O Que É Funil De Vendas No Marketing Digital: Descubra Como Aplicar Na Sua Empresa

Publicado em 23 de outubro de 2020

Você já sabe como é o funil de vendas da sua empresa? Vamos te ajudar a entender o que é funil de vendas e como aplicar esse conceito nas suas ações de marketing digital.

O funil de vendas no marketing digital é usado para mapear o andamento de seus clientes ao longo do processo de compra, aliado a jornada do consumidor.

Então, o funil de vendas de uma empresa é um modelo estratégico compartilhado entre as áreas de marketing e comercial. Dessa forma, é possível entender, mapear e monitorar o caminho do lead até a conversão.

A seguir você vai aprender o que é o funil de vendas, como ele funciona, quais suas etapas e sua relação com a jornada de compra.

O que é funil de vendas no marketing digital?

O funil de vendas é uma representação visual de um modelo estratégico que mostra os estágios da jornada do cliente. Esses estágios começam no primeiro contato com a empresa até o fechamento de um negócio.

Também conhecido como pipeline, o funil de vendas do marketing digital é formado por etapas e gatilhos, que dão suporte ao cliente ao longo do seu processo de compra.

Por isso, a definição do funil é combinação de diversas campanhas e estratégias de marketing. Dessa maneira é possível estimular ações sequenciadas até que um visitante se torne seu cliente.

Como funciona o funil de vendas?

Como o cliente passa por vários estágios ao longo do processo de compra, o funil de vendas é uma forma de garantir mais autonomia aos potenciais clientes. Assim, eles conseguirão as informações que precisam de acordo com sua maturidade em relação a decisão de compra.

Por exemplo, quando um cliente visita seu site pela primeira vez, ele pode estar menos preparado para comprar do que aquele que já conhece seu produto ou serviço, e já buscou até as avaliações da sua loja.

Então, quem está na primeira fase de topo do funil deve receber uma abordagem diferente do que aqueles que já estão mais próximos de decidir pela compra.

Em resumo, o funil de vendas aliado a jornada de compra ajuda as empresas a tomar a ação adequada no momento certo. Por isso o marketing de conteúdo é importante em um processo de venda orientado pelo funil.

Conheça as etapas do funil de vendas

Geralmente, o funil de vendas é dividido em 3 etapas: topo de funil (ToFu), meio de funil (MoFu) e fundo de funil (BoFu).

Além disso, é importante ressaltar que a quantidade de pessoas diminui ao longo das fases, por isso o desenho de pirâmide invertida.

funil de vendas no marketing digital

TOPO DE FUNIL

Nessa fase do funil, consumidor faz a descoberta que tem um problema ou necessidade a ser atendida. Portanto, ações de topo de funil envolvem conteúdos de atração, que trazem o cliente a um primeiro contato com sua marca.

Dessa forma, quando o cliente se conscientiza dessa necessidade, o conteúdo deve ter o papel de educa-lo. Agora é o momento de se posicionar como especialista, fornecendo informações que o ajudem a compreender totalmente sobre esse problema.

Ainda assim, estamos lidando com um visitante no site, ou seja, sua empresa ainda não possui informações sobre elas. Por isso que a oferta de conteúdo deve ter como objetivo converter os visitantes em leads, fazendo-os andar no funil.

MEIO DE FUNIL

De agora em diante, o visitante passa para o estágio de lead. Esse processo acontece ao realizar alguma conversão ou inscrição, que por sua vez faz parte do processo de reconhecimento do problema.

A partir disso, esse lead passa procurar formas de resolver seu problema. Como ele ainda não sabe qual solução é a melhor para sua realidade o papel das empresas é apresentar um conteúdo que apoie essa decisão.

Portanto, as estratégias de meio de funil têm como objetivo resolver as necessidades, apresentar soluções, comparativos. Assim se estabelece uma relação de confiança entre consumidor e marca.

FUNDO DE FUNIL

No fundo do funil, o lead qualificado que está mais próximo do fechamento do negócio se torna uma oportunidade.

A partir disso, ele pode ser abordado pelo time de vendas ou ser estimulado a tomar ações como fechar um pedido no site ou contratar um serviço.

Portanto, o processo de fundo de funil consiste em transformar uma oportunidade de negócio em um cliente, isto é, concretizar a venda.

Quais são os estágios do consumidor ao longo do funil?

Além de compreender o conceito de topo, meio e fundo, é importante entender as fases que o consumidor passa ao longo desse funil.

estágios do consumidor ao longo do funil
  • VISITANTE: o primeiro contato com a empresa, que pode ser uma visita no site, visualização de um post de blog, postagem nas redes sociais ou anúncio de display;
  • LEAD: quando o consumidor já reconhece que tem um problema e realiza uma conversão, isto é, deixa seus dados de contato em troca de uma recompensa;
  • OPORTUNIDADE: quando as ações do consumidor mostram que ele está mais próximo de fechar um negócio e pode receber o contato do time de vendas;
  • CLIENTE: é aqueles que fizeram uma compra ou contrataram um serviço, tornando-se clientes da empresa.

Para que serve o funil de vendas?

Se você ainda não entendeu para que serve o funil de vendas, vamos te ajudar a compreender essa importância.

A seguir, você verá os 3 principais motivos para usar o funil de vendas na sua estratégia:

  • Apoiar o planejamento de inbound marketing;
  • Orientar a criação de marketing de conteúdo adequada as necessidades do cliente;
  • Tornar mais eficiente o processo de vendas: prospectar, atrair, converter e fidelizar clientes.

Portanto, ter o funil de vendas da sua empresa bem estruturado te ajuda a compreender mais profundamente o caminho que seus clientes percorrem até a compra. Consequentemente, o funil de marketing te deixa mais preparado para oferecer os melhores conteúdos e apoiar o consumidor.

Funil de Vendas x Jornada de Compra

Veja a imagem a seguir para facilitar o entendimento de como o funil de vendas está ligado ao estágio do cliente e também a etapa na jornada de compra.

jornada do cliente aliada ao funil de vendas

E agora que você já entendeu o que é funil de compras no marketing digital, que tal dar o próximo passo?

Você pode colocar esse conceito em prática através de uma nova campanha de atração, qualificação e conversão!

Então, conte com o apoio dos serviços de marketing da Eficaz para potencializar os resultados das suas campanhas.

Descubra mais informações no nosso site e fale com um especialista!

Publicidade
Por: Redação Eficaz | Isadora Souza
Publicado em 23 de outubro de 2020

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp