Marketing Local: Exemplos de estratégias para você usar na sua empresa

Marketing Local são estratégias utilizadas para atrair clientes que estejam geograficamente próximos ao seu estabelecimento. Elas são excelentes formas de aumentar sua credibilidade e reconhecimento de pequenos e médios negócios. Nesse texto você encontrará exemplos de estratégias para marketing local.

Publicado em 21 de outubro de 2022

A concorrência no Marketing Digital é muito difícil, principalmente para pequenos e médios negócios quando comparados com grandes marcas do mercado. Porém, o Marketing Local é uma forma de conseguir ótimos resultados na sua cidade e região.

Se o seu objetivo é ser um sucesso no comércio local, separamos exemplos de Marketing Local para usar na sua empresa. Nesse texto você irá conhecer as estratégias de Marketing Local:

  • Marketing de conteúdo
  • SEO
  • Mídias pagas
  • Geomarketing
  • E-mail Marketing
  • Redes Sociais
  • Campanhas offline
  • Online to Offline

O que é Marketing Local?

Marketing Local são estratégias focadas em atrair clientes que estejam próximos da sua loja física. Ele é muito útil para quem oferece serviços ou produtos que não possam ser entregues em longas distâncias, como no caso de alimentos. 

Além disso, se você não quer bancar custos de frete e quer atender apenas sua região, o Marketing Local é ideal para você.

A ideia desse tipo de Marketing é utilizar diversas ferramentas de anúncios e geolocalização para segmentar a entrega das suas campanhas apenas para quem esteja na sua área de atuação. Afinal, de nada adianta muitas pessoas de outro estado procurarem pelo seu produto se você não consegue comprar, não é mesmo?

Se você quer aprender mais detalhadamente o que é o Marketing Local, leia nosso artigo com dicas sobre o assunto. O importante aqui é saber que as possibilidades são grandes e trazem resultados muito positivos. Por isso, veja 8 exemplos de marketing local.

8 Exemplos e estratégias de Marketing Local

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para aumentar sua credibilidade. Ela consiste em criar conteúdos relevantes para seu público, com a intenção de ajudá-los a solucionar problemas relacionados ao seu mercado, sem necessariamente estar vendendo sua marca.

Vamos supor que você tenha uma empresa de contabilidade que atende sua cidade. Você pode criar conteúdos ensinando a declarar imposto de renda, como poupar dinheiro, dicas para fazer renda extra, e qualquer outra coisa que possa interessar seu público.

Para isso, você pode usar diversas plataformas, blog, redes sociais, vídeos, áudio, etc. Basta saber onde seu público está e começar a produzir. Para saber mais sobre Marketing de Conteúdo, confira nosso texto ensinando como escolher o melhor conteúdo para seu blog.

Essa estratégia é ótima, pois aumenta sua credibilidade como referência e especialista no assunto. Utilizando-a com outras estratégias, você consegue alcançar a primeira página do Google e direcionar esses conteúdos para pessoas da sua região. 

Assim, quando procurarem por “como declarar imposto de renda” seu texto vai estar lá para resolver o problema.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia que conversa muito com o Marketing de Conteúdo. Nela, você realiza otimizações no seu texto, vídeo ou produtos para aparecerem nas posições mais altas do Google.

Uma estratégia de SEO consiste em encontrar os termos mais procurados em buscadores, como o Google, e criar o conteúdo pensando neles. Assim, quando alguém fizer essa busca, sua página tem mais chances de aparecer.

exemplos de marketing local

Seguindo a lógica do exemplo anterior, a palavra-chave “como declarar imposto de renda” possuí 33.100 pesquisas por mês, isso representa um grande número de buscas e pode trazer muito tráfego orgânico para o seu site.

Se quiser saber mais sobre SEO para negócios locais, temos um artigo inteiro com dicas e informações cruciais para você colocar em prática.

Redes Sociais

As redes sociais são indispensáveis para qualquer negócio, seja ele local, nacional ou internacional. Segundo a pesquisa Digital 2022: Brazil, existem mais de 171 milhões de usuários de redes sociais no país. Isso representa 79,9% da população, ou seja, é muito provável que seu público esteja nelas, basta você descobrir qual.

Entre as redes sociais mais utilizados podemos citar: Facebook, Instagram, WhatsApp, YouTube, LinkedIn e TikTok. Dependendo do seu negócio, elas possuem grandes possibilidades de clientes.

estrategia de marketing local
Photo by Merakist on Unsplash

Mas não adianta criar sua conta e ficar esperando os clientes chegarem, é necessário criar conteúdo e manter a constância na sua produção e postagem, e impulsionar suas publicações. Além disso, as redes são ótimas para manter contato com clientes.

Encontre a linguagem certa para sua loja, otimize sua conta com informações de contato, boa foto de perfil, descrição completa e CTAs (Chamadas para Ação).

Mídias pagas

Investir em mídias pagas é uma ótima forma de atrair mais usuários rapidamente. Nelas, você cria anúncios para divulgar seu negócio em redes sociais e no próprio Google.

Quando falamos em Google Ads, seus anúncios aparecem na parte superior e inferior das páginas de pesquisa, ou seja, elas aparecem com mais destaque e acima da posição 1 nas buscas. 

Exemplo de anúncio na Google ads

Com o Google Ads você consegue anunciar em sites parceiros e no YouTube, aumentando seu alcance e diversificando os estilos de anúncios.

Em redes sociais, cada uma possuí sua própria ferramenta Ads. O Facebook Ads para o Facebook e Instagram, Linkedin Ads para o Linkedin e TikTok Ads para o TikTok. 

Como são muitas redes, investir em todas não é viável, por isso é tão importante saber onde investir. Afinal, você não quer gastar dinheiro em algo que não tem retorno, não é?

Geomarketing

O Geomarketing consiste em usar as ferramentas de geolocalização para identificar a posição dos clientes e disparar anúncios e conteúdos especificamente para as pessoas que estão na sua região.

O melhor exemplo de como usar é através do Google Meu Negócio, ferramenta gratuita que permite adicionar informações importantes da sua empresa para que ela apareça no Google e no Google Maps.

Você consegue adicionar endereço, telefone, horário de funcionamento, fotos, avaliações dos usuários e, claro, sua área de atuação. 

Dessa forma, quando alguém, dentro dessa área, procurar por “empresa de contabilidade”, sua empresa aparecerá em destaque com todas as principais informações.

Foto de celular redes sociales creado por ijeab – www.freepik.es

Outra vantagem do Geomarketing é na questão dos anúncios. Nas mídias pagas é possível segmentar que receberá seu anúncio. Essa divisão pode ser feita por idade, gênero, interesse ou local. 

No caso do local, quando o cliente estiver na área delimitada irá receber seus anúncios. Caso ele saia, os anúncios não serão mais entregues. Isso garante que apenas pessoas que realmente consigam comprar de você o encontre, diminuindo o valor investido.

E-mail Marketing

Talvez você já tenha escutado aquela frase “o e-mail está morrendo”, mas isso não podia ser mais mentira. Os e-mails ainda são muito utilizados e possuem bons resultados quando usados corretamente.

Por isso, uma ótima estratégia é usar e-mail marketing para atrair novos clientes. Com ele você pode divulgar promoções, lançamentos ou até conteúdos.

Mas é importante saber, para realizar suas campanhas é preciso que os próprios clientes forneçam o e-mail! Nada de comprar listas ou pegar na internet. Você pode consegui-los trocando por descontos ou oferecendo algum conteúdo rico. 

Campanhas offline

As boas e velhas campanhas mais tradicionais ainda funcionam muito bem no Marketing Local. Distribuir panfletos, colocar outdoors e banners pela cidade, anunciar na rádio ou jornal e por aí vai. 

É logico que, hoje em dia, sua empresa não vai sobreviver só com campanhas online, o digital deve ser o foco. Mas é importante lembrar que elas existem e trazem resultados satisfatórios, afinal nada melhor para chamar clientes da sua cidade do que anúncios na própria cidade, certo?

Photo by Yao Hu on Unsplash

Online to Offline

Você já ouviu falar da jornada Online to Offline? Ela procura atrair clientes de maneira online e levá-los para seu estabelecimento físico. Essa é uma ótima estratégia de Marketing Local para ocupar seu estabelecimento.

Algumas formas de implementá-la no seu negócio é com cupons de desconto que só podem ser utilizados na loja ou permitir a retirada de produtos no local físico. Além de diminuir os gastos com entrega você consegue oferecer outros serviços e experiências para o cliente enquanto estiver lá.

Uma dessas experiências que só podem ser aproveitadas presencialmente é a prova de produto. Seu cliente pode chegar querendo comprar um produto, encontrar e experimentar outros, e sair comprando dois ou três. Ao mesmo tempo, você aumentou seu ticket médio e proporcionou uma ótima experiência para o cliente.

Conclusão

Esses são apenas alguns exemplos de marketing local que você pode se inspirar para realizar no seu negócio. O mais importante na hora de bolar a estratégia é conhecer seu público, entender qual o objetivo que gostaria de alcançar e saber o orçamento disponível.

Com isso em mente já é possível começar a colocar em prática suas estratégias de Marketing Local e alcançar clientes por toda sua região. 

Aproveite que chegou até aqui e veja 5 estratégias para aumentar as vendas da sua loja virtual

Consultoria
Por:
Publicado em 21 de outubro de 2022

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 98144-0557

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

whatsapp