Google Merchant Center: O que é, porque usar e boas práticas para melhorar seus resultados

Publicado em 05 de agosto de 2022

O mundo tem se tornado cada vez mais digital, principalmente com a pandemia de COVID-19 os hábitos de consumo dos brasileiros mudaram bastante e isso quer dizer, aumento no número de lojas digitais.

Seja você um lojista experiente que está migrando sua loja física ou alguém que está abrindo seu negócio diretamente na internet, uma ferramenta que não pode deixar de conhecer é o Google Merchant Center.

Ter seus produtos anunciados no Google é essencial para qualquer e-commerce. Segundo pesquisa realizada pelo próprio Google, 65% dos compradores afirmaram usar o site de busca antes de comprar um produto novo.

Além disso, o site processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia. Ou seja, está bem claro que o Google Merchant Center é a melhor vitrine virtual para sua loja anunciar os produtos, né? 

Para você ficar por dentro de tudo sobre essa ferramenta, nesse artigo vamos falar o que é o Google Merchant Center, quais as vantagens de usá-lo e boas práticas para melhorar os seus resultados e vender mais!

O que é o Google Merchant Center

O Merchant Center é uma ferramenta gratuita do Google que permite aos lojistas cadastrarem seus produtos e lista-los no Google Shopping. No Google, existe uma aba chamada Shopping, com diversos produtos a venda. É nessa aba que seus produtos serão anunciados.

Então, com o Merchant Center, você consegue cadastrar e editar todas as informações sobre seu produto, como: foto, descrição e preço.

É importante ressaltar que, apesar de o cadastro de produtos ser gratuito, eles ficam restritos a listagem na aba “Shopping” e são ranqueados organicamente de acordo com a relevância para a pesquisa. 
Porém, se você quiser gastar com anúncio, sempre que alguém pesquisar por um produto que você vende, seus anúncios podem aparecer no topo da página de busca.

google merchant center

Como já comentamos, ele serve, ainda, para criar anúncios no Google Shopping para divulgar seus produtos na primeira página. Para usar essa plataforma é necessário ter uma conta no Gmail e com isso, você consegue ter integração com outras ferramentas de campanha, como o Ads e o Analytics.

Vantagens de usar o Google Merchant Center

Usar o Google Merchant Center tem muitas vantagens para o seu e-commerce, por isso, vamos citar algumas delas.

Gratuito

A primeira vantagem, nós já falamos um pouco. Com certeza, o fato do Merchant Center ser gratuito é um diferencial que pesa muito a favor da plataforma. Os outros marketplaces cobram taxa sobre os produtos vendidos, dessa forma, diminuindo o seu lucro.

Vale lembrar que até 2020 o Google Shopping também era pago, mas com a necessidade de um ambiente para pequenos comércios venderem durante a pandemia, o serviço passou a ser gratuito. Porém, algumas funcionalidades ainda são exclusivas para quem paga pelos anúncios. Para saber mais sobre o Google Shopping gratuito, leia nosso artigo.

Maior rentabilidade

Como falamos, cadastrar o seu produto no Merchant Center é gratuito e isso já é o suficiente para lucrar mais, já que você não está pagando taxa em marketplace. Porém, na listagem gratuita você ficará limitado à aba Shopping do Google.

É possível tirar mais proveito da ferramenta fazendo investimento em anúncios e gerando mais renda para sua loja. Os anúncios pagos possuem a vantagem de serem mostrados na parte superior das buscas orgânicas.

o que é google merchant center

A cobrança é feita no modelo CPC (Custo por clique), ou seja, o valor é calculado através da divisão do total gasto pelo número de cliques. Dessa forma, a diferença entre o lucro que você consegue obter e o gasto que teve é muito mais positiva!

o que é google merchant center

Remarketing dinâmico

Outra vantagem do Merchant Center é a possibilidade de fazer remarketing dinâmico. O remarketing é uma estratégia que consiste em mostrar um produto que já foi visualizado pelo usuário, mas ele não comprou, em vários outros sites e banners pela internet. Provavelmente isso já aconteceu com você, não é?

Dessa forma, você aumenta a influência do seu produto sobre o usuário e tem mais chances de fechar uma venda. O custo para realizar o remarketing dinâmico também é baixo, podendo gerar lucro para sua loja.

Avaliação de produtos

Você sabe a importância dos comentários e avaliações dos clientes? Quem melhor para falar sobre um produto do que quem comprou e experimento, certo? 

O Merchant Center mostra as avaliações que os usuários dão para o produto e isso, além de ajudar no posicionamento, influencia na decisão de compra de clientes futuros.

Mas lembre-se de ser o mais transparente possível, ninguém gosta de receber criticas e comentários negativos, mas eles são fundamentais para melhorar sua empresa.

google merchant center

Boas práticas no Google Merchant Center

Agora, vamos apresentar algumas boas práticas para você ter no Google Merchant Center e aumentar suas vendas.

  • Título: Coloque os detalhes mais importantes primeiro, use termos relevantes e que definam o produto. Não use frases promocionais e nem palavras em letra maiúscula.
  • Descrição: Não faça comparações de produtos, foque no que está vendendo. Liste os detalhes relevantes e seja claro com as informações.
  • Imagem: Respeite os requisitos da imagem, use fotos de boa qualidade e com fundo branco. Não use bordas ou selos na imagem.
  • Categorias: Escolha a categoria que melhor define o produto e use apenas ela.
  • Atributos: Existem vários atributos como: cor, tamanho, gênero, material. Use corretamente cada um deles, aplicando apenas quando for realmente relevante para o produto.
  • Código de barras: Os identificadores exclusivos, chamados de GTIN servem para facilitar a identificação dos produtos e dos anúncios pelo Google. Nem todos os produtos possuem esse código, mas, caso o seu produto tenha é preciso informar. 
  • Responsividade: Crie anúncios responsivos, ou seja, que se adaptam para os diferentes dispositivos, sejam computadores, celulares ou tablet.

Conclusão

O Google Merchant Center é uma plataforma que tem muito a oferecer e acrescentar ao seu negócio. Não importa se você está abrindo sua loja agora ou se já possuí uma loja física, estar presente no Google pode ser o diferencial para você alcançar mais clientes.

Por isso, não fique de fora! Nos próximos artigos vamos ensinar como criar uma conta no Merchant Center e cadastrar seus primeiros produtos, então não perca e coloque a mão na massa!
Enquanto isso, aproveite e leia nosso artigo com tendências de mercado e Marketing Digital para o ano de 2022 e veja como você pode implementá-las na sua loja virtual.

E-Commerce
Por: João Martinez
Publicado em 05 de agosto de 2022

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

whatsapp