O que é o Google Analytics e para que serve?

Publicado em 27 de maio de 2022

Entender o comportamento dos seus clientes é essencial para preparar boas estratégias de Marketing Digital e obter melhores resultados. Para fazer isso, podemos usar ferramentas como o Google Analytics, que proporciona diversas métricas sobre seu site e os visitantes.

Saber, por exemplo, quanto tempo eles permanecem no seu site, ou por quais anúncios e links chegam até você, permite que sua empresa adapte as campanhas e estratégias para aproveitar esses bons resultados e melhorar as partes que mais necessitam de atenção.

Nesse artigo, você vai aprender o que é o Google Analytics e para que serve, além de algumas informações sobre métricas que podem ser muito úteis na hora de preparar sua estratégia de Marketing Digital.

O que é o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita de monitoramento de site adquirida pela Google em 2005. Com ela, você gera um código único que deve ser adicionado ao código do site para receber informações. Apenas o usuário e pessoas escolhidas têm acesso às informações geradas.

Para entender o que é o Google Analytics, precisamos entender qual é a função dele. Ele serve para coletar dados de acesso e comportamento dos seus clientes e visitantes, dentro do seu site e aplicativo.

Isso é feito através de códigos em JavaScript adicionados em cada página que o visitante acessa. Esses dados coletados são enviados para a plataforma do Google Analytics e, através dela, é possível analisá-los em formato de gráficos, tabelas e outros tipos de infografia que facilitam o entendimento da informação.

Apesar de ter uma versão gratuita, você pode optar pela versão paga chamada Analytics 360. Ela apresenta alguns recursos avançados e exclusivos, que podem ser úteis, principalmente para empresas maiores.

o que é google analytics

Vantagens em usar o Analytics

Agora que entendeu o que é o Google Analytics, vamos conhecer outras vantagens e te convencer a usá-lo.

Relatórios

Como já falamos, o Google Analytics ajuda você a entender melhor seus clientes e proporcionar uma melhor experiência para eles. Você consegue entender como os usuários interagem com seu site ou aplicativo e descobrir pontos que podem ser melhorados. 

Além disso, você consegue entender quais são os principais canais que os visitantes usam para chegar ao seu site, por exemplo, por anúncios ou pesquisas no Google.

Integração com outras ferramentas do Google

Outra vantagem é ter acesso aos insights que apenas o Google pode oferecer para sua empresa. Com as ferramentas de aprendizado de máquinas do Google, você consegue ter informações exclusivas, com base nos dados que você obtêm, como, clientes com mais taxas de conversão ou clientes que possuem alto potencial de receita. 

Ainda falando das vantagens que o Google oferece, o Analytics foi feito para ter integração com as outras ferramentas da empresa. Dessa forma, você pode sincronizar suas contas do Ads, AdMob e Display com o Analytics e receber insights de todas no mesmo lugar. 

Por último, use as APIs do Google para analisar e compartilhar seus dados rapidamente, junto de um suporte técnico integrado.

Métricas do Google Analytics

Se você ainda não conhece o Google Analytics, vamos apresentar as principais métricas que ele oferece e que você precisa ficar de olho para tirar o máximo proveito da plataforma.

google analytics para que serve

Visitas ao site

Com essa métrica, você consegue saber quantas pessoas visitaram seu site no último dia, semana, mês ou ano. A partir dele, você consegue ver se esse número está aumentando ou diminuindo e tomar decisões com base nisso.

Dados demográficos

Os dados demográficos estão presentes em qualquer análise de dados populacional e no Google Analytics não é diferente. Além dos mais tradicionais como sexo, idade e localização, você consegue saber qual o navegador que a pessoa usou, sistema operacional e se foi acessado pelo celular ou pelo computador.

Tráfego

Aqui, podemos dividir em três importantes métricas sobre tráfego. A origem dos seus visitantes, quais páginas mais procuradas e quais as últimas páginas visitadas antes de deixar seu site.

  • Origem do tráfego: Você consegue saber por onde seus visitantes estão chegando. Eles podem estar vindo através das pesquisas do Google, anúncios, e-mail marketing ou links espalhados pela internet.
  • Páginas populares: Ter informação sobre as páginas que são mais acessadas pelos seus visitantes é importante para saber o interesse que eles possuem no seu site.
  • Paginas de saída: Qual é a última coisa que seus clientes veem antes de sair do site? Com essa informação, você pode tentar modificar suas ofertas e anúncios para que continuem no site por mais tempo.

Taxa de rejeição

Nós iremos abordar a taxa de rejeição em outro artigo, por isso fique de olho no nosso blog. Mas de maneira resumida, ela conta quantas vezes os usuários saíram do seu site sem realizar nenhuma ação.

Conversões

Uma conversão acontece quando o visitante realiza a ação final da sua campanha de marketing. Ou seja, quando ele compra um produto ou baixa seu aplicativo. É possível ter acesso ao número de conversões realizadas, além de ver o custo por conversões que você irá pagar pelo seu anúncio, caso esteja usando o Google Ads

Você ainda pode criar alarmes e relatórios personalizados conforme as necessidades da sua campanha e da sua empresa.

Pronto, agora você já sabe o que é o Google Analytics e para que ele serve, além disso, ainda conheceu diversas métricas fundamentais para alavancar seu negócio. Por isso, não deixe de usar o Analytics na sua empresa.

Aproveita e veja nosso artigo sobre o Google Tag Manager e aprenda como conseguir mais informações sobre os visitantes do seu site. 
Caso queira ajuda com o Google Analytics, entre em contato com a nossa equipe.

Performance
Por:
Publicado em 27 de maio de 2022

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 98144-0557

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

whatsapp