Por: admucom | 22/02/2022

E-Commerce

08 min de leitura

tendências 2022

Entre as mudanças provocadas pela pandemia de Covid-19 no Brasil, estão os padrões de consumo e a relação do público com as marcas. Consequentemente, isso afetou muito o varejo físico e online. Por isso podemos ver crescimento em algumas áreas e queda em outras. Então, muitos lojistas e empreendedores se perguntam: Quais são as expectativas para as lojas virtuais e físicas no futuro?

Para responder esse questionamento, fizemos uma seleção de tendências e inovações no varejo brasileiro e no Marketing Digital para 2022. 

Home office veio para ficar

Até o começo da pandemia do coronavírus, eram poucas as pessoas no Brasil que viviam a realidade do home office. Durante o isolamento social, ele foi a única maneira de muitas empresas continuarem existindo. 

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas brasileiras adotaram o trabalho remoto durante a pandemia. Por mais que muitos profissionais tenham relatado dificuldades no começo, hoje, mais de 58% afirmam ser mais produtivos trabalhando de casa.

Essa realidade é uma tendência de mercado para 2022, muitas empresas a partir de agora, estão considerando manter uma parte ou até a totalidade de seus funcionários trabalhando de casa, seja no esquema híbrido ou totalmente home office.

De acordo com a mesma pesquisa, 34% das empresas tem a intensão de manter, pelo menos 25% do quadro de funcionários trabalhando de casa e 29% gostaria de manter home office para pelo menos 50% dos funcionários.

TikTok e os aplicativos de vídeo

Os últimos dois anos foram marcados pela ascensão e consolidação do TikTok como uma das maiores redes sociais. Além disso, ela tem se mostrado uma ótima ferramenta para divulgar sua marca e investir suas publicidades.

Uma tendência para 2022 quando falamos de Marketing Digital, com certeza é usar o TikTok. Hoje, 4,7 milhões de brasileiros estão no TikTok, segundo o site Statista, o Brasil é o segundo que mais usa.

Outra pesquisa, realizada pela OpinionBox, em 2021, aponta que 38% dos usuários brasileiros já compraram algo após ver no TikTok.

Por todos esses dados, nossa dica é para você entrar de vez no TikTok, ainda existe previsão de crescimento até 2025!

Aproveite e crie conteúdo para o Reels do Instagram, ferramenta que pode aumentar o alcance na rede social. Em 2021, o CEO do Instagram Adam Mosseri se pronunciou sobre a preferência da rede social por conteúdos em vídeo. Por isso, é importante começar a adaptar sua estratégia de conteúdo para esses formatos.

Eventos híbridos

Após quase dois anos de isolamento, os eventos presenciais estão voltando, aos poucos e seguindo todas as normas de segurança. 

Apesar das variantes, 2022 é um ano de esperança com a vacinação trazendo excelentes resultados e tendo alta taxa de adesão, principalmente no Brasil.

Por isso, a tendência para 2022 é que os eventos presenciais voltem e se misturem com os eventos onlines, possibilitando que pessoas de diferentes locais possam participar e, ao mesmo tempo, quem quiser pode escolher como gostaria de acompanhar.

Encontros, workshops, palestras, cursos, são alguns exemplos de eventos que podemos ver voltando a acontecer.

Ferramentas antifraude

O lado positivo do crescimento das lojas online é a praticidade de fazer isso de qualquer lugar, mas, também tem lado negativo. 

Enquanto os números do E-commerce no Brasil crescem, os números de tentativas de fraudes no país acompanham esse crescimento.

Os sistemas antifraude podem ser encontrados no mercado com diversas tecnologias, preços e recursos, que garantem mais segurança para o seu comércio e para o seu cliente, evitando que sejam vítimas de possíveis ataques fraudulentos.

Pesquisas do Serasa Experian, apontam que no primeiro semestre de 2021, aconteceram 1 ataque a cada 8 segundos no Brasil. Por isso, os comerciantes estão, cada vez mais, buscando por soluções para impedir esses ataques.

Se quiser saber mais informações sobre ferramentas antifraude, leia nosso artigo falando tudo sobre elas. 

Atendimento por WhatsApp

Provavelmente o WhatsApp já faz parte do seu dia a dia, agora, ele está se tornando parte do cotidiano de empresas ao realizarem o atendimento. A Mobile Time, apontou que mensagens entre clientes e empresas, em 2021, aumentou 251% comparando com 2020.

Usar o WhatsApp como uma forma de conectar-se diretamente com o cliente apresenta vantagens entre elas, a praticidade e comodidade. Por isso, foi bem recebida por comerciantes, consumidores e a tendência de mercado para 2022 é que mais utilizado.

O WhatsApp Business oferece ferramentas para seu estabelecimento, como as mensagens programadas, o catálogo de produtos e o pagamento nativo.

Se você quiser saber mais sobre como usar o WhatsApp para melhorar seu atendimento, confira essa seleção de artigos:

Conclusão

Essas são 5 das tendências para 2022, tanto no mercado do E-commerce quanto no Marketing Digital. Não fique de fora e comece a implementar na sua empresa! 

Para conseguir fazer um bom planejamento de Marketing para o ano inteiro, não deixe de conferir nosso calendário de Marketing de 2022.

notfound

Tags

  • e-commerce
  • Tendências

Escrito por: admucom

Publicado em 22 de fevereiro de 2022

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO