O que é Facebook Business Ads? – tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta de anúncios do Facebook

Publicado em 24 de dezembro de 2021

O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo. Aqui no Brasil, ela possui mais de 130 milhões de usuários, segundo o relatório produzido pela We Are Social e a Hootsuite, e somos o quarto país que mais utiliza.

Com números tão grandes, é lógico que a rede se tornou uma ferramenta essencial para as empresas. Um dos recursos que o Facebook criou para dar mais possibilidades para as marcas e empresas foi o Facebook Business ou Gerenciador de Negócios, em português.

Com ele você consegue gerenciar todas as suas páginas comerciais a partir de um só lugar. É importante esclarecer que a plataforma Facebook Business também é o canal para gerenciar outros produtos como anúncios para Instagram e anúncios com foco no WhatsApp. 

Criar hierarquias, fazer publicações e fazer anúncios são apenas algumas das vantagens que o Gerenciador de Negócios pode te proporcionar.

Nesse texto, vamos explicar para você o que é o Facebook Ads, e tudo o que você precisa saber para usar!

O que é Facebook Business Ads?

O Gerenciador de Negócios é uma plataforma gratuita que permite que agencias, e marcas com muitas contas comerciais, consigam gerenciar todas mais facilmente. 

O que é Facebook Business Ads?

Com ele você consegue criar publicações, anúncios, adicionar usuários para serem administradores de determinada página, acompanhar relatórios dos anúncios e muitas outras.

Com a compra do Instagram pelo Facebook em 2012, o Gerenciador de Negócios passou a permitir que campanhas para o Instagram sejam feitas através dele. Muito mais fácil, né?

Quando começou?

O Facebook foi criado em 2004, na Universidade de Harvard, mas só foi disponibilizado para o público em 2006. Porém, ainda em 2004, Mark Zuckerberg já começava a implementar anúncios.

Os anúncios, chamados “Flyers”, eram feitos por alunos e comerciantes locais. Em 2005, ele fechou acordos com Apple, Victoria Secret’s e Party Poker. 

O sucesso dos anúncios foi tão grande que, em 2006, o Facebook fez parceria com a Microsoft. Eles seriam responsáveis por desenvolver uma plataforma de anúncios para a rede social.

A partir daí, o Facebook entrou de vez no mercado de anúncios e permitiu que empresas usassem a plataforma para vendas. Em 2007, foi criado o Marketplace, um aplicativo que servia de classificados, onde marcas poderiam anunciar seus produtos.

E desde 2008, o Facebook passa por diversas melhorias que facilitam a presença de empresas de todos os tamanhos.

Diferença entre Gerenciador de Negócios e Gerenciador de Anúncios

O Facebook oferece a ferramenta do Gerenciador de Anúncios. Com ela, você consegue fazer suas campanhas e anúncios do Facebook Ads, além de ter diversas informações sobre eles.

O que é Facebook Business Ads?

É no Gerenciador de Anúncios que você organiza as atividades e anúncios, onde os Insights são muito detalhados.

Já o Gerenciador de Negócios é a plataforma que abriga todos esses recursos. Isto é, seu gerenciador de anúncios, contas, páginas e Business Suite são componentes dele.

Ambas as ferramentas são extremamente úteis para qualquer empresário, por isso, não deixe de usar, tanto o Gerenciador de Negócios, quanto o Gerenciador de Anúncios.

Como usar o Facebook Business?

Para usar o Facebook Business é preciso entrar no site do Gerenciador de Negócios (https://business.facebook.com/) e acessar com sua conta do Facebook.

Existem diferentes ferramentas que você pode usar no Gerenciador de Negócios. Algumas delas vão ganhar textos explicando detalhadamente como você faz para usá-las, mas aqui, vamos falar um pouco de cada uma para você se familiarizar com elas.

Configurações do Negócio

Nessa opção você consegue gerenciar informações sobre gerais sobre as contas, por exemplo: as pessoas que possuem acesso às páginas, adicionar e gerenciar as contas, integrações, informações da empresa e formas de pagamento.

O que é Facebook Business Ads?

Gerenciador de Catálogo

Com o Gerenciador de Catálogo é possível fazer todas as alterações necessárias para o seu e-commerce. Com ele você pode adicionar um novo catálogo; dar permissão para pessoas, que já estejam no seu Gerenciador de Negócios (ver Configuração do Negócio), para acessar seus catálogos; adicionar ou remover item e atribuir parceiros.

Pixel

O pixel do Facebook é um trecho de código colocado no site que permite medir a eficácia da sua publicidade

Criar um pixel pode parecer complicado de entender, mas você consegue copiar o código, e depois é só seguir as instruções que o Facebook dá.

Com um Pixel, você consegue monitorar pesquisas, visualização de conteúdo, itens adicionados ao carrinho, check-out, leads, dentre outras coisas.

Central de Criativos

Essa plataforma permite que empresas criem modelos de anúncios e postagens e compartilhem com as outras. Ela permite que você use modelos já criados, facilitando para que pequenas empresas consigam fazer anúncios de boa qualidade.

Relatório de Anúncios

Com ele você consegue ver os dados de anúncios de mais de uma página ao mesmo tempo.

Publicações da Página

Aqui você consegue ter acesso as suas publicações e anúncios. Você também consegue criar publicações diretamente do Gerenciador de Negócios.

O que é Facebook Business Ads?

Agora, já sabe o que é o Facebook Ads e o Facebook Business, acompanhe os próximos posts do blog, que falaremos algumas funções. 

Se quiser saber mais sobre o Facebook Ads, confira nossos textos sobre como fazer campanha no Facebook Ads.

Aproveite para conhecer novas possibilidades de estratégia de marketing do seu negócio, conhecendo os tipos de campanhas de Google Ads. E planeje seu ano com o nosso Calendário de Marketing 2022.

Performance
Por: João Martinez
Publicado em 24 de dezembro de 2021

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

whatsapp