Indústria No E-Commerce: Descubra 7 Estratégias de Marketing Digital Para Indústria 4.0

Publicado em 29 de julho de 2020

A transformação digital já chegou nas indústrias! Com o avanço da tecnologia, os processos industriais nunca mais foram os mesmos. Então, com a introdução da robótica, inteligência artificial e internet das coisas, é possível gerar e analisar uma quantidade significativa de dados, além de otimizar o processo de produção e economizar recursos.

Assim como a indústria 4.0 transformou as fábricas, essa mesma revolução digital acontece no marketing. Por isso, uma indústria presente no e-commerce precisa entender tudo sobre marketing digital, e como essas estratégias impactam o fluxo de vendas e a gestão de processos.

Com o objetivo de apresentar as melhores dicas obter resultados no ambiente digital, preparamos esse guia completo! A seguir, descubra as principais soluções de tecnologia e estratégias de marketing digital para indústrias.


1. Seja uma indústria digital: loja virtual para indústrias

Tudo começa no projeto! Em primeiro lugar, para fazer a transição da indústria 4.0 no e-commerce é muito importante desenvolver um projeto de site com organização.

Além de pensar estrategicamente como o novo canal de vendas online pode impactar as revendas e representantes comerciais, seu canal oficial online precisa ser eficiente! Afinal, o cliente espera um site fácil de usar e que proporcione facilidade na compra. Por isso, leve em consideração a arquitetura de informação a usabilidade do site. O e-commerce não é simplesmente ofertar produtos online, é uma experiência de compra que começa no acesso à página até o recebimento do produto.

Se você quiser ouvir cases de sucesso com grandes nomes da indústria brasileira contando sua experiência de transformação digital, assista ao nosso webinar exclusivo “Tecnologia para Indústria no E-commerce”.


2. Tecnologia da Informação: Big Data, Engenharia de Dados e Integração

Uma forte característica da transformação digital é quantidade de dados gerados. Entretanto, essa quantidade de informação não tem valor se não estiver organizada! Por isso, obter uma estrutura que facilita a interpretação dos dados irá auxiliar na tomada de decisões. Sendo assim, a indústria 4.0 digital conta com inúmeras soluções inteligentes, como Big Data Analytics e ETL (do inglês Extract Transform Load). Esses são dois exemplos de soluções para capturar, analisar, integrar e gerenciar diversas fontes de dados. Dessa forma, os gestores podem ter insights valiosos para entender seu próprio negócio e tomar decisões estratégicas.


3. CRM: um sistema para gestão de clientes

CRM é a sigla em inglês para Customer Relationship Management, ou seja, é um sistema para gestão do relacionamento com os clientes. Uma indústria digital tem essa característica multicanal, ou seja, diversos canais de venda e pontos de contato com os consumidores. Isso envolve a integração dos clientes do e-commerce, assinantes da newsletter, carteira de clientes das revendas e outros canais.

Por isso, ter um software inteligente para armazenar os dados dos seus clientes e registrar informações do fluxo de vendas é essencial para que uma indústria 4.0 faça um bom marketing.


4. O jeito novo de conquistar clientes: marketing de conteúdo

Hoje você não precisa ir de porta em porta para oferecer seu produto, ou até mesmo colocar anúncios aleatórios esperando que alguém se interesse pelo seu negócio. O marketing de conteúdo permite ATRAIR os clientes até você!

Para isso, você pode oferecer conteúdos que informam e respondem as principais dúvidas de seus clientes. Se você puder resolver um problema para seu cliente em potencial, ele vai confiar mais em você! Além de aumentar sua credibilidade e posicionamento de marca, essas estratégias permitem captar contatos de clientes, como você verá no próximo passo.

crm-gestao-de-clientes-para-marketing-na-industria


5. Captação de Leads através do Inbound Marketing

Se você tem um conteúdo de valor que ajuda seu cliente a esclarecer uma dúvida ou resolver um problema, que tal pedir algo em troca?

Não, você não precisa cobrar para oferecer conteúdo, mas você pode solicitar o e-mail ou telefone daquele usuário. Afinal, se ele está disposto a consumir as informações que você ofereceu, pode ser que seu produto seja uma solução para ele! É assim que o inbound marketing funciona. Tudo começa na oferta de conteúdo de valor para o usuário. Além disso, é preciso considerar o momento na jornada do consumidor e a fase do funil de vendas para montar uma estratégia eficiente.


6. Nutrição e relacionamento através de campanhas de e-mail

Entretanto, nem sempre o cliente que deixou suas informações de contato está pronto para receber uma ligação do time de vendas.

É preciso considerar a fase na jornada de compra para continuar nutrindo esse cliente, com informações relevantes, dicas e até mesmo ofertas por e-mail. Para isso, vale a pena investir em e-mail marketing para criar relacionamento com seus clientes em potencial, preparando o lead para o momento ideal de vender!


7. Seja encontrado por aqueles que BUSCAM: otimização de SEO

Você sabe quantas buscas são feitas no Google todos os dias? Segundo o Internet Live Stats, estima-se que, diariamente, 4,5 bilhões de buscas são realizadas no Google. Já se perguntou se a resposta para algumas dessas perguntas é o seu negócio ou produto?

Por isso, ter um site otimizado para os motores de busca é essencial. Garanta que o conteúdo do seu site seja construído com estratégias de otimização para busca orgânica (SEO).


Agora que você já conhece as principais estratégias e soluções de marketing digital para indústria no e-commerce, é hora de colocar em prática. Mas, se você ficou preocupado em atender todos esses requisitos, saiba que não precisa fazer tudo sozinho.

Existem parcerias que podem ajudar a estruturar seu negócio digital e implantar as soluções tecnológicas que sua empresa precisa. Saiba que você pode consultar um especialista da Eficaz para entender com mais detalhes cada um desses tópicos.

E-Commerce
Mercado
Por: Redação Eficaz | Isadora Souza
Publicado em 29 de julho de 2020

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp