Por: admucom | 20/05/2022

Performance

08 min de leitura

google tag assistant

O Google Tag Assistant permite que você veja as tags do seu site que estão funcionando corretamente e quais delas possuem algum problema que deverá ser corrigido com urgência. E todas elas podem ser vistas em um mesmo lugar.

Se você usa gerenciador de tags e outras ferramentas do Google, o Tag Assistant é fundamental. Ele consegue identificar as etiquetas do Google Analytics, conversões e remarketing do Google Ads, Google Tag Manager e o Doubleclick Floodlight.

No texto de hoje, você vai entender o que é o Google Tag Assistant, como usar e o que significa cada uma das cores sinalizadas e, por último, algumas vantagens da extensão. Então, leia o texto até o final!

O que é o Google Tag Assistant?

O Google Tag Assistant é uma extensão gratuita disponível apenas para o navegador Google Chrome. Com ela, você consegue acompanhar as tags instaladas no seu site e ver se elas estão funcionando corretamente.

Para baixar, basta entrar na Web Store do Chrome e procurar pela extensão Google Tag Assistant e clicar em Instalar.

Recentemente, o Google lançou uma versão em site do Tag Assitant. Para usá-lo, entre no site e coloque a URL do seu site e clique em Connect. O Tag Assistant irá se conectar a sua página.

exemplo de extensão google tag assistant

O site do Google Tag Assistant ainda está na versão beta e pode apresentar alguns problemas ou limitações. Por isso, é recomendado que você instale a extensão.

Como usar?

Após baixar a extensão Google Tag Assistant, você precisará configurá-la. Fazer isso é bem fácil. Você verá um ícone, na barra de ferramentas do seu navegador, com um desenho de etiqueta azul. Clique nele para abrir.

google tag assistant chrome

Quando aparecer uma imagem como essa, clique em “Enable” e depois recarregue a página. Agora, quando você abrir a extensão novamente, já conseguirá ver as tags configuradas no site.

google tag assistant

Clicando em cada uma das tags, você terá mais informações sobre elas e, caso tenha, os problemas apresentados.

O que significa as cores do Tag Assistant?

O Google Tag Assistant utiliza o recurso de cores para diferenciar e identificar as situações das tags. São usados 5 cores: verde, azul, amarelo, vermelho e cinza. Vamos falar o significado de cada uma das cores.

Verde: As tags marcadas em verde estão funcionando corretamente.

Azul: Quando a tag aparece azul, quer dizer que existe alguma sugestão de melhoria.

Amarela: Uma tag é marcada como amarela quando foi encontrado algum erro menor, ou seja, não tão grave.

Vermelha: A tag vermelha representa um erro grave, e você deve corrigi-lo o mais rápido possível.

Cinza: As tags cinzas são marcadas por um “x”. Elas representam que não foram encontradas nenhuma tag no site.

Vantagens de usar a extensão Google Tag Assistant

Usar a extensão do Google Tag Assistant pode trazer diversos benefícios para você, principalmente no quesito produtividade e facilidade de gerenciamento. Com ele, você consegue visualizar todas as tags do seu site de uma só vez.

Além disso, com ele, você é capaz de diagnosticar os principais prolemas e solucioná-los rapidamente. Você consegue informações de erros do Google Analytics, Google Tag Manager, conversões do Google Ads, remarketing do Google e muitos outros.

Por último, você consegue fazer relatórios com esses dados e guardá-los para comparar futuramente e assim, acompanhar o desenvolvimento do seu site.

Podemos concluir então que o Google Tag Assistant é muito útil e apresenta informações muito eficazes para melhorar o seu site e o desempenho de suas campanhas e loja. Por isso, não deixe de usar!

Se você quiser saber mais dicas e informações sobre outras ferramentas do Google que podem ser muito úteis no Marketing da sua empresa, então, confira nossos textos sobre o Google Shopping e o Google Meu Negócio.

notfound

Tags

  • e-commerce
  • marketing digital
  • Google Tag Manager

Escrito por: admucom

Publicado em 20 de maio de 2022

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO