Por: admucom | 14/10/2022

E-Commerce

08 min de leitura

o que é marketing local

Você sabe o que é Marketing Local? Muitos empreendedores ficam com medo de competir com grandes marcas, achando que não tem espaço no mercado. Mas existe uma estratégia muito eficaz que pode alavancar o seu negócio, mesmo que você seja um pequeno comerciante em uma cidade no interior. 

Nesse texto, você vai conhecer o que é Marketing Local, quais suas vantagens e 6 dicas de como aplicar no seu empreendimento e conquistar os clientes da sua região.

O que é Marketing Local?

Marketing Local é um conjunto de estratégias que tem como objetivo agregar mais valor a um produto, serviço ou marca. Dessa forma, aumentando o reconhecimento e o interesse que os clientes de uma região tem por eles.

Ou seja, é você atrair a atenção e cativar clientes que estão na sua área de atuação, dando preferencia para moradores do seu bairro, cidade ou região.

Vamos supor que você abriu uma padaria em uma cidade no interior de São Paulo, por mais legal que seja você ter seguidores de outras cidades, e até outros estados, a não ser que eles estejam de passagem pela cidade, eles não vão comprar na sua padaria, certo?

Você precisa dar foco para quem realmente tem condições de ser seu cliente, aquelas pessoas que moram na redondeza da sua padaria. Essa estratégia pode ser utilizada por qualquer empreendimento, mas é bastante relevante para prestadores de serviço ou quem trabalha com produtos perecíveis. 

Vantagens do marketing local

Agora que já sabe o que é Marketing Local, vamos falar de algumas vantagens que ele pode trazer para seu negócio. Como foi possível perceber, a principal vantagem é aumentar o número de clientes.

Com uma estratégia bem feita você consegue informações do comportamento dos clientes, local onde moram e frequentam, tipo de atividade que realizam e muito mais. Tudo isso serve para melhorar suas campanhas e atraí-los para sua loja.

Você consegue, por exemplo, programar anúncios para aparecer apenas para pessoas que moram ou entram na região definida.

Se você possui loja física, você pode realizar eventos que incentivem e levem clientes para seu espaço, isso aumenta o engajamento, atrai novos clientes e melhora o reconhecimento da sua marca.

Se quiser mais ideias de como atrair clientes para sua loja física, confira nosso artigo sobre a jornada online to offline.
Além disso, você está aumentando sua credibilidade. Mesmo em cidades pequenas a concorrência é alta. Por que o cliente iria escolher sua loja e não a concorrente? Ambas são na mesma cidade, poucos metros de distância uma da outra.

Você pode usar o Google Meu Negócio, por exemplo, e aparecer em uma pesquisa para “padarias perto de mim”. Quando o usuário encontrar o nome da sua empresa, será essa que vai escolher, pois, mostra credibilidade e profissionalismo.

Como fazer marketing local na minha empresa?

Tudo bem, já estou craque em Marketing Local. Como colocar em prática na minha empresa? 

Não se preocupe, vamos dar 6 dicas de como você consegue implementar essa estratégia tão eficiente na sua própria empresa.

Conheça seu público

A primeira dica é conheça seu público. Ela é comum a toda estratégia de Marketing, afinal, se você quer vender um produto ou serviço, precisa saber para quem está vendendo. Então, entenda quem são suas personas e onde encontrá-las.

Nesse caso, não estamos falando necessariamente da posição geográfica, mas sim de redes sociais. Não é porque você está realizando marketing com foco na sua cidade que o digital deve ser deixado do lado.

Se o seu público alvo está no Facebook, não é uma boa ideia investir pesado em ads para o Instagram ou LinkedIn. Além disso, na hora de realizar as configurações dos anúncios você pode segmentar por idade, gênero, interesse, etc. 

Essas informações todas você consegue definindo e conhecendo bem quem é seu público.

Defina seus objetivos

O que você espera da sua campanha de Marketing Local? No exemplo da padaria, você quer atrair clientes para o estabelecimento? Talvez divulgar seu novo serviço de entregas na cidade? Ou está tentando aumentar seu reconhecimento?

Cada objetivo pede tipos diferentes de campanhas e estratégias. No caso de atrair clientes, fazer eventos ou servir um prato específico em determinados dias da semana pode ser uma boa estratégia. Quem nunca viu uma placa “feijoada aos domingos” e ficou com água na boca?

Já para divulgar o delivery, você pode oferecer cupons de desconto nas primeiras compras ou oferecer entrega grátis. As possibilidades são grandes, por isso, tenha seus objetivos bem definidos e considere quais campanhas podem ser melhores para eles.

Ferramentas

Um termo muito comum que você vai encontrar ao falarmos de Marketing Local é o Geomarketing. Resumidamente, é utilizar ferramentas com geolocalização para entregar suas campanhas. Falamos, ao longo do texto, que isso era possível, oferecer anúncios e produtos para determinadas regiões.

Agora, vamos apresentar algumas ferramentas de Geomarketing que você pode usar em suas campanhas de Marketing Local.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é a ferramenta essencial para o Marketing Local. Ela é gratuita e você consegue adicionar diversas informações sobre seu negócio, como endereço, nome, telefone, horário de funcionamento e muito mais.

Fazer isso te coloca em destaque no Google quando o cliente procurar por produtos que você venda e esteja na área de alcance. Além disso, pode aparecer no Google Maps e ter informações essenciais de contato.

Tudo isso facilita para seus possíveis clientes encontrarem seu negócio. Se você ainda não tem o Google Meu Negócio, temos um texto completo ensinando como criar sua conta no GMN.

Google Ads

Outra ferramenta importante é o Google Ads. Com ele você consegue anunciar no Google e em outros sites associados. Existem diversos tipos de campanhas que pode usar para potencializar seu Marketing Local.

Nele você consegue segmentar seu público por idade, sexo, local, interesses, etc. Se quiser saber mais sobre o Google Ads, confira nosso texto de como anunciar nessa plataforma.

Facebook Ads

O Facebook Ads é muito semelhante à ferramenta anterior, porém você consegue anunciar nas redes sociais do grupo Meta (Facebook e Instagram). Se você usa essas redes com frequência e seu público está nelas, provavelmente já conhece esse recurso.

Avaliações

Um recurso disponível em diversas páginas de empresas é a avaliação dos usuários. Basicamente, os clientes podem dar uma nota de 0 a 5 para a experiência que tiveram com sua marca.

Isso é muito importante já que as avaliações influenciam na decisão de compra de outros clientes. Quanto melhor for sua nota, mais chance os clientes têm de fechar negócio com você.

marketing local o que é
Foto de excelente servicio creado por DilokaStudio – www.freepik.es

Para um comércio local isso é extremamente necessário. As lojas grandes, multinacionais ou grandes redes de varejo brasileiro, tem sua reputação construída e validada constantemente. É quase como algo natural, já sabemos que comprar na loja x é confiável. 

Mas comprar em uma loja local é diferente, precisamos de indicação de pessoas confiáveis ou que já tenham feit negócio com ela. 

Lembre-se de uma coisa: você NÃO DEVE apagar avaliações negativas ou pedir por avaliações positivas, elas devem ser verdadeiras. Caso receba uma avaliação ruim, tente entender qual foi a causa, pergunte qual o problema e resolva. Isso mostra para os outros clientes que você olha as críticas e resolve os problemas.

SEO local

O Search Engine Optimization é uma estratégia que pode trazer diversos benefícios para seu negócio local. Com ele, através da geolocalização e as otimizações corretas, sua empresa terá ótimos resultados nas ferramentas de busca, ficando na frente dos concorrentes e levando muito tráfego orgânico para sua página.

Para conhecer mais sobre o SEO local, leia este artigo.

Não se esqueça do offline

Por fim, nossa última dica é: não se esqueça do offline. Apesar de vivermos em um momento em que a internet dita como serão os negócios e é extremamente importante sua loja estar presente nela, o offline é um grande aliado de negócios locais.

Ao longo do texto sugerimos algumas estratégias como realizar eventos e promoções, mas as formas tradicionais de marketing como panfletos, banners, outdoors, e até mesmo, patrocinar eventos da comunidade também funcionam. Mas não devem ser sua única estratégia.

Tudo isso aumenta o conhecimento sobre sua marca e leva clientes para sua loja.

Conclusão

Com esse artigo você já deve ter entendido o que é Marketing Local e como aplicá-lo na sua loja, então é hora de colocar a mão na massa. Conseguir bons resultados não é fácil, mas com certeza o esforço compensa e vai fazer sua ter muito sucesso na região.

Confira os links de apoio que colocamos ao longo do texto para saber mais e leia nossos artigos com dicas de campanhas para lojas físicas e sobre o Google Merchant Center.

notfound

Tags

  • SEO LOCAL
  • marketing local
  • seo
  • marketing digital
  • e-commerce

Escrito por: admucom

Publicado em 14 de outubro de 2022

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO