtos, estoque, pedidos, entregas, atendimento e gestão financeira, o lojista precisa de apoio para crescer.

Portanto, um e-commerce em crescimento precisa delegar algumas funções para profissionais capacitados ou firmar parcerias com outras empresas. É nessa fase que a consultoria de e-commerce pode auxiliar no planejamento, na implantação de melhorias e favorecer a expansão do seu negócio.

Dessa forma, a consultoria para e-commerce ajuda a responder aquelas perguntas cruciais que todo empreendedor faz depois de criar sua loja virtual:

  • Depois que a loja está pronta e funcionando, o que fazer para aumentar suas vendas?
  • Qual a melhor forma de divulgar o seu e-commerce para o público-alvo dele?
  • Como sua empresa está posicionada no mercado em relação as concorrentes?

Além de responder essas perguntas, a consultoria no e-commerce permite que o empresário entenda quais mudanças precisa aplicar para melhorar os resultados da sua loja.


Quais os resultados você pode obter através do processo de consultoria?

Cada negócio tem seus objetivos específicos, por isso, os resultados da consultoria de e-commerce variam muito de empresa para empresa. No entanto, existem alguns objetivos comuns que a consultoria pode ajudar a atingir:

  • Alcançar um público mais amplo para visitar sua loja;
  • Aumentar as vendas no comércio eletrônico;
  • Resolver um problema que está afetando as vendas;
  • Entender sua posição no mercado em relação aos concorrentes;
  • Obter ideias de como superar seus concorrentes;
  • Garantir que seu site esteja otimizado para uma boa experiência de compra;
  • Descobrir novas oportunidades de crescimento para a empresa.

É importante ressaltar que contratar a consultoria não vai resolver todos esses problemas de uma vez só. A função do consultor será apontar os caminhos mais eficientes para que você seja capaz de alcançar os objetivos da sua empresa.


O que a consultoria da Eficaz oferece?

Por termos muitos anos de experiência em e-commerce, criação de loja virtual e campanhas de divulgação, construímos uma equipe de especialistas! Com foco no sucesso do cliente, trabalhamos em materiais de apoio e traçamos estratégias junto aos lojistas.

E como fazemos isso? Através de análise de dados e propostas de melhorias:

  • Análises dos concorrentes: comparativo de preço, condições de frete e condições de pagamento;
  • Sugestões de aperfeiçoamento do visual e usabilidade do seu site;
  • Compartilhar insights do mercado que podem impactar nas vendas;
  • Relacionamento próximo com o lojista para entender as principais dificuldades, desafios e objetivos de cada negócio.
reunião de consultoria e-commerce

Você não precisa mais esperar para dar o próximo passo em direção ao crescimento da sua loja. Então descubra mais informações sobre a Consultoria E-commerce Eficaz! Nesse link você pode solicitar o contato de um representante e entender as melhores soluções para sua loja virtual.

Consultoria
Por: Redação Eficaz | Isadora Souza
Publicado em 10 de setembro de 2020

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp