Por: admucom | 16/07/2020

E-Commerce

08 min de leitura

caminhos-da-industria-no-e-commerce

A inovação tecnológica sempre fez parte do processo de transformação das indústrias. Assim como a indústria 4.0 revolucionou os processos de fabricação e a operação de máquinas, a indústria digital vai transformar o processo de aquisição de clientes e vendas através do e-commerce.

Mas afinal, o que é indústria 4.0? Essa quarta revolução industrial ocorre pela inclusão da robótica e automação inteligente dos equipamentos. Uma indústria inteligente utiliza do conceito de internet das coisas, que consiste em uma rede de objetos físicos capaz de gerar e transmitir dados.

como-a-indústria-4.0-revolucionou-os-processos

Entretanto, a transformação digital na indústria não termina aqui. O setor industrial precisou se reinventar para entrar no universo do comércio eletrônico. Isso ocorre pois hoje o consumidor está cada vez mais exigente. Para satisfazer essas expectativas de clientes e compradores, as empresas devem oferecer um processo de compra mais ágil. O cliente atual quer ter o poder de decidir quando, como e onde ele compra, sem depender de ajuda externa, mas tendo essa ajuda à disposição caso ele precise. É nesse cenário de mudança no comportamento de compra que começa a entrada da indústria no e-commerce.

Além das vendas diretas ao consumidor, as transações business-to-business têm sua importância no comércio eletrônico da indústria. Em 2019, a previsão de faturamento do e-commerce B2B no Brasil era de 2,39 trilhões. Isso representa um aumento estimado de 17% em relação ao ano anterior. É essencial que o setor industrial veja as grandes oportunidades de se posicionar online.

Por que levar a indústria para o ambiente digital? Entenda as vantagens!

Em primeiro lugar, uma das vantagens da indústria no e-commerce é atender as exigências dos clientes de hoje. O consumidor espera ter acesso a informação para encontrar a solução que procura, além de um processo de compra ágil e eficiente. Isso significa ter um site ou loja virtual oficial, que garanta acesso ao catálogo de produtos completo, proporcionando mais facilidade para que seu cliente faça uma compra.

Além disso, ter uma presença digital é essencial para o sucesso da indústria no e-commerce. Afinal, uma empresa bem posicionada nas redes sociais e que sabe construir uma rede de relacionamento com os potenciais clientes, certamente ganhará mais credibilidade e reconhecimento de marca.

da-indústria-para-o-e-commerce

O off-line não deixa de existir: amplie os canais de venda!

É nesse momento que surge uma preocupação: ter uma loja virtual para indústria pode prejudicar os canais de vendas offline? Para que suas revendas e representantes comerciais sejam preservados, é importante ter uma política saudável na implantação desse novo canal de vendas. Se você quer entender mais sobre o assunto, assista ao webinar sobre tecnologia para indústria no e-commerce. Nessa conversa com a presença de grandes nomes da indústria brasileira, você vai conhecer alguns cases de sucesso e aprenderá com quem passou pela experiência da transformação digital.

assista ao webinar sobre tecnologia para indústrias no e-commerce
Clique na imagem para assistir ao webinar!

Indústria no e-commerce + marketing digital: o segredo para promover sua marca

Para ter sucesso na jornada de transformação digital, é preciso ir além do básico. Por isso, é indispensável que você invista em estratégias de marketing digital! Dessa forma você pode fortalecer a presença online da sua marca, gerar reconhecimento e demanda para todos os seus canais de venda. Conheça algumas dessas técnicas:

  • Experiência do usuário

    Para que o consumidor consiga navegar pelo site, encontrar os produtos e fazer uma compra com facilidade, pense na experiência do usuário e usabilidade. E isso começa na implementação do projeto da sua loja virtual. Seu projeto deve garantir uma arquitetura da informação bem estruturada e interface otimizada;
  • SEO (Otimização para busca orgânica)

    Não basta ter um espaço na internet, o que toda empresa quer é ser encontrada. Por isso vale a penta otimizar o site para que seja encontrado com facilidade pelos buscadores;
  • Estratégias para captação de leads

    Leads são contatos de clientes em potencial, que conseguimos em troca da oferta de conteúdo de valor para o seu cliente. Através do inbound marketing e marketing de conteúdo é possível conseguir leads qualificados para enviar campanhas de e-mail, criar um relacionamento e conseguir mais vendas.
  • Automação de marketing

    O mesmo processo de otimização de recursos e de tempo que a indústria 4.0 vive nessa revolução tecnológica se aplica ao marketing. Existem diversas ferramentas que permitem programar ou automatizar alguns processos. Isso acontece com o envio de e-mails transacionais, recuperação de carrinho abandonado, campanhas inteligentes, chatbots e muito mais. Entenda como cada uma dessas soluções pode beneficiar seu processo de venda e a jornada do consumidor;
  • Integração com outras ferramentas

    Uma indústria digital provavelmente irá utilizar muitas ferramentas para gestão de produtos (ERP), clientes (CRM) e campanhas. Por isso, sua plataforma precisa ser integrada às outras ferramentas que a empresa utiliza. Em alguns casos, você poderá precisar de uma solução inteligente e personalizada para as necessidades do seu negócio.

Se você quiser conhecer mais sobre as soluções de marketing digital para indústrias no e-commerce, continue acompanhando o nosso blog.

como-usar-tecnologia-na-industria-para-e-commerce

A transformação digital das indústrias não é uma meta para o futuro, é uma realidade atual! Para entender melhor como você pode fazer essa transição de indústria para comércio eletrônico, fale com um de nossos especialistas.

Somos uma agência especializada em soluções de tecnologia para e-commerce e podemos te ajudar a cada passo desse processo.

notfound

Tags

  • transformação digital
  • e-commerce b2b
  • indústria inteligente
  • indústria 4.0
  • indústria digital
  • indústria e-commerce

Escrito por: admucom

Publicado em 16 de julho de 2020

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO