Por: admucom | 17/04/2019

E-Commerce

08 min de leitura

a fotografia impacta as vendas no e-commerce

A experiência de compra de um produto através da internet é bem diferente quando comparada ao varejo.

No método tradicional vale tudo para chamar a atenção do consumidor! Então, uma vitrine bem montada, experimentação do produto, uma promoção criativa e um atendimento diferenciado são alguns dos fatores que fazem a diferença na hora da compra. Mas, e na internet? Sabemos que outros fatores podem ser explorados na entrega do produto. Entretanto, como podemos chamar a atenção dos consumidores em meio a tanta concorrência – ainda no ambiente online?

Estudos comprovam que um dos principais fatores que fazem um cliente desistir da compra online é não poder tocar no produto com facilidade. Por isso, uma fotografia para e-commerce de qualidade que mostre o produto nos mínimos detalhes e aguce o desejo de compra é primordial para garantir o sucesso de vendas de uma loja online.

“A fotografia pode ajudar a construir ou a destruir um comércio eletrônico. Sem o contato físico a fotografia é a ‘vitrine’ da loja virtual e, assim como a vitrine de uma loja física determina se vamos entrar ou não, a qualidade da foto determina se o cliente vai continuar navegando no site”, afirma Robinson Gregorato, especialista em Consultoria para E-commerce.

O primeiro passo é conhecer bem o produto:

Conhecer o produto e estudar o mercado que ele está inserido é muito importante na hora de produzir uma boa foto. Em cada modelo de negócio é necessário explorar algo diferente para agregar valor ao produto. Por exemplo, ao fotografar uma peça de roupa é preciso ter em mente que compor um look com a peça que está à venda é bem mais relevante do que fotografar a peça em um fundo branco.

Já ao fotografar produtos para uma loja online de perfumes, contextualizar o produto não é uma boa opção. Neste caso outros atributos precisam ser explorados. Dessa forma, você pode utilizar uma lente macro ou um zoom de alta qualidade que mostrará a embalagem e o frasco bem de perto.

Para Jorge Abe, fotografo há mais de 20 anos e especialista em fotografia para e-commerce, o maior desafio é manter a fidelidade nas cores de um produto e, alinhado a isso, produzir uma boa imagem que estimule a compra. “No E-commerce o cliente não compra o produto, mas sim a imagem e só depois recebe o produto, por isso é importante que a foto explore os pontos positivos e aumente nele o desejo de compra”.

Boas fotos aumentam a credibilidade da loja

Quem trabalha no mercado de lojas online tem alcançado resultados palpáveis ao investir em fotografias para e-commerce bem produzidas.

Thiago May Morro, dono de loja virtual do segmento Bicicletas, conta que após investir em fotos de qualidade, sua loja online conquistou a confiança dos consumidores e isso foi um fator primordial para que ela se tornasse uma das mais importantes do segmento.

“Muitas vezes o produto é bom, mas se ele não possuir boas fotos e uma descrição poderosa, não passa credibilidade para o cliente”. Dúvidas sobre o produto são sanadas quando o consumidor tem acesso a fotografia para e-commerce de qualidade, bem produzidas e tiradas de vários ângulos. “Quanto mais detalhes, maiores são as chances de conversão” ressalta.

Portanto, se você está pensando em abrir uma loja virtual, separamos três dicas de ouro que ajudarão seu e-commerce a sair na frente dos concorrentes.

Uma foto sozinha não faz verão

Mostre o seu produto em detalhes e de ângulos diferentes. Com certeza quanto mais fotos seu produto tiver mais vontade o cliente vai ter de comprá-lo.

Aposte em bons profissionais

Uma foto produzida vai deixar seu e-commerce bem mais profissional e dar a confiança necessária ao cliente na hora de finalizar a compra. Então, pode ter certeza que investir em um profissional fica infinitamente mais barato do que investir em equipamentos fotográficos, por mais simples que sejam.

fotografia para e-commerce

Boas fotos aumentam a taxa de conversão

Por fim, lembre-se sempre que as fotografias para e-commerce são estratégias que farão o potencial cliente comprar seu produto. Além disso, vale a pena ter descrições completas que respondam todas as dúvidas dos clientes. Juntamente com as imagens bem produzidas, isso pode ser o diferencial entre a sua loja e o seu concorrente! Afinal, ter boas imagens também é um fator diretamente ligado ao bom posicionamento do seu site nas buscas do Google.

Se você deseja desfrutar da melhor performance que o seu site por apresentar, conte com o nosso time e conheça o serviço de SEO.

Escrito por: admucom

Publicado em 17 de abril de 2019

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO