Por: Isabel Goes | 02/08/2023

Marketing

08 min de leitura

O Marketing Digital tem se tornado cada vez mais fundamental para o sucesso de um e-commerce. No entanto, em um ambiente altamente competitivo, as estratégias convencionais podem não ser suficientes para destacar sua loja virtual da concorrência.

Hoje vamos explorar seis estratégias não-óbvias de Marketing Digital que podem impulsionar o sucesso do seu e-commerce, atraindo mais visitantes, aumentando as conversões e fortalecendo o relacionamento com os clientes.

Personalização além do básico

A personalização é uma tática bem conhecida no Marketing Digital, mas para realmente se destacar, é preciso ir além do básico. Utilize dados do comportamento do usuário para oferecer recomendações altamente relevantes e personalizadas, com base nos interesses e preferências de cada cliente. Isso pode ser feito através de algoritmos avançados de recomendação ou mesmo por meio de pesquisas de satisfação e preferências.

Além disso, vá além da personalização de produtos e foque na personalização da experiência de compra como um todo. Ofereça opções de atendimento ao cliente adaptadas aos perfis de cada cliente, segmente seus emails com base em comportamentos específicos e utilize mensagens personalizadas em toda a jornada de compra.

Gamificação para engajar e reter Clientes

A gamificação é uma estratégia não-óbvia que pode trazer benefícios significativos para o seu e-commerce. Ao transformar a experiência de compra em uma espécie de jogo, você pode estimular o engajamento dos clientes e aumentar a fidelização.

Crie programas de fidelidade com recompensas e descontos progressivos, desafios de compra com prêmios exclusivos ou até mesmo jogos interativos que premiam os clientes. Isso ajuda a tornar a experiência de compra mais divertida e atrativa, incentivando os clientes a retornarem à sua loja virtual.

Marketing de conteúdo interativo

Enquanto o marketing de conteúdo é amplamente utilizado, o uso de conteúdo interativo ainda é uma estratégia pouco explorada, mas altamente eficaz. Em vez de oferecer apenas artigos ou vídeos estáticos, crie conteúdo interativo, como quizzes, infográficos interativos e pesquisas interativas.

Essas formas de conteúdo engajam os visitantes de maneira mais profunda, tornando a experiência mais interessante e memorável. Além disso, o conteúdo interativo tende a ser mais compartilhado nas redes sociais, aumentando a visibilidade da sua marca.

Live Commerce

O Live Commerce é uma estratégia emergente que combina a interatividade das transmissões ao vivo com a experiência de compra online. Essa abordagem permite que os clientes assistam a apresentações ao vivo de produtos, onde os anfitriões destacam seus recursos e respondem às perguntas do público em tempo real.

Essa abordagem inovadora cria uma sensação de urgência e exclusividade, além de proporcionar uma experiência mais imersiva de compra. As transmissões ao vivo também oferecem a oportunidade de interagir com os clientes, construindo um relacionamento mais próximo e fortalecendo a confiança na marca.

Upselling com foco no valor

O upselling, ou seja, a prática de oferecer produtos ou serviços mais caros ao cliente, pode ser implementado de forma não-óbvia, focando no valor que o produto ou serviço adicional oferece. Em vez de simplesmente tentar vender um produto mais caro, destaque os benefícios extras que ele oferece e como ele pode atender às necessidades específicas do cliente.

Ao mostrar que o produto adicional realmente agrega valor e resolverá problemas adicionais, você aumenta a probabilidade de o cliente optar pela compra. Lembre-se de que a transparência e a honestidade são essenciais para construir a confiança do cliente.

Compartilhamento de bastidores da marca

Os bastidores da marca referem-se às operações internas, processos de fabricação, cultura da empresa e histórias dos colaboradores. Compartilhar esses aspectos pode ser uma estratégia poderosa para humanizar a marca e criar uma conexão mais genuína com os clientes.

Utilize as redes sociais e outras plataformas para mostrar como os produtos são feitos, apresentar a equipe por trás da empresa e contar histórias interessantes sobre a jornada da marca. Essa abordagem cria uma sensação de proximidade e confiança, o que pode aumentar a lealdade dos clientes e encorajar o boca a boca positivo.

Conclusão

Implementar estratégias não-óbvias de Marketing Digital pode ser a chave para o sucesso do seu e-commerce. Ao ir além do básico e explorar táticas inovadoras, você pode atrair mais visitantes, engajar clientes e fortalecer a presença da sua marca no mercado online. 

Lembre-se de sempre acompanhar os resultados de cada estratégia e ajustar suas abordagens conforme necessário. A criatividade e a ousadia são seus aliados para conquistar o coração dos clientes e alcançar o sucesso no mundo do e-commerce.

Gostou do conteúdo? Continue em nosso blog e saiba mais sobre como impulsionar o seu negócio! 

Escrito por: Isabel Goes

Publicado em 02 de agosto de 2023

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO