taxa de rejeição google analytics

O que Significa Taxa de Rejeição no Google Analytics (Bounce Rate)

Por: admucom | 24/06/2022

Icone

Performance

4 min de leitura

Se você gerencia um site, provavelmente já ouviu falar na taxa de rejeição do Google Analytics (Bounce Rate). Ela é uma das métricas mais importantes e, ao mesmo tempo, mais confundidas pelos usuários, principalmente os novos.

Por isso, nesse artigo vamos falar o que é e o que significa a taxa de rejeição do Google Analytics.

O Google Analytics é a ferramenta de monitoramento de sites e visitantes. A última versão, chamada Google Analytics 4, foi lançada em 2020 com diversas melhorias em relação a anterior.

Dentre os relatórios que já fizeram parte das versões do Google Analytics, está a Taxa de rejeição. Se você quiser saber mais sobre o novo Google Analytics 4, leia nosso artigo.

O que é a taxa de Rejeição no Google Analytics

A taxa de rejeição marca a porcentagem de usuário que saem do seu site, blog ou landing page sem realizar nenhuma outra ação. 

Por exemplo, sem clicar em botões, sem visualizar outras páginas ou sem preencher um formulário.

No Google Analytics, você consegue medir a taxa de rejeição geral do seu site ou de páginas específicas.

Ela é calculada dividindo o número de sessões de visitante que saíram da página sem acessar outras páginas, pelo número de sessões totais do site.

Taxa de Rejeição = Número de sessões únicas / Sessões totais

Ou seja, se seu site tem 100 sessões totais e 10 visitantes saem da sua página sem realizar nenhuma ação, sua taxa de rejeição é de 10%.

bounce rate google analytics

Diferença entre taxa de rejeição e taxa de saída

A principal confusão que muitos usuários novos podem fazer é entre a taxa de rejeição e a taxa de saída

Apesar das duas estarem relacionadas com o visitante deixando sua página, elas significam coisas bem diferentes. 

Como já explicamos, a taxa de rejeição do Google Analytics mostra o número de visitantes que deixaram sua página sem realizar nenhuma ação.

Já a taxa de saída, mostra, literalmente, a última página que o visitante visualizou antes de sair. Se uma página tem uma taxa de saída alta, isso quer dizer que muitas pessoas vêm essa página por último, mas elas podem ter vindo por outras páginas dentro do seu site.

O que significa uma Taxa de Rejeição alta

Se meu site tem uma taxa de rejeição alta, isso é ruim? Depende!

A taxa de rejeição média de sites, varia conforme o objetivo da sua página e o conteúdo. Ou seja, se sua página deveria funcionar como porta de entrada para outras páginas, então sim! Uma porcentagem alta de taxa de rejeição é ruim.

Mas uma taxa alta em páginas de conteúdo únicos, como Blogs, é perfeitamente aceitável. Já que você está procurando pelas visualizações e não, necessariamente, as interações.

O site Quickspout divulgou fez uma lista com as taxas de rejeição média para cada mercado, segundo o Google:

o que significa taxa de rejeição no google analytics
Fonte: Google

Como falamos anteriormente, essa tabela mostra que se você possui uma landing page institucional, por exemplo, é normal ter uma taxa de rejeição entre 70 e 90%.

Como reduzir sua Taxa de Rejeição

Agora que você já está conhecendo tudo sobre a taxa de rejeição do Google Analytics, deve estar querendo saber como reduzir sua rejeição. Afinal, mesmo que seja normal ter altas taxas, não queremos que isso aconteça.

A primeira dica é fazer análises segmentadas das suas páginas. Por exemplo, veja o relatório geral do site, o de canais, o de tráfego e de páginas específicas.

Depois de ver quais são as suas taxas separadamente, aí sim, pode criar estratégias para melhorar seu desempenho.

No caso de uma alta taxa de rejeição geral, você pode analisar se isso está acontecendo com os visitantes que chegam por um canal específico ou por todos. Problemas em páginas específicas podem estar relacionado ao conteúdo.

Algumas práticas que podem melhorar sua taxa de rejeição é:

  • Usar CTAs na sua página.
  • Colocar links internos ao longo do seu conteúdo
  • Ter páginas responsivas, ou seja, que se adaptem ao computador e os celulares.

Entender o que significa cada uma das métricas é essencial para você conseguir planejar suas estratégias de Marketing e melhorar os resultados que você está tendo, por isso, é tão importante entender o que é a Taxa de Rejeição no Google Analytics.

Aproveite e leia nosso Guia completo para iniciantes sobre o Google Analytics.