Transformação Digital Nas Empresas: 11 Exemplos De Digitalização De Processos Para Negócios

Publicado em 04 de agosto de 2020

Com o impacto que os negócios sofreram nos últimos meses, a transformação digital nas empresas se tornou o assunto principal entre os empreendedores. A pandemia da COVID-19 nos fez enfrentar o isolamento social e muitas empresas tiveram que investir na digitalização de processos. Dessa forma, surgiram mudanças em vários aspectos como: o contato com os clientes a distância, não depender mais de lojas físicas e passar a vender online, além de ter parte de sua equipe de trabalho afastado do seu espaço físico, em regime de trabalho remoto (home office).

Nesse cenário, podemos entender que: se o seu negócio não estiver se adaptando a essa transformação digital, pode ser que daqui a alguns anos você não tenha um negócio. A digitalização dos processos nas empresas não é uma coisa do futuro, está acontecendo agora! Então você não pode ficar para trás.

Segundo dados da pesquisa realizada pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) com o Movimento Compre & Confie, o e-commerce brasileiro teve aumento de 56,8% no faturamento nos 5 primeiros meses de 2020, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Portanto, isso mostra uma mudança de comportamento muito clara na forma como as pessoas compram, e uma tendência de transformação na relação entre as empresas e consumidores.

mudança de comportamento de compra no cenário digital

Embora o e-commerce seja uma solução indispensável de transformação digital, esse conceito vai muito além de simplesmente vender online. Por isso, nesse artigo vamos explicar:

  • O que é transformação digital e os seus pilares;
  • As principais tecnologias inteligentes que transformam o mercado;
  • +10 exemplos de digitalização de processos nas empresas;


Entenda o que é transformação digital

A transformação digital nas empresas é uma mudança completa na estrutura, com o uso da tecnologia para melhorar o desempenho do negócio e garantir resultados cada vez melhores. Isto é, uma transformação que envolve a digitalização e otimização de vários processos através de soluções de tecnologia.


3 pilares da transformação digital

Antes de mais nada, precisamos esclarecer que a transformação digital não se trata de simplesmente ter uma loja virtual e criar um perfil nas redes sociais. Esse processo de mudança afeta profundamente o funcionamento da empresa e como ela se relaciona com seu público. O que nos leva ao primeiro pilar da transformação digital nas empresas:


1. Cliente

O papel do cliente também se transformou na era digital. Antigamente, o cliente era apenas um espectador para quem as marcas exibiam anúncios. Hoje em dia, a conectividade dos consumidores mudou completamente essa relação.

Com o acesso às redes sociais e a disponibilidade de ferramentas de busca na palma da sua mão (o smartphone), existe uma grande facilidade e rapidez para que os clientes interajam com as empresas. Além disso, o consumidor atual é exigente. Esse comprador espera ter acesso fácil as informações, capacidade de fazer uma compra em poucos passos, e ajuda em tempo real caso ele precise.

Por isso, um negócio digital de sucesso busca entender as exigências e necessidades do seu público alvo para entregar a melhor experiência possível ao usuário. Isso se aplica na usabilidade de um site, na organização e apresentação das suas redes sociais, como também no atendimento ágil e eficiente em seus canais online.


2. Processos operacionais e cultura da organização

Além de se preocupar com a imagem perante os clientes, a cultura interna também é impactada pela transformação digital nas empresas. É muito importante ter uma equipe preparada para enfrentar essas mudanças, o que envolve muito treinamento e busca por novos talentos.

Em resumo, o seu time precisa ter a inovação em mente. Essa inovação começa desde a otimização de um fluxo de vendas, automatizar algumas tarefas, melhorar o aproveitamento de tempo e recursos, até mesmo gerar mudanças que colocam seu negócio à frente da concorrência.

Ainda assim, a digitalização dos processos na empresa pode gerar uma imensa quantidade de dados. Por isso, é importante investir em algumas ferramentas que ajudam a organizar e interpretar esses dados. Dessa forma, a transformação digital também atinge a gestão, pois as informações geradas influenciam o processo de tomada de decisão.


3. Negócios Digitais Inovadores

O modelo de negócio em uma empresa também é impactado pela tecnologia. Isso ocorre porque o tempo de decisão de compra do cliente pode ser muito mais rápido. No entanto, a jornada que o consumidor percorre envolve o contato com vários canais que influenciam essa decisão.

Jornada de Compra do Cliente

Além disso, a transformação digital nas empresas tem muito a aprender como o modelo de startups. Essas novas empresas de tecnologia aceleram seu crescimento através da experimentação. Dessa maneira, as ideias são validadas pelos próprios clientes em menor escala, permitindo que a empresa aprenda com esse experimento e aprimore constantemente seus produtos e serviços. Esse feedback rápido do mercado pode ser o fator chave que os leva a ultrapassar seus concorrentes.


Tecnologias Inteligentes que transformam o mercado

Outro aspecto fundamental na transformação digital das empresas é a implantação de novas tecnologias. Conforme mencionamos anteriormente, os processos digitais geram cada vez mais dados que precisam ser estruturados. Com isso, veja as principais tecnologias que estão transformando o mercado:

Machine Learning (aprendizado de máquina)

Através do desenvolvimento de inteligência artificial, colocamos os sistemas para trabalhar por nós. Machine Learning significa aprendizado de máquina, ou seja, é a forma como os computadores e sistemas tomam decisões através de padrões pré-definidos por algoritmos, e permitem interpretar melhor os dados, identificando padrões e até mesmo fazendo previsões cada vez mais assertivas.

Vale mencionar que a busca do Google, por exemplo, é uma inteligência artificial que segue em constante aprendizado. Seu algoritmo é frequentemente atualizado para entender, através das perguntas e cliques dos usuários, quais os melhores resultados para exibir em uma página de busca.

Business Intelligence (BI) & Big Data

Ainda falando em análise de dados, temos a combinação de Big Data e BI para tomar decisões inteligentes no seu negócio.

  • Big Data representa a quantidade massiva de dados gerados, e como eles são coletados e tratados.
  • Business Intelligence é a estratégia de tomada de decisão com base em nessas informações. Isto é, o processo de analisar e monitorar os dados gerados por diversos sistemas, apresentando-os de uma forma organizada.

Algumas soluções conhecidas para aplicar essa inteligência de mercado são o software Power Bi e o Data Studio do Google.

Marketing Digital e Automação

Saiba que você pode garantir uma experiência de compra personalizada ao seu cliente sem precisar realizar cada ação manualmente. A automação de marketing permite programar diversos processos relacionados à jornada de compra do consumidor, como envio de mensagens e campanhas altamente segmentadas.

Vale a pena investir em ferramentas de automação para otimizar as ações de marketing digital na sua empresa e proporcionar uma experiência cada vez mais fluida aos seus clientes.


11 exemplos práticos de digitalização de processos numa empresa

Mesmo com todas essas informações, você pode se perguntar como fazer isso? Como colocar cada um desses pontos em prática e levar a transformação digital para sua empresa? Por isso listamos mais de 10 exemplos de digitalização que podem transformar os processos dentro de sua empresa.

  1. Atendimento por WhatsApp + delivery

    Pode parecer a coisa mais simples do mundo, mas muitas empresas só colocaram isso em prática por causa da pandemia. Pense em como você pode atender o cliente a distância e entregar o produto direto na casa dele.
  2. Ferramentas para comunicação interna

    Para a empresa que precisou colocar parte da equipe trabalhando remotamente, a comunicação é chave para manter os projetos em andamento e o time integrado. Por isso você precisa incorporar o uso de ferramentas como Hangouts, Google Meet, Slack, entre outros. É isso que permite o relacionamento próximo entre os membros da equipe e facilita a transmissão de comunicados importantes.
  3. Ferramenta para gestão de projetos

    Para equipes em home office ou presenciais, uma ferramenta de gestão de tarefas integrada faz toda a diferença.É assim que os gestores e membros da equipe podem acompanhar o andamento dos projetos a qualquer momento e de qualquer lugar.
  4. Armazenamento na Nuvem

    Por último e não menos importante, ter os arquivos salvos na nuvem é uma solução que proporciona mais segurança. Além de digitalizar documentos físicos para armazená-los em um servidor remoto, é possível guardar também os arquivos importantes da sua empresa. Dessa maneira é possível acessa-los de qualquer lugar com conexão à internet.
  5. Soluções que superam as objeções do cliente

    Você sabe quais são os obstáculos que o consumidor enfrenta para escolher seu produto ou serviço? Reinvente-se buscando formas de superar essas dúvidas e aproximar o cliente a fechar negócio. Alguns exemplos são: oferecer um período de teste para a ferramenta que você vende, ter um provador virtual para permitir que o cliente acerte no tamanho da roupa e oferecer um desconto para carrinho abandonado.
  6. Pesquisa de Satisfação em Formulário Online

    Se você quiser saber a opinião de seus clientes sobre o atendimento ou experiência de compra, esse processo pode ser feito com facilidade com ferramentas digitais. Através de sistemas como Survey Monkey ou Google Forms, você cria um formulário com perguntas e pode enviar aos seus clientes de forma automatizada ou manual. Por ser um formulário digital, é bem mais fácil de reunir as informações e interpretar os resultados da sua pesquisa.
  7. E-mails Transacionais Automáticos

    Os e-mails transacionais são essenciais para apoiar o cliente durante a compra. São mensagens que avisam que o pedido foi recebido, que o pagamento foi aprovado e que o objeto saiu para entrega, por exemplo. Muitas plataformas de e-commerce já oferecem esses e-mails automaticamente e, em alguns casos, é possível personalizar de acordo com a linguagem da sua loja.
  8. Experiência de compra Multicanal (Omnichannel)

    Se você possui canais de venda online e off-line, como esses canais estão integrados para beneficiar o cliente? Além do básico “compre online e retire na loja”, busque soluções inovadoras para garantir uma experiência multicanal, atendendo às exigências do consumidor atual.
  9. Aplicativo para Clientes

    O aplicativo é uma forma de facilitar o processo de compra para seu cliente. Ele proporciona mais um canal de comunicação e praticidade para comprar na sua loja ou utilizar seu serviço. Algumas empresas como a Americanas e Magazine Luiza criaram promoções e descontos exclusivos para promover o uso do app entre os clientes. Além disso, com o aplicativo instalado é possível enviar notificações avisando de novidades e promoções.
  10. Campanhas segmentadas por Comportamento

    Hoje em dia existem diversas ferramentas que permitem segmentar as campanhas de acordo com o comportamento do usuário. As tecnologias para recuperação de carrinho abandonado, por exemplo, identificam quando o cliente colocou produtos no carrinho mas não finalizou a compra. Assim elas enviam um e-mail ou mensagem para tentar recuperar esse cliente. Através do pixel, o gerenciador de negócios do Facebook identifica se o cliente visualizou o produto, colocou no carrinho ou fez uma compra. Isso permite campanhas cada vez mais refinadas e assertivas, exibidas no momento ideal da sua jornada de compra.
  11. Campanhas de Google com Lances Inteligentes

    Buscando facilitar o processo de otimização nas campanhas de Google Ads, existe a opção de aplicar automação inteligente para lances. Dessa forma, com a estratégia certa, é possível obter resultados cada vez melhores.

digitalização de processos em negócios digitais

Enfim, é evidente que a adaptação a essa revolução de tecnologia já uma realidade. Se você ainda não começou a mudar os processos do seu negócio e se adaptar ao contexto atual de transformação digital nas empresas, é hora de começar!

Temos uma equipe pronta para apresentar soluções eficazes para sua empresa. Entre em contato para falar com um especialista e dê o próximo passo para o crescimento de seu negócio.

E-Commerce
Publicidade
Por: Redação Eficaz
Publicado em 04 de agosto de 2020

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp