Por: admucom | 09/10/2020

Sem categoria

08 min de leitura

persona

Promoção da sua marca: esse é um dos principais objetivos do marketing digital para a sua empresa. Investir em uma boa estratégia de marketing digital é a melhor opção para quem deseja atrair oportunidades, gerar relacionamento com o consumidor, aumentar a presença online e muito mais.
Entretanto, para que a sua estratégia de marketing digital lhe entregue bons resultados, uma peça-chave é indispensável: a persona.

O que é persona?

Talvez você já até tenha ouvido falar no termo, mas a dúvida sobre o que é persona ainda te assombra.
Persona é um personagem criado para representar o cliente ideal da sua empresa. Ela indica os comportamentos, valores, planos e objetivos, dados demográficos e diversas outras características próprias dos seus compradores.

Público-alvo x persona

O público-alvo de uma marca é a segmentação para o qual o produto ou serviço será destinado. É para esse público que as campanhas e anúncios da sua empresa serão destinados.
Entretanto, o público-alvo é uma definição mais abrangente do que a persona. Por exemplo, enquanto o público-alvo é definido por homens de 30 a 45 anos, desempregados e residentes na cidade de São Paulo, a persona é um homem de 36 anos, desempregado, que se mudou para são Paulo em busca de novas oportunidades de emprego e sonha em ser gerente de uma empresa multinacional.
Assim, podemos perceber que enquanto o público-alvo nos aponta uma visão geral do consumidor, a persona nos entrega características muito mais específicas e singulares a respeito do comprador.

Por que devo traçar a minha persona?

Ter uma persona definida para a sua empresa traz diversas vantagens, não apenas para o marketing digital, mas para as suas estratégias de venda na sua totalidade.
Traçar uma persona te proporciona mais conhecimento sobre o seu público. Apesar de parecer algo irrelevante, conhecer o seu público é fundamental para as melhores estratégias sejam tomadas com o objetivo de atingi-lo.
Conhecendo o seu público, você poderá identificar as melhores formas de alcançá-lo. Com isso, além de estabelecer o melhor canal comunicacional, você encontrará a melhor linguagem para comunicar de forma clara e objetiva a ele.
Depois de descobrir qual a melhor linguagem a ser utilizada, o conhecimento acerca da sua persona pode ser utilizado no seu marketing de conteúdo. Tendo em vista um público específico, do qual você conhece as principais dúvidas, necessidades e carências, você poderá muito mais facilmente encontrar os melhores conteúdos a serem trabalhados e entregues para ele.

Como criar a persona da minha empresa?

O primeiro passo para a criação da persona da sua empresa é coletar os dados dos seus clientes recorrentes e analisá-los. Nessa fase, os principais dados a serem analisados são:

  • Gênero, idade, localização e escolaridade;
  • Empregabilidade e cargos ocupados;
  • Rotina e responsabilidades;
  • Sonhos, metas, objetivos e quais são os maiores contratempos para atingi-los;
  • Quais são as redes sociais mais utilizadas, meios pelos quais obtém notícias e assuntos de mais interesse;
  • Principais hábitos de compra e
  • Principais influenciadores (digitais ou não).

Após coletar todos esses dados, você deve buscar entre eles um padrão de respostas. As informações que mais se repetem são as principais características da sua persona. Faça um compilado desses dados, estruture as características de forma funcional e você terá estabelecido a sua persona.

Mas e se eu ainda não tenho clientes?

Se você está lançando um novo produto ou uma nova loja no mercado, é provável que você ainda não tenha clientes para aplicar essa pesquisa. Se esse for o seu caso e ainda assim você desejar traçar uma persona, primeiramente, parabéns, você está no caminho para o sucesso no marketing da sua marca. Seguidamente, existem algumas formas de você obter esses dados sem a necessidade explicita de um cliente. Você pode utilizar de:

  • Análise de concorrentes;
  • Pesquisa na sua base de contatos;
  • Análise de pesquisa mercadológica e
  • Caso você já possua um site ou blog, pode coletar os dados fornecidos pelo Google Analytics.

Aproveite agora que você já sabe tudo o que precisava sobre persona e como estabelecer a sua e coloque a mão na massa. Mas para isso, conte com o auxílio de uma empresa especializada e experiente no assunto.
A Eficaz Marketing conta com um time formado pelos melhores profissionais de marketing do mercado que estão à disposição para te auxiliar na criação da sua persona e implantação dela nas suas estratégias de marketing digital.

Entre em contato conosco e tenha a ajuda profissional que o seu negócio

notfound

Tags

  • como criar uma persona
  • persona
  • persona x publico alvo
  • marketing de conteúdo
  • o que é persona
  • marketing digital

Escrito por: admucom

Publicado em 09 de outubro de 2020

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO