Por: admucom | 22/07/2022

E-Commerce

08 min de leitura

Google Data Studio

Dados estão se tornando cada vez mais importantes no mundo de hoje. Com as novas tecnologias, são criados milhares de dados por segundo, sobre os mais diversos temas. E é claro que no Marketing Digital e na sua loja, esses dados também são essenciais.

É ai que entra o Google Data Studio, uma ferramenta do Google que permite criar gráficos, tabelas e mapas usando dados presentes em diversos programas, tanto do Google quanto de parceiros.

Saber analisar esses dados e encontrar a melhor maneira de apresentá-los é significativo para ter-se uma compreensão correta do que está acontecendo com a sua loja e site. 

Transmitir informações em formatos fáceis de entender, como gráficos, pode ser o diferencial na hora de fechar uma parceria com influenciadores ou mostrar relatórios para sua equipe e superiores.

Por isso, nesse texto você irá descobrir o que é o Google Data Studio, para que ele serve e como usar na sua empresa.

O que é o Google Data Studio?

Vamos começar entendendo o que é o Google Data Studio. Ele é uma ferramenta gratuita do Google que permite a criação de gráficos, tabelas e muitas outras formas de visualização de dados.

Com ela, você consegue criar dashboards personalizáveis, interativos e atraentes. Mas o que são dashboards? Eles são um conjunto de informações como métricas e indicadores, permitindo que você consiga visualizar e tomar decisões embasadas nesses dados.

E, de onde vem esses dados? Eles podem ser importados para o Google Data Studio de diferentes locais, desde programas do próprio Google, como o Planilhas, Google Analytics e Google Ads, até os principais softwares de banco de dados como BigQuery e MySQL.

Para que serve o Google Data Studio?

As informações que podem ser lidas através do Data Studio são muito diversas. Além do marketing, podem ser utilizados na área de vendas, financeiro, RH e muito mais. 

Ele consegue agrupar dados de diferentes canais e mostrar em um mesmo local. Além disso, você pode criar filtros que facilitem na hora da visualização dos dados.

E mais, ele tem integração com outras ferramentas essenciais do Google, como o Analytics e o Ads. Tudo isso facilita e agrega na hora de realizar analises assertivas e apresentar seus relatórios.

Você consegue criar layouts personalizados para seu site ou clientes, em que as informações são atualizadas automaticamente no momento em que a origem dos dados é atualizada.

Por exemplo, em um relatório do Google Ads, suas métricas vão sendo atualizadas instantaneamente conforme as métricas no Google Ads se modificam. Isso é muito útil, pois não precisamos ficar refazendo os relatórios sempre. 

Como usar o Google Data Studio?

Agora que você já está conhecendo bem o Data Studio, vamos aprender como usar esse programa e criar seu primeiro dashboard! A primeira coisa que você precisa fazer é acessar o site do Google Data Studio e se conectar com sua conta do Gmail.

Na tela inicial você consegue criar relatórios em branco ou seguir como base algum dos templates disponíveis. Aqui você encontra seus arquivos recentes e todos os que foram criados. 

Uma diferenciação que precisamos aprender antes de criar nossos dashboards é entre Relatório e Origem de Dados. A Origem de Dados é a plataforma de onde você pega os conteúdos e informações que serão utilizadas.

Enquanto isso, o Relatório é a representação desses conteúdos e informações, no formato de texto, números, gráficos e tabelas.

Por exemplo, na imagem, a Origem de Dados é o Google Analytics, pois as informações que usamos são dessa ferramenta. E o relatório é a apresentação em si.

Selecionar Origem de Dados

A primeira vez que você entrar na conta, será necessário escolher uma origem dos dados. Clique em Criar e depois selecione Origem de Dados.

o que é google data studio

Escolha o programa de onde você quer importar os dados. Existem diversas opções, entre elas: Google Analytics, Google Ads, Planilhas, BigQuery, etc. Quando você escolher alguma das ferramentas do Google, sua conta do Data Studio conecta-se automaticamente com a ferramenta escolhida.

Após selecionar de onde serão extraídos os dados, você verá todas as contas, arquivos e propriedades pertencentes ao e-mail usado. Escolha o que será usado como base e clique em Conectar.

Criar Relatórios

Clique na opção Criar e depois em Relatório. Caso prefira, você pode escolher um dos modelos prontos na aba Templates. Se você já criou uma origem de dados, clique em Minhas Origens de Dados e escolha sua origem. Mas, se ainda não escolheu ou se quer usar outra origem, escolha uma nova, da mesma maneira que fizemos anteriormente.

o que é google data studio

Com seu relatório criado, pode começar a adicionar as informações ou a personalizar seu documento. Você pode selecionar uma das métricas disponíveis na barra lateral e arrastar para o dashboard ou clicar em Adicionar Gráfico, selecionar o tipo de visualização que você quer e posicionar no relatório.

google data studio

É possível mudar a métrica que você gostaria de visualizar com esse gráfico. Para isso, clique no gráfico e, na barra lateral, selecione a métrica que você gostaria de usar.

Fora as ferramentas de criação de dados, é possível fazer edições e personalizações básicas, como criar textos, formas geométricas, adicionar imagens, mudar a cor das informações, etc.

Com essas explicações, você já consegue criar seus próprios relatórios. Depois que tiver terminado, você consegue programar para ele ser entregue por email, baixar o relatório ou compartilhar o relatório com outros usuários.

Para fazer isso, clique na setinha ao lado do botão Compartilhar e depois escolha a forma de compartilhamento.

google data studio

Conclusão

Uma das grandes vantagens do Google Data Studio é a praticidade de ter diversas fontes de dados no mesmo lugar. Mas, além disso, os relatórios são atualizados automaticamente conforme as origens de dados vão sendo atualizadas.

Inclusive, em casos de relatórios entreguem com certa frequência, exemplo, mensalmente, é possível agendar a entrega por e-mail. Dessa forma, o relatório sempre será entregue na mesma hora, com a mesma frequência e sempre atualizado!

Aproveite e conheça mais sobre os tipos de campanhas do Google Ads e os Canais do Google Analytics. Se você é iniciante no Data Studio, não deixe de ler nosso artigo com 7 dicas para usar o Google Data Studio.

notfound

Tags

  • e-commerce
  • google
  • marketing digital

Escrito por: admucom

Publicado em 22 de julho de 2022

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO