Por: admucom | 04/11/2022

E-Commerce

08 min de leitura

Durante a pandemia, muitos negócios foram abalados pelo isolamento social e a mudança de comportamento dos consumidores. Hoje, a maioria das pessoas prefere comprar online do que presencialmente. 

Porém, com o comércio reabrindo e as rotinas voltando para a normalidade, muitos lojistas querem atrair clientes para o presencial novamente. Se você é um deles, esse texto é para você! 

Nesse artigo vamos falar estratégias que pode utilizar na sua loja para atrair trafego para negócios locais. Lembrando que essas dicas são focadas em quem tem loja física.

Fidelidade

Uma boa maneira de incentivar que clientes voltem para sua loja é através de programas de fidelidade e vantagens. Você pode oferecer descontos ou até mesmo brindes para clientes que compram um determinado número de vezes com você.

Essa estratégia funciona muito bem em qualquer ramo do mercado. Por exemplo, você pode ter um restaurante e dar um lanche de graça após um número de pedidos. Ou ter uma loja de roupas e oferecer um bom desconto.

Outra forma de fidelizar sues clientes é através de pontos. Você define uma quantidade de pontos para um determinado valor gasto e monta uma lista de produtos que pode ser “comprado” com esses pontos.

Por exemplo, a cada 100 reais em compras você ganha 10 pontos e, quando juntar mais, pode trocar por produtos.

Promoções especiais na loja física

Outra forma de atrair clientes para sua loja física é oferecer promoções e descontos especiais exclusivos para sua loja presencial. 

Dessa forma, você estará oferecendo vantagens para que clientes escolham ir até à loja física. Essa estratégia é uma boa estratégia mesmo se você tiver uma loja virtual, mas quer gerar tráfego para seu estabelecimento comercial.

Além das promoções, você também pode realizar sorteios ou oferecer brindes para os clientes. 

Garanta o melhor atendimento aos clientes

As estratégias que falamos até aqui consistem em melhorar o relacionamento com o cliente e criar uma boa experiência para eles. E para isso acontecer, o atendimento deve ser de qualidade.

Ter uma equipe bem treinada e que saiba lidar com clientes é fundamental para qualquer negócio, mas se a intenção é levá-los para sua loja, então é ainda mais importante.

O contato com sua equipe é um grande diferencial entre lojas físicas e lojas virtuais. Ela consegue resolver problemas, tirar dúvidas e muito mais. Além disso, você pode oferecer produtos diferentes para serem experimentados.

Por exemplo, em uma loja de roupas, o cliente pode experimentar vários modelos e estilos de calças, camisas e camisetas. Uma equipe bem treinada pode influenciar na compra e, além de criar uma boa relação com os clientes, conseguem aumentar seu ticket médio.

Use as redes sociais

Apesar de estar focado em atrair clientes para loja física, não podemos esquecer do digital. O número de usuários em redes sociais cresceu muito nos últimos anos e novas redes são criadas constantemente, como o TikTok que deve chegar a marca de 4,92 milhões de usuários em 2025.

Por isso, estar nas redes sociais é essencial. Ter presença digital e criar conteúdos constantemente aumenta a credibilidade e você consegue levar mais pessoas para sua loja.

Você pode usá-las de diferentes formas, divulgando promoções, novos produtos, eventos, datas sazonais ou criar conteúdos relevantes para seu negócio.

Conheça bem sua persona e entenda em quais redes sociais elas estão e faça um planejamento de postagens para elas. Não adianta você estar no LinkedIn se os clientes preferem o Instagram.

atrair clientes

Invista em mídias pagas

Você já utiliza mídias pagas? Essa estratégia de marketing é muito eficiente se você quer resultados rápidos e está disposto a investir na sua campanha. Com elas, você consegue impulsionar publicações, publicar banners e realizar anúncios em diversos sites e redes sociais.

Algumas ferramentas de mídias pagas mais comuns são Google Ads e Facebook Ads, que permitem anúncios no Google e nas redes sociais do grupo Meta, respectivamente.

Como a intensão aqui é gerar tráfego para negócios locais é possível criar segmentações de públicos considerando a área de atuação do seu negócio, para que, apenas quem está nessa região receba seu anúncio.

Afinal, se queremos atrair clientes para sua loja fisicamente, precisamos de pessoas que realmente consigam ir até ela.   

Google Meu Negócio

Se você quer atrair clientes, o Google Meu Negócio é essencial! Essa plataforma gratuita permite que você adicione informações úteis e importantes sobre seu negócio no Google, por exemplo, endereço, horário de funcionamento, telefone, redes sociais, site, área de alcance e muito mais.

Criando seu card do Google Meu Negócio, sua empresa aparecerá no Google Maps e pode aparecer na primeira página, no Local Pack do Google. 

Dessa forma, se alguém fizer um busca relacionada ao seu negócio, será mais fácil de encontrar. Então, se você possui um restaurante, por exemplo, e alguém procurar “restaurante perto de mim”, seu negócio aparece nos resultados.

como atrair clientes para loja física

Diversifique os meios de pagamento

Por fim, uma dica para que mais clientes escolham sua loja é oferecer diversos meios de pagamento. Hoje em dia existem diversos meios disponíveis no mercado, e não encontrar um que lhe agrade pode ser decepcionante.

Por isso, conhecer e oferecer pagamentos por crédito, débito, pix, transferência, entre outros, pode ser o diferencial entre comprar ou não na sua loja.

trafego para negócio local

Conclusão

Agora que já conhece algumas formas e dicas para atrair clientes e gerar tráfego para negócios locais, coloque em prática o que aprendeu até aqui na sua própria loja.

Confira os links de apoio que colocamos ao longo do texto para virar um especialista no assunto e leia nossos textos sobre SEO local e campanhas para loja física.

notfound

Tags

  • SEO LOCAL
  • marketing local
  • marketing digital
  • e-commerce

Escrito por: admucom

Publicado em 04 de novembro de 2022

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO