Por: admucom | 30/10/2020

Sem categoria

08 min de leitura

o que é pós-vendas

A experiência de compra do cliente na sua loja é um fator de grande influência para que ele volte a comprar ou não o seu produto ou serviço.

Sabemos que essa experiência tem a ver com o relacionamento que o seu cliente construirá com a sua marca, e que ele tem início desde o primeiro contato com a sua empresa e só se encerra com o fim do pós-vendas.

Nesse artigo você aprenderá mais sobre o que é o processo de pós-vendas, qual é a importância dele para a sua empresa e como aplica-lo ao seu negócio. Continue lendo e saiba mais!

O que é pós-vendas?

O pós-vendas é o momento de atendimento ao cliente que acontece após o recebimento do produto ou finalização do serviço prestado. Esse atendimento consiste na oferta de assistência ao cliente mesmo depois da negociação encerrada.

Veja as principais estratégias e como aplicar o pós-vendas na sua empresa:

Disponibilidade para ouvir reclamações ou solucionar problemas

Muitas vezes, ao tentar contatar determinada empresa após a finalização da compra, o consumidor se frustram por não receber um retorno. Essa falta de retorno por parte da empresa, muitas vezes é considerada pelo cliente como descaso, principalmente quando é necessária a assistência para a resolução de algum problema causado pela própria marca. O problema aqui não está no erro da sua empresa, erros acontecem e todos estamos sujeitos a eles, mas sim na falta de retorno e auxílio para a resolução. Reconheça o erro, ofereça auxílio para o seu consumidor e esteja disposto a ouvir as críticas de forma construtiva. Dessa forma o seu cliente reconhecerá o seu desejo de se tornar melhor para atende-lo e confiará na sua marca.

Verifique o nível de satisfação do comprador

Antes mesmo que seja necessário o seu cliente apontar algo, entre em contato com o seu cliente, verifique como ele se sente em relação ao produto recebido, certifique-se de que o serviço foi prestado com excelência e sane quaisquer dúvidas existentes. Possibilite que o seu cliente dê um feedback sobre a experiência de comprar na sua loja e encontre oportunidades para melhorar.

pós-vendas e a satisfação do comprador

Ofereça incentivos

Se a sua empresa proporcionou ao cliente uma boa experiência de comprar tudo o que falta para ele voltar a comprar é um incentivo. Ofereça cupons de desconto, ofertas exclusivas, facilidades de pagamento, ou qualquer outro benefício pensado exclusivamente para esse cliente. Torne essa experiência única, personalizada e facilitada para o seu consumidor.

Mas qual a importância do pós-vendas?

Talvez você esteja pensando “conheci algumas estratégias de pós-vendas que poderiam ser aplicadas no meu negócio, mas por que eu deveria implementá-las?”. A resposta é simples: o pós-vendas é um dos principais passos para o sucesso na sua loja quando o assunto é experiência do cliente.

Como vimos acima, é através do pós-vendas que você encontrará os principais pontos que devem ser melhorados na sua loja. Com os feedbacks dos clientes, você terá acesso a dados importantes para aprimorar os seus produtos e estratégias de comunicação, como as principais necessidades da sua persona, o que ela espera encontrar quando busca a sua loja, o que você pode fazer para tornar essa experiência mais prazerosa e desejada e muito mais.

Ficou interessado sobre o assunto e deseja saber mais sobre a implementação do pós-vendas na sua empresa? Entre em contato conosco. Contamos com uma equipe especializada para te proporcionar a melhor consultoria para e e-commerce e te ajudar a sanar as suas principais dúvidas. Clique aqui e saiba mais!

Escrito por: admucom

Publicado em 30 de outubro de 2020

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO