Por que minha loja virtual não vende nos finais de semana e feriados?

Publicado em 10 de maio de 2022

Quem não ama um feriado, não é mesmo? Poder descansar, passar um tempo com a família, viajar. Porém, para muitos lojistas e empreendedores, esses períodos podem ser um pesadelo em que sua loja não vende.

Se você tem uma loja virtual, provavelmente, já passou por algum final de semana ou feriado prolongado em que suas vendas tiveram uma grande queda. Assim que nos deparamos com isso já começam as preocupações: será que vou conseguir bater minha meta esse mês?

A boa notícia é que ter oscilações nas suas campanhas, principalmente em casos de feriados e finais de semana, é completamente normal. 

Por isso, se você está se perguntando porque sua loja não vende, nesse texto vai entender porque essas variações acontecem, se você deve reduzir seu orçamento de campanha e, ainda, como aumentar as vendas nesse período.

Por que minha loja não vende aos finais de semana e feriados?

Ter períodos de oscilação nas vendas é completamente normal, principalmente em datas sazonais e finais de semana. Isso vai depender bastante do seu nicho de mercado, perfil de clientes e até o tipo de pagamento que foi feito.

Em caso de finais de semana, por exemplo, se forem o primeiro final de semana próximo ao pagamento ou no último do mês, normalmente, os consumidores evitam comprar.

google ads

Outro ponto que pode influenciar é o tipo de pagamento. Boleto bancário e TED (Transferência Eletrônica Disponível), quado realizadas fora do horário bancário, serão aprovadas apenas no próximo dia útil. Então, uma pessoa que realiza o pedido na sexta-feira 22h, só terá a compra aprovada na segunda-feira. Isso se não tiver nenhum feriado no meio.

Em casos de feriado, o comportamento do seu público e seu mercado é o que mais influência na queda das suas vendas. Para entender se é um padrão ou se algo está errado é importante realizar analises constantes da sua loja.

Certos nichos possuem queda na procura, enquanto outros aumentam suas vendas justamente nesses períodos.

Mas lembre-se de nunca comparar o período de feriado com o mês anterior, isso é um erro muito comum e fará com que você tenha analises erradas do que realmente acontece. Nesses casos, você deve comparar com o mesmo período do ano anterior. 

Devo pausar meu orçamento Google Ads durante esses períodos?

Após perceber que suas vendas estão diminuindo é comum que os lojistas se perguntem “se sabemos que minha loja não vende, vale a pena reduzir ou pausar minhas campanhas de Ads?”. Afinal, ninguém quer gastar com algo que não tem retorno, não é mesmo? 

Porém, é muito importante que suas campanhas sejam mantidas mesmo durante finais de semana e feriados. Isso porque, se forem pausadas elas podem entrar na fase de aprendizado novamente e atrapalhar toda a performance da conta.

A fase de aprendizado é o momento em que o Google ou o Facebook Ads está aprendendo e entendendo quais as características daquela campanha, como o público e orçamento. Realizar algumas mudanças bruscas, como no orçamento Google Ads, faz com que seja necessário um novo período de aprendizado.

porque minha loja não vende

O aprendizado pode ser um problema para sua loja, já que é um momento em que a inteligência artificial está procurando a melhor maneira de entregar o anúncio para o público com o orçamento escolhido e durante esse processo o desempenho é mais variável.

Por isso, manter a campanha evita que você precise passar novamente por esse processo. Porém, existe a possibilidade de reduzir seu orçamento, apesar de não ser indicado, sem voltar para aprendizado.

O orçamento Google Ads pode ser reduzido ou aumentado em até 20% sem a necessidade de voltar ao aprendizado. Já no Facebook Ads, o orçamento pode ser reduzido em até 30%.

Como aumentar as venadas nos finais de semana e feriados?

Agora que você já está sabendo o porquê da sua loja não estar vendendo de finais de semana e feriados, e entendeu porque deve manter suas campanhas, vamos falar como é possível aumentar suas vendas nesse período. 

A principal maneira de vender mais em períodos de queda como esses é incentivando alguns hábitos de compra de seus clientes. Por exemplo, você pode dar descontos para pagamentos realizados via PIX, já que a transferência do valor acontece instantaneamente, independente do horário bancário.

Outra forma é dar cupons de desconto para serem utilizados especificamente em finais de semana ou em feriados. Você pode aproveitar e fazer ofertas com frete grátis ou oferecer vantagens para os clientes que vão além do simples desconto.

Dessa forma, você estará incentivando e dando motivos para que eles comprem durante esses períodos.

porque minha loja não vende
(Photo Illustration by Thiago Prudencio/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)

Ter um bom preparo e estar com sua estratégia em dia são excelentes maneiras de criar boas campanhas e ações para aumentar suas vendas. Se ainda não tem suas estratégias de marketing para 2022 preparadas, pegue seu Calendário de Marketing 2022 da Eficaz e comece agora mesmo a planejar.

Conclusão

Se chegou até aqui pode perceber que essas oscilações em vendas são completamente naturais e a quantidade que elas variam depende do seu mercado e do perfil do público. Quando se deparar com essas situações, não se desespere! É impossível manter o rendimento e as mesmas métricas todos os dias, o importante é analisar e entender o que está causando essas oscilações e se elas representam algo mais grave. 

Com boas estratégias, tanto em mídias pagas quanto em tráfego orgânico, você conseguirá atingir seus resultados e métricas desejados. Por isso, manter a constância é essencial para o sucesso no Marketing Digital.

Se está em busca de especialistas em Google Ads e Facebook Ads para melhorar e cuidar da performance dos seus anúncios, entre em contato com a Eficaz Marketing. Nossa equipe está preparada para atender sua marca.

E-Commerce
Performance
Por: João Martinez
Publicado em 10 de maio de 2022

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp