Tipos de Perfis no Instagram: Pessoal, Comercial e Criador de conteúdo – Saiba o melhor para você

Publicado em 05 de novembro de 2021

Você sabia que existem vários tipos de perfis no Instagram? Pois é, para ser exato existem três tipos de perfis no Instagram: pessoal, criador de conteúdo e comercial. Cada um dos perfis tem suas funções específicas e suas vantagens de acordo com o uso que você pretende dar para sua conta no Instagram.

Saber qual tipo de conta combina mais com você é essencial para você conseguir aproveitar ao máximo a rede social.

Seja apenas compartilhando fotos com seus amigos e família, ou produzindo conteúdo para a rede social ou se conectar com clientes.

Nesse texto vamos falar sobre os três tipos de perfis no Instagram, qual a diferença entre eles e suas vantagens, para que ao final, você consiga identificar qual é o tipo ideal para você.

Perfil Pessoal

A conta pessoal é a mais comum de ser encontrada e a primeira que foi criada, lá em 2010 quando o Instagram foi lançado.

Apesar de ter recebido diversas atualizações e novos recursos ao longo dos anos, a função principal da conta pessoal continua sendo a mesma: compartilhar fotos com os amigos.

Algumas das funções implementadas são: compartilhamento de vídeos, a criação do Direct Messenger – que permite a troca de mensagens entre usuários – e a criação dos stories.

Os stories foram o maior acerto do Instagram. Em 2016, o Snapchat surgiu e estava bombando com seu recurso de fotos que desapareciam depois de 24 horas. O dono do Instagram, Mark Zuckerberg, tentou comprar a rede social concorrente, mas não conseguiu. Então, teve a jogada de mestre de juntar todos os recursos disponíveis em outras plataformas em uma só, no Instagram.

Assim surgiram o Instagram Stories e os Destaques. Com eles você pode compartilhar fotos e vídeos que somem após o período de 24 horas ou, com os destaques, criar álbunspara armazenar essas fotos por um período maior do que os stories.

Mais recentemente, tivemos a adição do IGTV e do Reels. Ferramentas voltadas para o vídeo que permitem ao usuário gravar e publicar vídeos de até 60 segundos (Reels) ou maiores (IGTV).

Com a conta pessoal você tem acesso a todos esses recursos e outras vantagens. É a única categoria que permite que sua conta seja privada, e pode ser vinculada a mais de uma conta do Facebook.

Alguns dos recursos que você não vai conseguir encontrar nos perfis pessoais são os Insights, detalhes para contato e também não é possível gerar renda com esse perfil.

Por tanto, se você pretende usar alguns desses recursos, você vai precisar mudar seu tipo de conta para algum dos dois tipos a seguir.

Perfil Criador de Conteúdo

tipos de perfis no Instagram

As contas para criadores de conteúdo e influenciadores digitais foram as últimas a serem criadas. Elas chegaram ao Instagram em 2019 graças ao aumento no número de influenciadores digitais e a abertura de novas possibilidades de negócios.

A principal diferença entre a conta comercial e a conta criador de conteúdo, é que os criadores conseguem ter mais acesso a dados referentes ao desempenho de suas postagens e contas.

Com esse perfil você consegue visualizar o número de novos seguidores ou quantos deixaram de seguir em determinados intervalos de tempo.

O engajamento com clientes e as visualizações de publicações também possuem algumas métricas adicionais que ajudam a mensurar os resultados do conteúdo que está sendo criado.

Outra característica da conta de criador de conteúdo é a possibilidade de fazer parceria paga com marcas. Essa tag pode ser adicionada em fotos e vídeos e servem para que suas publicidades fique conforme as normas da CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que exige que fique explicito ao público que aquele conteúdo é uma publicidade. 

Por último, uma ferramenta que apareceu primeiro no perfil para influenciadores, mas que já está disponível para perfis comerciais, é o gerenciamento de mensagens. Com ele você pode programar respostas automáticas ou criar filtros para controlar melhor aquilo que chega até você.

Se você pretende gerar conteúdo no Instagram e ganhar dinheiro com isso, esse é o perfil para você. Você pode escolher a categoria de criador que mais combina com seu trabalho, criar promoções, ter acesso ao Creator Studio e, após 10 mil seguidores, adicionar links nos stories.

Perfil Comercial

Perfil pessoal no Instagram, perfil comercial no instagram, perfil criador de conteúdo no Instagram

Por último, temos as contas comerciais, também chamado Instagram for Business. Elas estão no Instagram desde 2016 sendo focadas em empresas e permitindo que negócios de todos os tamanhos possam se apresentar de maneira profissional.

Os principais recursos que atraem as empresas são: possibilidade de criar campanhas e anúncios, se comunicar de maneira mais próxima com seu público, fazer o impulsionamento de publicações e vendas nativas de produtos.

Um recurso muito importante para qualquer empresa são as métricas da publicação. Por isso, o Instagram Insights é uma grande ferramenta para você ficar de olho. Algumas das métricas disponíveis são: alcance, impressões, visualizações, etc. Elas servem para medir os resultados e orientar sua empresa em novas campanhas e novas estratégias de marketing.

Na conta comercial você consegue adicionar informações para contato e criar botões que facilitam sua comunicação com o cliente, além de ativar gatilhos mentais para eles comprarem ou entrarem em contato com você.

Como já falamos no perfil de criador de conteúdo, as parcerias pagas também estão disponíveis para os perfis comerciais.

Por último, o principal recurso da conta comercial do Instagram, o Instagram Shopping. Esse recurso permite que lojas marquem e vendam seus produtos dentro do próprio aplicativo. Para usar o Instagram Shop, você precisa vender bens materiais e não serviços.

Com as tags, você consegue mostrar informações como nome, preço e fotos adicionais do seu produto. As vendas podem ser feitas de forma segura e totalmente nativa, no próprio Instagram, ou direcionando seu cliente para o seu site.

Se você pretende realizar anúncios ou vendas no seu perfil, a conta comercial do Instagram é a escolha certa para seu negócio. Veja também maneiras de divulgar seu produto.

Conclusão

Independente de qual seja o uso que você pretende dar ao Instagram, existe um tipo de perfil no Instagram para você. 

Se sua conta for do tipo pessoal, mas percebeu ao longo do texto que seu perfil se encaixa mais com o comercial, por exemplo, não se desespere! Você pode mudar facilmente entre os tipos de perfis no Instagram. Confira nosso guia de como você consegue mudar uma conta pessoal para comercial

E-Commerce
Publicidade
Por: João Martinez
Publicado em 05 de novembro de 2021

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp